Omolu é o dono do cruzeiro dos cemitérios e regente supremo das almas. Omolu é o Orixá que rege o instante da passagem do plano material para o plano espiritual (desencarne). Omolu rege sobre o “cemitério” e sobre os espíritos dos “mortos”. Omolu é o guardião divino dos espíritos caídos.
Em entrevistas constatei que os orixás que atuam no cemitério são omolu-obaluaê, iansã das almas, nana, ogum mege e ogum de ronda. E as entidades deste campo de força são os pretos velhos (linha das almas) e os exus.
João Caveira é uma sub-falange de exus da Umbanda e da Quimbanda. Trata-se de uma das falanges de entidades responsáveis pelo encaminhamento das almas (espíritos desencarnados) que vagam nos cemitérios para áreas de captação e triagem.
Um deles é o Orixá Omolu que é o guardião de todos os seres caídos, negativados ou desequilibrados. Atua retendo e guardando esses espíritos no “embaixo” do Cemitério (tudo que está abaixo do nível neutro do Cemitério é regido por Pai Omolu e acima deste mesmo nível é Pai Obaluayê).
Conforme institui a Carta Magna brasileira, é de competência comum da União, Estados, Distrito Federal e Municípios a proteção de documentos, obras e outros bens de valor histórico, artístico e cultural; os monumentos, paisagens naturais e sítios arqueológicos.
Imagem em gesso cerâmico de Pomba Gira Rainha do Cemitério. Imagem em gesso cerâmico da Pomba Gira Rainha do Cemitério, entidade da Umbanda pertencente a falange das Pombagiras, responsável por levar mensagem dos orixás e trabalhos relacionados ao amor.
Antes de entrar, vão em cada canto do cemitério, na porteira, batam palma e peçam licença pro Exu. Aí vocês entram, façam o que tem pra fazer lá dentro. antes de sair, peça licença novamente antes de chegar em casa.
Maria Molambo ou Mulambo, como é popularmente conhecida, nasceu numa família rica e aos 15 anos foi pedida em casamento pelo filho de um rei. O maior sonho do marido de Maria, que tinha os seus 41 anos, era ter um herdeiro. Como ela não conseguia engravidar, o seu esposo constantemente a maltratava.
Exu Tranca Rua das Almas é uma entidade muito poderosa. Assim, tem fama na Umbanda e em outras correntes religiosas de matriz africana. Esse tipo de espírito atende a Ogum e protege as pessoas. Exu Tranca Rua, então, é famoso por abrir ou fechar os caminhos dos indivíduos.
O leão é um símbolo muito antigo de poder, força e nobreza. Além de caracterizar-se como guardião do túmulo, nos cemitérios, o símbolo representa a coragem e a bravura do falecido.
Entre os exus da linha de Caveira, existem: Tatá Caveira, João Caveira, Caveirinha, Rosa Caveira, Dr. Caveira (7 Caveiras), Quebra-Osso, entre muitos outros.
Nossos exus e pombagira são espíritos reencarnantes que vivem no astral como todos os outros espíritos. Muitos deles estão envolvidos em trabalhos de resgate de outros espíritos caídos nas sombras ou trevas astrais humanas, muitos fazem a guarda de terreiros e médiuns mas não existe uma história única para todos.
O novo santuário fica em Viamão, outra cidade na região metropolitana de Porto Alegre. A obra do cemitério levou quatro meses para ficar pronta, mas ainda faltam imagens encomendadas por Mãe Michelly.
A palavra "cemitério" (do termo latino tardio coemeterium, derivado do grego κοιμητήριον [koimitírion], a partir do verbo κοιμάω [koimáo], "pôr a jazer" ou "fazer deitar") foi dada pelos primeiros cristãos aos terrenos destinados à sepultura de seus mortos.
O coveiro é, basicamente, quem cuida da manutenção do cemitério, incluindo a preparação de covas e túmulos no momento do funeral. Além das funções já citadas, eles também ficam responsáveis pela jardinagem e limpeza do local. É uma profissão muito temida, mas de grande importância para toda a população.
Os primeiros cemitérios surgiram na pré-história, marcando o início da tradição humana de dedicar lugares específicos para os mortos. Esses espaços eram mais do que simples locais de sepultamento, eles também eram reflexos das crenças, rituais religiosos e práticas culturais da época.