Quantos quilos de esterco uma vaca produz por dia?
A produção diária de esterco (fezes + urina) dos bovinos leiteiros é aproximadamente 10% de seu peso corporal, o que representa, na maioria dos casos, uma quantidade de 45 a 48 kg/vaca/dia.
Um bovino adulto urina, em média, 8 a 12 vezes e defeca 11 a 16 vezes por dia. Em cada evento produz 1,6 a 2,2 litros de urina e 1,5 a 2,7 kg de fezes, o que cobre áreas de 0,28 e 0,09 m2, respectivamente (Mathews & Sollenberger, 1996).
A produção média diária de esterco desses animais é bem significativa. Uma vaca pesando 453 kg produz 23,5 kg de esterco por dia, um cavalo de 385 kg produz 16,3 kg, um porco de 72 kg produz 3,4 kg de esterco e um frango pesando 1,6 kg produz 100g de esterco + urina.
Quantidade : 1 Litro Peso: 390 g Tamanho da Embalagem : 15 X 30 BENEFÍCIOS : ✅ Adubo orgânico 100% natural ✅ Ajuda na descompactação melhorando drenagem e aeração ✅ Ajuda no enraizamento das plantas ✅ Fonte de Nutrientes para as plantas.
Quantos litros de esterco uma vaca produz por dia?
Os criatórios somente com terminados geram normalmente de 13 a 15 litros/ suíno/dia. A produção diária de esterco (fezes + urina) dos bovinos leiteiros é aproximadamente 10% de seu peso corporal, o que representa, na maioria dos casos, uma quantidade de 45 a 48 kg/vaca/dia.
VOCÊ PODE ACESSAR O FOLDER E SABER MAIS COMO FAZER CLICANDO AQUI! Como resultado, temos acesso a um composto orgânico rico em nutrientes e que pode ser utilizado para várias culturas. Após 90 dias, o composto estará pronto para uso, terá cor escura, cheiro de terra mofada e estará em temperatura ambiente.
Ao final de 30 dias o aduto deve estar pronto para a aplicação nas lavouras e pastos. O adubo deve estar seco, leve, sem cheiro e de tom acinzentado. Vale ressaltar que se o esterco ainda apresentar umidade, cheiro e cor escura, ele ainda não está pronto para o uso, portanto deve permanecer com as etapas de curtimento.
Diariamente, uma vaca em lactação consome cerca de 15 kg de matéria seca, o que corresponde a 3% do peso vivo de uma vaca de 500 kg. Diariamente, uma vaca em lactação consome cerca de 15 kg de matéria seca, o que corresponde a 3% do peso vivo de uma vaca de 500 kg.
Segundo ponto é a questão da composição, o esterco de vaca é muito mais rico em nitrogênio, fósforo e potássio. e são nutrientes essenciais para as plantas. Os estercos de cavalo são mais ricos em carbono. e pode ser útil para melhorar a estrutura do solo, mas não é muito bom para o crescimento das plantas.
Segundo Matos (2005), uma vaca leiteira com 400 Kg de peso médio produz de 38 a 50 Kg de excretas diariamente, sendo deste total, 28 a 32 Kg de fezes e o restante, de urina.
Para a implantação de pastagens, recomenda-se utilizar de 15 a 20 toneladas de esterco sólido por hectare, aplicados uniforme- mente no solo, antes da gradagem, devendo ser complementados com fósforo na forma de superfosfato simples, na base de 400kg/ha.
Para um canteiro de 1 metro quadrado, é preciso aproximadamente 10 quilos de esterco ou de humus de minhoca, 1 quilo de calcário e 40 litros de cobertura de solo (folhagem, aparas de madeira, galhos picados, restos de roçada de grama etc.).
Você sabia que apenas um porco pode produzir de cinco a oito quilos de dejetos por dia? É o equivalente ao que produzem dez humanos. Imagine agora uma criação com bem mais de 100 suínos...
R$ 30,00. Quando um solo já está degradado, sem uso, torna-se compacto, sem vida. Portanto, o uso do esterco de curral favorece a melhoria na química e na física do solo, tornando-o mais fofo e produtivo.
Utilizando-se a média da produção diária citada pela cooperativa de 56,25 kg/animal/dia, a densidade de 933 kg/m³ para o esterco a 86% de umidade e o número de animais em lactação (6000), tem-se que diariamente são produzidos aproximadamente 362 m³ de esterco.