Oxalá e Jesus: Oxalá é considerado o Orixá supremo, muitas vezes referido como 'Pai de Todos'. Ele é associado à criação, à paz, à harmonia e à sabedoria, assim como Jesus Cristo. Ambos são vistos como salvadores. Ibeji e São Cosme e Damião: São duas divindades que estão associadas à infância, à proteção e à cura.
Representado frequentemente como um homem idoso, negro, de barba e vestes brancas, Oxalá é o Orixá do céu, do ar e da paz. Durante a escravidão, houve um sincretismo entre Oxalá e Jesus Cristo, como forma de preservar as tradições religiosas africanas diante da proibição e perseguição.
É cultuada tanto na umbanda como no candomblé, considerada como a mãe de quase todos os orixás. Ela é sincretizada no catolicismo como Nossa Senhora do Navegantes, Nossa Senhora de Candeias, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora da Piedade e Virgem Maria.
Oxum – Nossa Senhora Aparecida ou Nossa Senhora da Conceição. Iemanjá – Nossa Senhora das Candeias ou Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora dos Navegantes ou Nossa Senhora da Glória. Iansã – Santa Bárbara. Nanã Buruquê – Nossa Senhora Sant'ana.
Na igreja católica Iansã é sincretizada por SANTA BARBARA. É a única que se relaciona com os espíritos dos mortos a tornando conhecida senhora do cemitério. Também era conhecida por suas trocas de parceiros, que se tornar uma de suas lendas, sendo conhecida como arrebatadora das paixões.
Santo Antônio é o santo católico associado a Exu. Eduardo Carvalho (Èṣùgóroyè) nos conta que o sincretismo dos Orixás com os santos católicos se deu por conta da proibição das religiões de matriz africana imposta pela Igreja Católica.
Os filhos de Oxaguiã não desprezam o sexo e cultivam o amor livre. Além destas características, são alegres, gostam profundamente da vida, são faladores e brincalhões. Ao mesmo tempo são idealistas, defensores dos injustiçados, dos fracos e dos oprimidos. Frequentemente são Orgulhosos, sedentos de feitos gloriosos.
Mais velho, senhor de todas as possibilidades e Pai da Criação nas religiões de matriz africana, Oxalá é o mais respeitado entre todos os orixás. O pouco para ele se torna muito, não para si, mas para dividir com os outros. Por isso, as oferendas para Oxalá são simples.
Sua saudação é èpao, èpa bàbá! Oxalá é considerado e cultuado como o maior e mais respeitado de todos os orixás do panteão africano. Simboliza a paz, é o pai maior nas nações das religiões de tradição africana.
Na tentativa de defender a religiosidade e a identidade de um povos, eles mantiveram a crença através dos Otás [pedras]. Assim, cada Orixá tinha sua pedra - colocada dentro imagens que representam os santos católicos - reverenciada sem a opressão dos senhores.
Por exemplo, entre as qualidades de Oxalá, Oxaguian (Oxalá jovem) e Oxalufan (Oxalá velho) são os mais conhecidos, de modo que a Adê de Oxaguian pode apresentar uma coroa com metal branco, enquanto que a de Oxalufan, uma coroa com franjas brancas.
O evangelho de Jesus Cristo é uma das suas referências morais por meio de valores como caridade e fraternidade – o próprio Cristo é uma figura de destaque na figura do orixá Oxalá. A religião prega também a imortalidade da alma, a reencarnação, e a existência e a interação com entidades espirituais.
Na mitologia africana, OXALÁ é a divindade que representa o estado de liberdade e é muito significativo que ele, sendo o maior dos Orixás, tenha exatamente se preocupado que suas criaturas pudessem ter o livre-arbítrio.
Oxalá representa a paz e o amor incondicional. É um Orixá apaziguador, de grande poder de realização a partir do centramento, do equilíbrio e da serenidade. Sendo estas características marcantes em seus filhos de fé, pessoas geralmente calmas e dóceis.
Na Umbanda e no Candomblé “Oxalá” tem lugar relativo. É considerado pai supremo, aquele que separou o mundo material do mundo espiritual. Na fé, descrita na bíblia, Jesus é Criador de tudo, Aquele que reconciliou com o próprio Deus Criador a dimensão espiritual e material da existência.
No sincretismo religioso, Nanã representa Nossa Senhora Sant'Ana (ou Santa Ana). Sabe-se que ela foi a mãe de Maria de Nazaré, portanto, a avó de Jesus.
No Candomblé e na Umbanda, Oxum é sincretizada à Nossa Senhora Aparecida e representa a beleza e a pureza. Ela é evocada nos templos de Umbanda para limpeza fluídica das pessoas e do ambiente dos templos. Por representar a moral e o modelo de mãe, ela é respeitadíssima nos templos de Umbanda.
São Jorge é considerado pela Igreja Católica padroeiro dos cavaleiros, soldados, escoteiros, esgrimistas e arqueiros. As relíquias de São Jorge encontram-se em diversos lugares do mundo. Em Roma, na igreja de São Jorge em Velabro é conservado seu crânio, por orientação do papa Zacarias.