Near tem como maior mérito e maior fraqueza ser parecido com L. Escolhido por Watari para substituir o habilidoso detetive entre os prodígios da Wammy's House, Near é ágil em suas deduções e possui um jeito introspectivo quase patológico.
Nate River (ネイト・リバー Neito Ribā), universalmente referido pelo pseudônimo de Near (ニア Nia), é um personagem fictício da série de anime e mangá Death Note. Near é o mais jovem dos sucessores de L, disputando com Mello o cargo de detetive.
Near é mais inteligente na maioria dos sentidos convencionais, mas ele não tem noção de como lutar e fazer finta com um oponente real, o que é - bem - bastante importante para sua situação.
Near é mais inteligente que 165, Minoru é apenas 140, Mello estaria por volta de 165, Aizawa estaria por volta de 132, Sayu estaria mais perto de 100-107, Matsuda estaria por volta de 125-130 e não há como Misa ser mais inteligente que ele.
O QI de L também é canonicamente mais alto que o de Light, mostrando novamente que ele é mais inteligente, embora não seja tão bom em situações sociais como Light, daí Light conseguir esconder coisas dele.
Neste ponto, Near formula o plano para derrubar Kira, que está trocando seu bloco de notas por um falso, em seguida, pegando-o no ato de escrever os nomes. Mais tarde, Near identifica Teru Mikami como o procurador de Light.
Algo que você provavelmente não sabe (porque não sabe ler japonês), é que na primeira aparição de Near, ele tinha 12/13 anos e quando Mello foi embora da Wammy's, ele ficou durante 4 anos juntando informações de Kira e depois só aparece com 17 anos.
Analisando o horário das mortes, L descobre que Kira é um estudante. Vendo que isso muda de repente, L deduz que o horário da morte pode ser controlado, e por algumas ações estranhas dos prisioneiros, também deduz que Kira pode controlar suas vítimas antes de matá-los.
Apesar de L dizer a Light que este era pouco suspeito, ele estava certo de que ele era Kira. Como disse o escritor da série, Tsugumi Ohba, "A verdade é que L é um mentiroso (rindo)."
Nascido nos Estados Unidos em 1898, William James Sidis é conhecido como o homem mais inteligente do mundo, por alguns especialistas. Embora não exista uma forma segura de verificação, especula-se que o seu Quociente de Inteligência (QI) era superior ao do físico Albert Einstein, ultrapassando os 210 pontos.
De maneira resumida, L Lawlight é muito superior a Light Yagami quando se trata de inteligência. Não apenas mais do que Light, mas também de toda a série. Embora seu QI não seja o maior, suas habilidades de dedução, planejamento e atenção ao detalhes superam totalmente Kira.
Qual é o QI estimado de Kira, o Light Yagami de Death Note? Considerando quê ele é o melhor aluno do Japão,um dos países com a maior média de QI geral do mundo,se não me engano, 106, ele deve ter um QI muito alto talvez 150 de QI.
Light tentou fugir, mas foi baleado várias vezes, primeiro por Matsuda, que estava protegendo Near do plano assassino de Light. Em vez de assistir ao sofrimento de Light, Ryuk decidiu matá-lo oficialmente escrevendo seu nome no Death Note.
Segundo as estimativas, o QI do Albert Einstein estava entre 160 e 180. Isso o colocaria no campo dos gênios, mas ele não teria o QI mais alto de todos. De acordo com alguns apontamentos, William James Sidis (1898-1944) teria sido o dono do maior QI de todos, estimado entre 250 e 300.
Na população geral, as pessoas tendem a ter o QI em torno de 100 (entre 85 e 115). Formalmente, resultados abaixo de 70 configuram deficiência intelectual, classificada como leve (QI 50–70), moderada (QI 35–50) e grave/profunda (QI <35).
Ele morreu nas mãos do Shinigami Rem, pois L estava planejando colocar Misa Amane em perigo para tentar encontrar evidências, algo que Rem não permitiria. Então, ao custo de sua própria vida, Rem matou L e Watari para salvar Misa. L morreu imediatamente de ataque cardíaco nos braços de Light Yagami.
O neurocientista realizou três tipos de testes de QI (SD 15, 16 e 24) e atingiu a nota máxima em todos. Os resultados foram 160, 164 e 196 pontos, respectivamente. No geral, a tabela de QI classifica como "gênio" qualquer pontuação acima de 140.