SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO - Significado das placas de Regulamentação - PLACAS DE TRÂNSITO
Quais são os 3 tipos de sinalização?
Os principais tipos de sinalização viária (de trânsito) são: • Sinalização vertical, através de placas apoiadas em suportes próprios ou outros elementos; Sinalização horizontal ou de solo, mediante marcas no pavimento; • Sinalização semafórica, por intermédio de conjuntos de luzes de cores diferentes.
São exemplos de placas de regulamentação: “pare”, “proibido parar e estacionar”, “sentido proibido”, “vire à direita”, entre outras. Muitas pessoas não sabem, mas as placas vermelhas apenas com um círculo indicam obrigação e ou restrição, as com um círculo cortado, por sua vez, dizem respeito à proibições.
À sinalização de advertência estão associadas as cores amarela e preta. Portanto, fique ligado! Todos as placas que, quando utilizados na sinalização de obras, possuem fundo cor laranja. Semáforo à frente, que possui símbolo nas cores preta, vermelha, amarela e verde.
As placas de advertência indicam aos condutores os perigos que não lhes sejam perceptíveis. Suas mensagens têm caráter de recomendação. São de forma quadrada, nas cores amarela e preta e sua colocação é tal que suas diagonais ficam nas posições vertical e horizontal.
Placas de trânsito amarelas: têm função de advertência e alerta, indicando possíveis condições adversas ao dirigir, que podem ser perigosas ao motorista. Placas de indicação (branca, verde e azul): identificam as vias e orientam percursos e destinos, com mensagens que servem para informar e educar.
Quantos tipos de placa de sinalização existem no CTB?
A sinalização vertical é classificada de acordo com sua função, compreendendo os seguintes tipos: - Sinalização de Regulamentação; - Sinalização de Advertência; - Sinalização de Indicação.
As placas indicativas são conhecidas entre 4 cores que definem as seguintes: Verde (placas de orientação de destino); Azul (placas de identificação, placas de serviços auxiliáres, placas de postos de fiscalização); Marrom (placas de atrativos turísticos);
As placas de serviços auxiliares Indicam aos usuários da via os locais onde os mesmos podem dispor dos serviços indicados, orientando sua direção ou identificando estes serviços.
A lista das 15 placas tectônicas principais: Placa Africana, Placa da Antártida, Placa Arábica, Placa Australiana, Placa das Caraíbas, Placa de Cocos, Placa Euroasiática, Placa das Filipinas, Placa Indiana, Placa de Juan de Fuca, Placa de Nazca, Placa Norte-Americana, Placa do Pacífico, Placa de Scotia e Placa Sul- ...
Veja algumas delas: Placa Adriática, Placa da Anatólia, Placa Arábica, Placa Caribeana, Placa da Carolina, Placa de Cocos, Placa Leste-Americana, Placa Helénica, Placa Indiana, Placa Indo-Australiana, Placa Iraniana, Placa das Filipinas, Placa da Somália, Placa de Scotia, Placa de Sunda e Placa de Tonga.
Os tipos de sinalização são bastante variados e dividem-se em 6 categorias, segundo o art. 87 do Código de Trânsito Brasileiro ( CTB). Eles são sinais verticais, sinais horizontais, dispositivos de sinalização auxiliar, luminosos, sonoros, gestos do agente e do condutor.
As placas de indicação pretendem indicar e orientar o condutor sobre o local ou destino. As de fundo azul identificam o local e, as de fundo verde orientam o condutor do destino, utilizando setas e a indicação dos kms.
As placas vermelhas são as de regulamentação, impositivas e exigem atenção redobrada dos motoristas. Elas indicam proibições, restrições, condições e obrigações no uso da via. Se o motorista não seguir suas mensagens, descumpre a lei e está sujeito às autuações cabíveis.
As placas de regulamentação são um tipo particular de placas de trânsito essenciais para manter a segurança do trânsito. Elas informam condições, proibições, obrigações ou restrições de uso nas vias.
O padrão das placas é fundo branco e bordas vermelhas, redondas. Em exceção, temos a placa de “Parada obrigatória”, que possui o formato hexagonal e fundo vermelho, e a placa “Dê a preferência”, que tem formato de triângulo invertido.
Chamada tecnicamente de placa R-1, a placa de pare vermelha indica que o motorista deve parar o veículo imediatamente, antes de mudar de via ou fazer um cruzamento. Essa placa é instalada, geralmente, em locais com muito tráfego, com risco de acidentes e sem semáforo.
Placa R24-A regulamenta sentido único de circulação das vias. Você já deve ter visto a placa R24-A pelas ruas da cidade. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro - CTB, esta placa é a única que regulamenta o sentido das vias, ou seja, qual sentido o motorista deve trafegar.
A placa pare amarela, por sua vez, tem significado de parada obrigatória logo à frente, o nome técnico desta placa é Parada obrigatória à frente (A-15) .
O semáforo (também conhecido popularmente como sinal, sinaleira e farol ou sinal luminoso), serve como um instrumento utilizado para controlar o tráfego de veículos e pedestres, sendo utilizado em quase todo o mundo. O semáforo é um dispositivo de controle e segurança tanto de veículos como de pedestres.