De acordo com os ensinamentos pertinentes à doutrina da umbanda, a bebida torna o médium vulnerável a influências malignas, pois o estado alterado de consciência não permite o controle da coroa, deixando-a aberta e exposta a espíritos baixos.
O uso do álcool é feito de forma ponderada, equilibrada e dentro de inúmeros sistemas de controle em uma religião, o seu uso fora deste sistema, não é recomendado, e deve ser evitado.
O terreiro é um espaço de oração e de caridade e, diferente do que muitas pessoas imaginam, é seguro, organizado e harmonioso como qualquer outro templo religioso. 3) Não beba e se mantenha conectado com a espiritualidade.
Existem muitas igrejas diferentes ao redor do mundo, mas existem poucas como a igreja Gabola, na África do Sul. "Gabola" significa "beber" na língua tswana, também falada na África do Sul.
Os filhos de Xangô são conhecidos por terem um afinado senso de justiça. Como oferenda ao orixá, seus fiéis lhe oferecem cerveja preta, fumo, flores, entre outros.
Também adora que lhe ofereçam cerveja, vinho doce e licor de caju, bem como flores do campo e frutas. Para ter efeito, as oferendas devem ser depositadas em bosques ou matas. O todo poderoso Orixá da justiça deve ser presenteado com velas brancas, vermelhas ou marrons.
A umbanda prega a paz e o respeito entre os povos. Essa ligação das religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, com o mal, conforme apontada por alguns, é nada mais do que racismo e vem da associação que se deu no senso comum do negro com tudo que de alguma forma é ruim no mundo.
Nos candomblé cariocas, segundo Teixeira (2000) a “mulher não poder fazer tudo no terreiro”, pois existe ali varias tarefas que são estritamente masculinas, uma vez que “quando menstruada, não pode se aproximar do sagrado”.
Ogum. Velas azuis, brancas ou vermelhas agradam este orixá. Cerveja e vinho licoroso são bebidas que podem fazer parte da oferenda para a divindade conhecida pela coragem.
No caso de bebidas destiladas, que são pedidas em doses, também uma dose deve ser destinada a alguma entidade. Como são substâncias mais fortes, estão mais associadas aos exus, então uma dose de cachaça ou whisky dificilmente será ofertada a um caboclo – para estes, vinho ou cerveja.
Seu exu caveira tem mistério e comanda o cemitério, mas ele tem feitiço e este tem muito axé. exu caveira gargalha enquanto brinda a nossa ordinary bitter, uma cerveja clara, de corpo e teor alcoólico baixos. uma cerveja leve e refrescante, sem perder o sabor que deve ter.
Falando dos cultos de raízes africanas, existe uma relação entre a cachaça e a figura do Orixá Onilé. Essa divindade representa a base de toda a vida, a Terra-Mãe, tanto na vida como na morte. Onilé é o primeiro a receber as oferendas e a ser evocado nos ritos dos sacrifícios.
“Em suma, Exu, quando abre os caminhos dos homens, é associado aos santos católicos e é tido como 'do bem'. Entretanto, quando fecha os caminhos dos homens, é visto como 'do mal' e comparado com as legiões de demônios que impedem o acesso dos homens aos bens do céu”, escreve o professor.
A mesma coisa aconteceu com Exu, que é o demônio segundo algumas tradições no Brasil, mas é o mensageiro entre os homens e os deuses segundo outras. Assim, pode ser associado a esse mensageiro, que, no sistema cristão, é Jesus. Quando se vai a Cuba, Exu é o Menino Jesus de Praga.
Nesses rituais não há utilização de tabaco e álcool. Além dos orixás, os candomblecistas também acreditam na existência de um deus soberano, chamado de Olódùmarè. A quantidade de orixás varia de acordo com o tipo de candomblé. Podem ser até 20 orixás, e cada um possui uma característica de ação.
Parar de beber: Efeito espiritual. Já falamos que a bebida influencia a saúde física e mental. Mas, além disso, o álcool interfere no aspecto espiritual, debilitando o relacionamento com Deus. Isso ocorre porque Deus fala ao ser humano por meio de várias formas, e uma delas é através do intelecto.
Alcoólicos Anônimos (AA) é uma organização de ajuda mútua de recuperação para dependentes de álcool, que começou com dois membros e cresceu para mais de dois milhões em todo o mundo, além de servir de base para outras organizações similares, como os Narcóticos Anônimos.