O Sol emite energia na forma de radiação de ondas curtas e esta, por sua vez, sofre um processo de enfraquecimento na atmosfera devido à presença das nuvens e de sua absorção por moléculas de gases ou de partículas em suspensão.
Como dito anteriormente, os raios solares são transmitidos sob a forma de radiação eletromagnética, sendo a energia emitida como radiação infravermelha, ultravioleta e luz visível.
A Energia do Sol provém das reações de fusão nuclear entre átomos de hidrogênio e Hélio. Essas reações ocorrem no núcleo da estrela e a energia gerada é propagada por convecção até a superfície solar. É o tempo necessário para o sol fornecer a quantidade de energia consumida em um ano pela humanidade.
A Luz solar é uma parte da radiação eletromagnética emitida pelo Sol, em particular a luz infravermelha, visível e ultravioleta. Na Terra, a luz solar é espalhada e filtrada através da atmosfera terrestre como luz do dia quando o Sol está acima do horizonte.
A energia do sol vem da incessante fusão dos núcleos (fusão nuclear) dos átomos de hidrogênio no seu centro, que devido à enorme pressão e calor, fundem-se através de uma cadeia de reações que cria átomos de hélio e libera a energia solar propagada pelo espaço por radiação eletromagnética.
Sol vermelho? Entenda o que seca e poluição têm a ver com isso I Bora Brasil
Como o Sol emite luz?
O Sol emite energia na forma de radiação de ondas curtas e esta, por sua vez, sofre um processo de enfraquecimento na atmosfera devido à presença das nuvens e de sua absorção por moléculas de gases ou de partículas em suspensão.
A radiação solar é composta pelo infravermelho, espectro visível e ultravioleta. Esta última faixa é constituída de 3 faixas de comprimento de onda: UVC, UVB e UVA, sendo que a faixa de radiação ultravioleta que se propaga no ar tem comprimento de onda entre 200 e 400nm.
Durante essas intensas reações, todos os comprimentos de onda do espectro eletromagnético são produzidos, do infravermelho aos raios gama, passando por todos os comprimentos de onda da luz visível, do violeta ao vermelho (entre 380 nm e 720 nm). Portanto, o Sol é branco.
Portanto, se olharmos para o Sol do espaço, os fótons alcançam nosso córtex visual — a parte do cérebro responsável pelo processamento da informação que chega através dos olhos — simultaneamente. E o resultado que vemos é a luz branca. Essa é considerada a "verdadeira" cor do Sol.
Lâmpadas de Espectro Completo As lâmpadas de espectro completo são projetadas para simular a luz solar, reproduzindo o espectro luminoso completo que o sol oferece. Essas lâmpadas são uma opção popular em ambientes internos onde a luz natural é escassa.
Agora, uma colaboração internacional descobriu que esse "excesso de raios gama" na verdade se estende até energias na faixa dos teraelétron-volts (TeV: 1012 elétron-volts). Esta é a luz de maior energia já observada no Sol, e nenhuma teoria previa que ela pudesse ser tão forte.
A energia solar é proveniente da luz e do calor do Sol, os quais são convertidos em eletricidade. Existem dois tipos de energia solar: fotovoltaica e térmica.
Composto basicamente por gases em seu núcleo, o Sol é resultado de um processo de fusão nuclear - ocasionado devido à altas temperaturas e grande pressão. Sua enorme massa é formada por 73,4% de hidrogênio e 25,0% de gás hélio.
Enquanto os raios UVC são geralmente bloqueados pela camada de ozono, os raios UVA e UVB chegam à terra e têm consequências para a nossa pele. Ativos ao longo de todo o ano e mesmo em dias nublados, os raios UVA correspondem a 95% dos raios ultravioleta que atingem a superfície da Terra.
A energia solar é obtida diretamente pela incidência de raios do sol que são captados pelas placas fotovoltaicas, instaladas nos telhados das edificações. As duas principais maneiras de aproveitamento da energia solar são para a geração de energia elétrica e para o aquecimento de água.
O Sol é uma estrela do tipo anã amarela localizada na Via Láctea. É a única estrela do Sistema Solar, conjunto de corpos celestes (planetas, planetas-anões, asteroides, cometas, meteoritos) que gira em torno do Sol.
O Sol é uma estrela de tamanho médio conhecida como uma anã amarela. Ele é uma estrela da galáxia Via Láctea e a temperatura de seu centro é estimada ser mais de 15.000.000 graus Celsius.
O plasma no núcleo do Sol sofre transformações semelhantes às que ocorrem na explosão de uma bomba de hidrogênio e, também como neste caso, passa a emitir radiação principalmente sob a forma de luz e calor. Essa radiação não é visível, pois ainda tem de atravessar as camadas externas.
A luz solar é a principal forma de obter o nutriente, fundamental para a saúde dos ossos e para o sistema imunológico. A vitamina D atua auxiliando o corpo na absorção do cálcio, importante para o crescimento e fortalecimento dos ossos, evitando a osteoporose e o raquitismo.
A luz pode ser emitida pode ser emitida por exemplo pelos raios solares, lâmpadas e de lanternas. Podemos afirmar que o que é sensível à luz são todos os tipos de material que tenha capacidade de refletir a incidência dela.
Obtida pela luz do sol, a energia solar é uma energia limpa, renovável e de baixo custo, utilizada para o aquecimento de água (energia térmica) ou como fonte de energia elétrica. É obtida por meio de placas solares, que têm como função captar a energia luminosa.
Estrelas, como o Sol, emitem luz, enquanto que os planetas do sistema solar e seus satélites refletem a luz solar. A Lua, nosso satélite natural, também reflete a luz do Sol, sendo que sua aparência no céu, expressa pelas fases da Lua, depende da posição da Lua relativa ao Sol no espaço.
O que chamamos de luz visível (ou luz branca) corresponde a uma estreita faixa do espectro da radiação solar cujo comprimento de onda situa-se entre 400 e 700nm, cujos comprimentos nos possibilitam enxergar em cores.