Que parte do corpo fica mais ativa enquanto a gente dorme?
Também durante o sono REM, uma área do cérebro chamada tálamo fica ativa. Essa estrutura, segundo explica o NIH, atua como um regulador da corrente elétrica, controlando as informações recebidas pelos sentidos até que elas cheguem ao córtex cerebral, que processa e interpreta essas informações.
Segundo especialistas, a peça-chave dessa sincronia é um hormônio produzido no cérebro pela glândula pineal chamado melatonina. Seu ponto de ignição é assim que o sol se põe, como uma espécie de aviso ao organismo para que comece a se preparar para dormir.
Durante o sono, o organismo exerce as principais funções restauradoras do corpo, como o reparo dos tecidos, o crescimento muscular, a síntese de proteínas e o descanso do cérebro. O tema foi destaque de uma das pílulas diárias da nova versão do CNN Sinais Vitais, com o cardiologista Roberto Kalil (veja abaixo).
Melatonina. A melatonina é um hormônio produzido naturalmente pela glândula pineal, localizada em nosso cérebro, e influencia a regulação do sono. Esse hormônio é produzido quando anoitece, de forma mecânica em resposta ao escuro da noite.
Segundo a ciência e inúmeras pesquisas realizadas sobre o assunto, existe sim: para o lado esquerdo do corpo. Quando repousamos nesta posição, nosso corpo pode usufruir de uma série de benefícios como melhora na circulação sanguínea e na digestão, entre outras vantagens para a saúde e bem-estar.
O QUE ACONTECE quando a gente DORME: Fisiologia do SONO no ADULTO
Que parte do corpo fica muito ativada enquanto a gente dorme?
Também durante o sono REM, uma área do cérebro chamada tálamo fica ativa. Essa estrutura, segundo explica o NIH, atua como um regulador da corrente elétrica, controlando as informações recebidas pelos sentidos até que elas cheguem ao córtex cerebral, que processa e interpreta essas informações.
Se estiver deitado do lado direito, a posição pode levar a pessoa a sofrer de refluxo ácido. Isso ocorre quando o conteúdo do estômago volta para o esôfago, que pode levar a desconfortos. Para reduzir o risco, é importante esperar um tempo após comer até a hora de ir deitar.
Durante a noite, o cérebro passa por dois estágios: o sono não-REM, que envolve o movimento rápido dos olhos, e o REM. Sonhamos em ambos momentos, mas os sonhos do período REM são mais intensos. Isso acontece porque esse é o período em que há maior atividade cerebral.
Outros hormônios liberados são a melatonina, a adrenalina, o TSH (que estimula a tireoide e tem um pico no início do sono) e a noradrenalina (que favorece o sono REM). Segundo Tufik, as pessoas só se lembram do sonho quando acordam sonhando – por isso, em estudos sobre sonhos, elas são despertadas na fase REM.
Algumas estimativas apontam que uma pessoa adulta passe, em média, entre 13 e 23% do seu tempo dormindo em sono profundo. Considerando o padrão de oito horas de sono, isso representa um período de 60 a 110 minutos de sono profundo por noite, aproximadamente.
O que acontece com nosso espírito quando dormimos?
Segundo ele, durante o sono, o metabolismo cardiorrespiratório relaxa, assim como o padrão de ondas cerebrais. “É quando a pessoa vivencia a saída do corpo. Quando retorna, ainda se encontra nesse estágio e em estado alterado de consciência. Ela tenta se mexer e falar e não consegue.
Por essa razão, o sono desempenha um importante papel no aprendizado – ele nos ajuda a fixar a nova informação que estamos recebendo para recordarmos melhor posteriormente. “Nós aprendemos que dormir antes de estudar ajuda a preparar o seu cérebro para a formação inicial das memórias”, Dr.
À medida que o sono chega, nos desconectamos da realidade. Nossa consciência do ambiente que nos cerca vai ficando cada vez menor enquanto nossas sensações vão enfraquecendo, até que passamos “do outro lado”.
Acredita-se que o sono REM é fundamental para a manutenção das funções cognitivas, como memória, criatividade e a capacidade de aprender, além de proporcionar bem-estar.
Em seu e-book, Maria explica que emoções estão associadas a cada um dos dedos: “o polegar regula as preocupações; o indicador diminui o medo; o dedo médio faz a raiva esmorecer; o anelar consola a tristeza; e o dedo mínimo faz diminuir o excesso de preocupação”.
Durante o sono, ocorrem as principais funções de renovação do organismo, como reparação de tecidos, recuperação muscular, restauração do sistema imunológico, produção hormonal, consolidação de memórias e até fortalecimento de emoções positivas.
Quais sentidos continuam funcionando enquanto dormimos?
Permanecem funcionando apenas a musculatura respiratória e a dos olhos. A duração do Sono REM varia ao longo da noite. Nos primeiros ciclos, ele pode durar apenas 10 minutos e depois chegar a até uma hora nos últimos.
Um dos principais benefícios de não usar cueca durante a noite é prevenir a região íntima de infecções. Desse modo, a área fica ventilada e seca, o que reduz as chances de infecções fúngicas e bacterianas.
É possível a alma sair do corpo enquanto dormimos?
O fenômeno de sair do corpo acontece de forma involuntária todas as noites quando dormimos, podendo acontecer também de forma voluntária, apenas pela nossa absoluta vontade e decisão. Esse fenômeno de natureza bioenergética e paranormal acontece com todos, sem exceção, e o chamamos de Projeção da Consciência.
De forma geral, sonhar com uma pessoa morta pode indicar que algo dentro de nós pode ter morrido ou está no processo de desaparecer. Caso a figura seja um homem, o sonho pode se relacionar com nossa parte mais racional e objetiva. Porém, se for uma mulher, o sonho pode falar sobre nossa intuição e afetividade.
A paralisia do sono é uma experiência relativamente comum. Estima-se que um em cada quatro indivíduos a experimentará involuntariamente em algum momento da vida. Ela ocorre quando o cérebro acorda do estado de sono REM, que é quando acontecem os sonhos mais vívidos.
Dormir de bruços faz mal pois o pescoço e a coluna não ficam em uma posição neutra quando você dorme de barriga para baixo e isso pode sobrecarregar a musculatura dessas duas regiões e causar dores. Se for difícil quebrar esse hábito, procure dormir sem travesseiro, ou com um baixo e bem macio.
De acordo com especialistas o ideal é dormir de lado ou de barriga para cima, com as pernas levemente flexionadas, variando entre as duas posições. “Na posição lateral a coluna fica perfeitamente alinhada, o que facilita a circulação do sangue e os estímulos elétricos enviados pelo cérebro aos demais órgãos do corpo.