Segundo as leis da física de Isaac Newton (1643-1727), o planeta é redondo por causa da ação da força da gravidade. Essa força nos mantém sobre o chão, pois ela "puxa" tudo em direção ao centro do planeta, onde está o seu campo magnético. Quanto maior a massa de um corpo, maior é a força da gravidade.
A Terra, assim como os demais planetas do universo, possui esse formato arredondado por causa da ação da força da gravidade. Essa é a mesma força que nos mantém sobre o chão, pois ela “puxa” tudo em direção ao centro do planeta. Quanto maior for a massa de um planeta, maior será a força da gravidade.
A gravidade é ainda responsável por manter a Terra e os demais planetas e satélites em suas respectivas órbitas, pela formação das marés pela convecção natural, por aquecer o interior de estrelas e planetas em formação e por vários outros fenómenos na Terra e no universo.
através da sua gravidade, a órbita de todos os planetas do sistema solar, ou que inclui, claro, o nosso planeta. E é essa força de gravidade. que mantém o nosso planeta em órbita. Então essa força.
Se não fosse uma espécie de casaco de gases que protege nosso planeta, a vida não seria como conhecemos. Para que serve? A atmosfera é muito importante: ajuda a manter a temperatura, fornece oxigênio para nossa respiração e é o cenário das mudanças climáticas!
Gravitação universal é uma lei, demonstrada por Isaac Newton, que relaciona a força de atração entre o Sol, os planetas e outros corpos celestes no Sistema Solar. O Sistema Solar é regido pela lei da gravitação universal.
O planeta Terra é envolto por uma camada gasosa conhecida como atmosfera terrestre. Atmosfera terrestre corresponde a uma camada de ar que envolve todo o planeta Terra e auxilia na manutenção da vida. É composta por gases que não se dissipam, mantendo-se por meio da gravidade.
Ouça o texto abaixo! A atmosfera é um conjunto de gases que envolvem o planeta Terra. No nosso planeta, a atmosfera é formada por 21% de oxigênio, 78% de hidrogênio e outros em quantidades menores, que são atraídos pela gravidade existente no planeta.
Entre as atitudes que podem salvar o planeta, destacam-se a economia de água e energia, o descarte correto de lixo, a reciclagem e o fim do consumismo.
Ele é o que está assentado sobre o globo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; ele é o que estende os céus como cortina e os desenrola como tenda para neles habitar; o que faz voltar ao nada os príncipes e torna coisa vã os juízes da terra.
A rotação não é um movimento exclusivo da Terra e é de suma importância para a preservação da vida. Ele é responsável por manter o equilíbrio energético e a composição química da nossa atmosfera.
A atmosfera terrestre protege a vida na Terra absorvendo a radiação ultravioleta solar, aquecendo a superfície por meio da retenção de calor (efeito estufa), e reduzindo os extremos de temperatura entre o dia e a noite.
Ela não cai porque a Terra está girando em uma órbita e a velocidade orbital equilibra a atração do Sol, da mesma maneira que um satélite gira em torno da Terra.
A gravidade é uma espécie de cola invisível que nos mantém grudados à Terra. Quem descobriu essa força fundamental da natureza foi o cientista inglês Isaac Newton, 330 anos atrás. Reza a lenda que ele estava sob uma macieira quando uma fruta caiu em sua cabeça.
Outra forma de ver esse efeito é observando a Lua e as estrelas à noite — desde que o horizonte seja um ponto de referência (porque não se move). Os objetos parecerão estar em movimento porque a Terra está girando.
De forma simples, a gravidade é a grandeza responsável por definir o peso de um corpo, força vertical e para baixo que nos mantém unidos ao planeta. Qualquer objeto que se movimenta em queda livre está sob influência da aceleração da gravidade, que na Terra equivale a aproximadamente 9,8 m/s2.
A Terra é azul graças à grande quantidade de água! A luz emitida pelo Sol é formada pela combinação de diversas cores, que podemos ver no arco-íris ou ao passar a luz solar por um prisma.
Do ponto de vista cosmológico, a gravidade faz com que a matéria se junte e se mantenha intacta. Por isso existem planetas, estrelas e galáxias. Tal como nós somos puxados para o chão, pela mesma força da gravidade (se isso não acontecesse flutuávamos, tal como os astronautas no espaço).
A atração gravitacional entre a matéria gasosa original no universo fez com que ela se aglutinasse e formasse estrelas que posteriormente se condensaram em galáxias, de modo que a gravidade é responsável por muitas das estruturas de grande escala no universo.
É a força gravitacional do Sol que mantém os planetas em suas órbitas estáveis. A interação gravitacional entre o Sol, os planetas e outros corpos celestes é responsável pelos movimentos orbitais, estações do ano e até mesmo fenômenos como marés.