O complexo sistema visual das abelhas é composto por três olhos simples, situados na parte frontal da cabeça e dois olhos compostos, localizados nas laterais da cabeça, e são capazes de enxergar bem a longas distâncias.
As abelhas têm cinco olhos. Dois deles ficam nas laterais da cabeça e são compostos, isto é, formados por milhares de pequenas unidades individuais chamadas de omatídeos.
Na cabeça estão os cinco olhos (dois compostos e três simples denominados ocelos) e as antenas, onde estão os sensores de três sentidos: audição, olfato e tato, fundamentais na identificação dos cheiros das flores e na escuridão da colônia.
As pernas são encontradas no número de seis (três pares), cada par em um segmento, sendo responsáveis, além da locomoção, pelo transporte do pólen, manipulação da cera e própolis, além da limpeza do corpo da abelha.
CICLO de VIDA das ABELHAS 🐝 (Rainhas, Operárias e Zangões)
O que acontece com as abelhas quando a rainha morre?
Se uma rainha morre de repente, as operárias irão tentar criar uma "rainha de emergência" selecionando algumas células das quais a larva tenha acabado de sair e preenchem com geléia real. As operárias então, constroem uma célula especial (feita exclusivamente para abrigar a rainha) improvisada.
Abdome: onde ficam os órgãos reprodutores, de respiração, o coração e o ferrão. Uma colmeia média pode ter até 60 mil abelhas. O mel é produzido dentro da colmeia, para servir de alimento.
Deve-se fornecer fonte de água pura para as abelhas e disponível próxima às colmeias. Caso o local não disponha de fonte natural (rios, nascentes, etc.), deve-se instalar um bebedouro artificial, tomando-se o cuidado de mantê-lo sempre abastecido com água limpa.
Os machos são expulsos da colônia por volta de 10 dias de vida e vivem cerca de três semanas no ambiente, mas, caso encontrem uma rainha, morrem logo após a cópula. Já as rainhas podem viver de dois a quatro anos, o que geralmente depende de seu desempenho na postura de ovos.
Mas as abelhas possuem um órgão especial, chamado de estômago de mel, que fica dentro do abdômen, e funciona como uma bolsa. Uma válvula impede que o conteúdo passe para a seção seguinte do sistema digestivo, o estômago verdadeiro, que é onde a digestão realmente acontece.
O vermelho das rosas, que adquiriu uma conotação de sedução no mundo humano, passa despercebido para as abelhas, que não têm fotorreceptores para essa cor em seus olhos: elas enxergam o verde, o azul e o ultravioleta. Já uma flor facilmente identificada como cor-de–rosa, pelas pessoas, pode ser azul para esses insetos.
Os olhos do inseto são equipados com um campo de visão de 280 graus, mais de duas vezes e meia os 100 graus que formam o campo de visão humano. Isso quer dizer que as abelhas conseguem perceber mais de três quartos do ambiente que as envolve.
A maioria dos insetos enxerga de forma mais rápida que nós humanos - disse Skorupski. As abelhas usam sua visão de várias maneiras. Além de desviar objetos, elas conseguem identificar buracos e pequenas entradas (como a das colmeias) e flores coloridas.
No caso das abelhas noturnas, elas evoluíram para que esses olhos fossem muito maiores do que os de suas primas que trabalham durante o dia. Isso permite com que elas naveguem pela floresta durante a noite, amanhecer ou anoitecer — abrindo mais possibilidades para elas se adaptem ao mundo a sua volta.
Sua língua é coberta por pelôs, utilizada na coleta e transferência dos alimentos. Nele estão localizadas estruturas olfativas e auditivas que as auxiliam na orientação. As abelhas possuem três ocelos (olhos simples) na região frontal e dois olhos compostos na região lateral.
O que muitas pessoas não sabem, entretanto, é que as abelhas dormem de cinco a oito horas por dia. É por esse motivo que, quando a noite chega, os insetos que trabalharam a tarde toda simplesmente entram em um estado de sono.
Mais ainda: o ferrão está ligado a órgãos internos da operária. Ao voar para longe, ela perde parte de seu intestino e alguns músculos e nervos. Como consequência, morre pouco tempo depois. As abelhas-rainha, vespas, marimbondos e mamangavas podem picar várias vezes porque não perdem o ferrão.
As favoritas delas são manjericão, funcho, malva, manjerona, orégano, alecrim, dente de leão, tomilho, hortelã, margaridas, girassóis, entre outras. Invista em espécies que atraem as abelhas. Malícia, sapateira e urucu são alguns exemplos.
As abelhas são tipicamente diurnas, mas 1% delas (em torno de 250 espécies) tem atividade noturna. Elas podem voar nos crepúsculos, antes do amanhecer e também após o pôr do sol, ou, ainda, durante toda a noite ou na maior parte dela.
Muitas espécies de abelhas dormem dentro das flores, deixando suas patas para fora, ou em caules de grama, prendendo-se para maior proteção. Já outras dormem dentro de suas colmeias.
As operárias normalmente voam entre 5 e 10m de altura (Jean-Prost, 1985) e poucas vezes sobrepujam os 8m, voando o mais baixo possível, para se resguardarem do vento (Rootner, citado por Root, 1990).