O termo “paradigma” foi introduzido na literatura científica na década de 50 (século XX, portanto), pelo sociólogo Thomas Kuhn em seu livro A Estrutura das Revoluções Científicas (1987), traduzido para o português 30 anos depois; o sentido dado por ele é muito preciso, diferente do que lhe é atribuído hoje, ou seja, de ...
Paradigma é descrito nos dicionários como um substantivo masculino que significa exemplo geral, conjunto de formas ou modelo de algo. Na linguagem coloquial é constantemente utilizada como sinônimo de padrão, exemplo, modelo, norma, protótipo e regra.
Já na introdução, Kuhn apresenta a seguinte definição: “Considero “paradigmas” as realizações científicas universalmente reconhecidas que, durante algum tempo, fornecem problemas e soluções modelares para uma comunidade de praticantes de uma ciência”. (p.
Kuhn defende que grande parte do conhecimento do cientista normal é, na expressão de Polanyi, tácito, i.e., adquirido pela inspeção e imitação de problemas-soluções exemplares, e não através de regras e proposições explicitáveis (Seções 4 e 5).
A epistemologia de Kuhn comporta três conceitos fundamentais: o de paradigma, o de ciência normal e o de ciência extraordinária. O paradigma representa um conjunto de teorias, de regras, de métodos, de formulações que são comummente aceites pela comunidade de cientistas.
Thomas Kuhn estabelece três classificações possíveis para a constituição da ciência normal: determinação do fato significativo (constructos teóricos e práticos a respeito de leis da natureza), harmonização dos fatos com a teoria e articulação da teoria (resolução de ambiguidades e problemas).
Em se tratando de um paradigma, Morin (1992) aborda que um paradigma é um conjunto de relações fundamentais de associação e/ou oposição entre um número restrito de noções entre as relações que comandam, bem como, controlam todos os pensamentos, discursos e até mesmo teorias.
O que causa uma crise de paradigma para Thomas Kuhn?
Todos os paradigmas serão inadequados, em alguma medida, no que se refere à sua correspondência com a natureza. Quando esta falta de correspondência se torna séria, isto é, quando aparece crise, a medida revolucionária de substituir todo um paradigma por outro torna-se essencial para o efetivo progresso da ciência.
Paradigma é algo que serve como modelo, como exemplo, como padrão e ele estabelece limites. Imagine que o paradigma é uma lente de óculos, por meio da qual você enxerga o mundo de um determinado modo. Sem a lente apropriada, a imagem ficaria distorcida.
O novo paradigma se forma quando a comunidade científica renuncia simultaneamente à maioria dos livros e artigos que corporificam o antigo, deixando de considerá-los como objeto adequado ao escrutínio científico.
Sobre a função do paradigmaPara Kuhn, o conhecimento científico é definido basicamente pelaadoção de um paradigma, e um paradigma nada mais é do que uma estru-tura mental – composta por teorias, experiências, métodos e instrumentos– que serve para o pensamento organizar, de determinado modo, a realida-de e os seus ...
O termo paradigma é usado pelo filósofo e historiador da ciência Thomas Samuel Kuhn (1922-1996) em seu livro “A Estrutura das Revoluções Científicas”, publicado em 1962.
Para Kuhn, paradigmas são realizações científicas universalmente conhecidas que durante um certo período de tempo nos oferecem, além dos proble- mas, as soluções modelares para a comunidade que está envolvida com a ciência. Ou ainda nas palavras do próprio Kuhn (1998; p.
Morin ressaltou a capacidade humana de enxergar o mundo com um viés poético. A prosa da vida assegura a sobrevivência e a poesia estimula a viver. "Muitas pessoas garantem a subsistência com determinado tipo de trabalho, sem deixar de investir em outras áreas que lhes dão mais prazer".
Popper acredita e defende que o homem atua no mundo um, ou seja, no mundo físico utilizando as teorias que estão no mundo três. Para isto, ele se utiliza de seus processos mentais que estão no mundo dois. Ou seja, os três mundos estão relacionados.
Paradigma é o conjunto de elementos que possuem o mesmo sentido dentro de um texto, de acordo com Ferdinand de Saussure. Parece um pouco complexo e abstrato falando desse jeito, não é mesmo? Mas, por meio de um exemplo, você vai entender muito melhor o que é paradigma dentro da área de estudo desse filósofo suíço.
Uma paradigma científico, também conhecido como paradigma científico, é um conjunto de crenças e valores que orientam os cientistas em suas investigações e na forma como eles interpretam e explicam os fenômenos naturais. É uma maneira de enxergar o mundo e de abordar o conhecimento científico.
Qual o conceito de ciência proposto por Thomas Kuhn?
Kuhn entende a ciência normal como uma atividade de resolução de “quebra-cabeças” (puzzles), já que, como eles, ela se desenvolve segundo regras relativamente bem definidas. Só que na ciência os quebra-cabeças nos são apresentados pela Natureza.
1) Adoção de um paradigma e o amadurecimento de uma ciência. 2) O período de ciência normal. 3) O período de crise – ciência extraordinária. 4) Período revolucionário – criação de um novo paradigma.
(KUHN, 2011a, p. 92). A anomalia, se configura assim, como um alerta de que a natureza violou os parâmetros da pesquisa científica, e por isso estes podem vir a ser alterados através de uma revolução científica.