O rei Charles III é o chefe da Igreja da Inglaterra, também conhecida como Igreja Anglicana. Com a morte da rainha Elizabeth II, esse papel cabe, agora, a seu sucessor, que herda o título de “defensor da fé e governador supremo da Igreja da Inglaterra”.
O Arcebispo da Cantuária é o Primaz de toda a Comunhão Anglicana, liderando a Igreja de Inglaterra e atuando com foco na unidade da mesma e para com a Comunhão Anglicana. O Monarca britânico, por sua vez, é o Governador Supremo da Igreja de Inglaterra.
O Arcebispo da Cantuária é o líder da comunhão e símbolo da unidade anglicana. Cada igreja membro é chamada de província, ou diocese extra provincial, a Igreja da Inglaterra é a matriz principal. Cada uma das 40 províncias tem um bispo chefe ou arcebispo, conhecido como primaz.
James. Justin Welby é o líder da Igreja Anglicana, da qual Charles III agora é o chefe, ocupando o cargo de Governador Supremo da Igreja. O título dá a Charles III o direito de governar a Igreja Anglicana, que é a religião oficial do Estado da Inglaterra.
A Igreja Anglicana mantém uma estrutura episcopal, com bispos, padres e diáconos, semelhante à Igreja Católica. No entanto, ela rejeita a autoridade papal, enfatizando a independência das igrejas nacionais dentro da Comunhão Anglicana.
Os anglicanos acreditam que o trabalho da igreja é pregar o evangelho da reconciliação para o universo inteiro e não só para a parte que se considera cristã. A Igreja Anglicana busca equilibrar a tradição católica com as influências benéficas da Reforma protestante.
Em 1534 o Parlamento inglês, sob pressão de Henrique VIII, aprovou o Ato de Supremacia, o qual separou oficialmente as duas igrejas e tornou o monarca o líder da nova igreja na Inglaterra.
Anglicanismo ou Igreja Anglicana é uma tradição cristã ocidental que se desenvolveu a partir das práticas, liturgia e identidade da Igreja da Inglaterra após a Reforma Inglesa, no contexto da Reforma Protestante na Europa.
Qual a diferença entre Igreja Anglicana e católica?
A Igreja Romana afirma dogmaticamente que são sete; Na Igreja Anglicana há o consenso de que somente dois foram instituídos por Cristo e são necessários para salvação (batismo e Eucaristia). O Matrimônio pode ser repetido na Igreja Anglicana, na Romana só em caso de nulidade.
O Anglicanismo foi criado no século XVI, pelo rei da Inglaterra Henrique VIII. Ele surgiu após a insatisfação do rei com algumas decisões tomadas pela Igreja Católica.
Porque a Igreja Anglicana se separou da Igreja Católica?
O motivo que levou o soberano inglês Henrique VIII a se desligar da Igreja de Roma foi a não aceitação de seu pedido de divórcio enviado ao papa Clemente VI. Henrique VIII era casado com Catarina de Aragão, nobre de origem espanhola.
O Livro de Oração Comum (em inglês: Book of Common Prayer) é o livro oficial de preces da Igreja Anglicana e também o nome de livros similares de outras congregações da Comunhão Anglicana. Passou por várias revisões durante os últimos séculos e contém a ordem a ser seguida nos serviços religiosos.
A Rainha/Rei da Inglaterra é chefe da Igreja Anglicana? A Rainha e/ou Rei da Inglaterra, é sem dúvida o membro mais conhecido da Igreja. Mas somente na Inglaterra há um vinculo de ambas as partes, Monarquia e Clero, para o bem do País.
O mesmo pode ser dito dos quatro grandes patronos da Grã-Bretanha e Irlanda, São Jorge (Inglaterra), São Davi (País de Gales), São Patrício (Irlanda) e Santo André (Escócia).
Católicos e anglicanos administram o Batismo e a Confirmação, celebram a Santa Eucaristia e também os outros ritos sacramentais: a Penitência, o Matrimônio, a Unção dos Enfermos e as Sagradas Ordens. Também afirmam ser a Eucaristia (também chamada de Santa Ceia ou Missa) o centro de seu culto.
O anglicanismo expressa a sua fé nas palavras de dois grandes credos históricos do cristianismo: o Credo Apostólico e o Credo Niceno, que foram escritos no tempo da igreja indivisa e constituem a confissão normativa da fé ainda hoje.
A Igreja Anglicana é uma igreja sacramental. Professamos o Santo Batismo e a Santa Eucaristia como legítimos sacramentos diretamente ordenados por Cristo e instrumentos da graça salvífica de Deus. A filiação à Igreja se dá pelo batismo, que é o sacramento da iniciação cristã, o ato de ingresso na comunidade eclesial.
Por meio da predestinação, os fiéis da igreja anglicana acreditam alcançar a salvação, o que significa dizer que seus caminhos já estariam traçados desde sua concepção, algo que não anula, porém, a responsabilidade frente às boas ações que inevitavelmente aproximam as pessoas de Deus.
Qual é a diferença entre a Igreja Católica e anglicana?
A sua principal divergência em relação aos católicos romanos reside no estatuto, poder e influência do Bispo de Roma, pois a estrutura da Comunhão Anglicana assemelha-se mais à da Igreja Ortodoxa, com uma autoridade dispersa em que o Arcebispo de Cantuária é tido como "símbolo de unidade" e "primeiro entre iguais".
A Bíblia do Rei Jaime (ou Tiago), também conhecida como Versão Autorizada do Rei Jaime (em inglês: Authorized King James Version), é uma tradução inglesa da Bíblia realizada em benefício da Igreja Anglicana, sob ordens do rei Jaime I no início do século XVII.