Quem deve adaptar as atividades para os alunos especiais?
§ 1o Nas classes especiais, o professor deve desenvolver o currículo, mediante adaptações, e, quando necessário, atividades da vida autônoma e social no turno inverso..De quem é a responsabilidade da realização das adaptações curriculares?
As Adaptações Curriculares de Pequeno Porte, de atribuição e respon- sabilidade exclusivas do professor, em suas ações na sala de aula, podem se dar nas mesmas categorias que as de Grande Porte, com a diferença de que estas são da alçada da instância político-administrativa, já que envol- vem decisões que fogem do ...Quem deve planejar as atividades dos alunos com deficiência?
O responsável pelo planejamento – para todos os estudantes – é o professor regente.Quem faz a prova adaptada?
O professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) deve trabalhar como aliado dos professores das classes comuns e demais profissionais da escola para a elaboração e definição do processo de avaliação.Dicas para adaptar atividades para alunos com deficiência intelectual?
Quem faz a adaptação curricular?
Com isso, o pai ou o professor da criança com necessidade especial pode realizar uma troca de conhecimentos. Dessa forma, podem criar uma adaptação curricular para o próximo ano que seja mais proveitosa. O levantamento junto à escola deve ocorrer com todo o corpo docente que tem contato com a criança especial.Quem é responsável pelo aluno especial?
São atribuições do professor do atendimento educacional especializado: a. Identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias considerando as necessidades específicas dos alunos público-alvo da educação especial; b.Como adaptar conteúdos para alunos especiais?
5 dicas para criar atividades adaptadas na Educação Especial
- Dica #1: Leia e Releia! ...
- Dica #2: Ensine Palavras Muito Utilizadas. ...
- Dica #3: Forneça Repetição com Variedade. ...
- Dica #4: Exemplifique e Suporte a Comunicação. ...
- Dica #5: Sucesso atrai mais sucesso!
Qual a função do professor auxiliar na educação especial?
Seu papel é ajudar a conduzir o processo pedagógico, com ênfase nas necessidades de aprendizagem dos alunos com deficiência. Ele acompanha o desenvolvimento desses estudantes, ajudando a abrir caminho para que eles adquiram conhecimento e superem as barreiras para chegar ao mesmo resultado dos demais.O que a lei diz sobre adaptação curricular?
No Brasil as adequações curriculares estão amparadas legalmente pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBN Nº 9394/96 no artigo 59 consta que os sistemas de ensino devem garantir ao alunos com necessidades educativas especiais:E no inciso I currículos, métodos e técnicas, recursos educativos e ...Como o professor faz a adaptação dos materiais e das avaliações?
Uma adaptação que também pode ser realizada pelo professor e se faz muito importante, é a adaptação e utilização de diferentes tipos de materiais pedagógicos como: elaborar uma atividade para a turma e outra com o mesmo conteúdo adaptado para aluno com necessidade educacional especial aos alunos que apresentam ...O que a Bncc fala sobre adaptação curricular?
Como aponta a BNCC (Brasil, Ministério da Educação, 2017, p. 63), “é necessário considerar as especificidades dos estudantes da Educação Especial e garantir a flexibilização e a adaptação curricular como recurso para o atendimento de suas necessidades educacionais especiais”.Quais são os dois tipos de adaptações curriculares?
De modo geral, pode-se falar em dois tipos de adaptações curriculares, as chamadas adaptações de acessibilidade ao currículo e as adaptações pedagógicas (SME-RJ, 1996).De quem é a responsabilidade pelas adaptações curriculares para alunos com necessidades educacionais especiais?
É através do PCT que o professor põe em execução as Adaptações Curriculares, que têm por base o currículo nacional e o da escola, tendo em conta a especificidade da personalidade de cada aluno, incluindo aqueles que têm NEE.Quais as obrigações do professor de apoio?
estar preparado para atuar em situações de crise e prestar primeiros socorros quando necessários; atuar em todas as atividades escolares nas quais se fizer necessário o seu apoio; manter sigilo sobre os fatos de que tenha conhecimento em virtude do exercício de sua atividade.Como o professor deve trabalhar com alunos especiais?
O professor deve organizar os grupos para evitar que eles tenham sempre a mesma formação e com isso estimulará os alunos a interagirem com todos os colegas. Os alunos com deficiência devem fazer parte do grupo, e o professor deve estimular os colegas a terem para com eles atitudes respeitosas e colaborativas.O que faz o professor de apoio AEE?
O professor do AEE tem o objetivo de “identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias considerando as necessidades específicas dos alunos público-alvo da educação especial”.O que faz um auxiliar de aluno especial?
Considera-se que cabe ao auxiliar de apoio ao educando, o papel de atuar, juntamente com o professor no desenvolvimento do aluno com deficiência, estimulando a autonomia e a capacidade de desenvolver, a partir de intervenções e adaptações curriculares as potencialidades de cada aluno.Quem deve elaborar o PDI do aluno?
Na opinião dos diretores/coordenadores, os professores e a equipe pedagógica são responsáveis pela elaboração do PDI na escola. Na visão dos professores, tanto da rede pública quanto da rede privada, são também eles e a equipe pedagógica que desenvolvem os PDIs.O que é atividades adaptadas para alunos especiais?
Uma atividade adaptada é uma tarefa ou exercício educacional que foi modificado ou projetado de maneira específica para atender às necessidades individuais de um aluno, permitindo que ele acesse, participe e progrida no currículo.Como a escola faz as adaptações?
Interação entre os alunosPara os alunos que começaram a estudar na pandemia, a adaptação escolar deve envolver a interação com os colegas de turma, que antes acontecia apenas por videochamada. Assim, a escola pode promover atividades para que as crianças possam se conhecer melhor e, assim, criar laços de amizade.
Como elaborar ou adaptar recursos pedagógicos inclusivos?
5 dicas para uma educação inclusiva de sucesso
- 1) Seja flexível e adaptável. ...
- 2) Construa uma “base” ou “retiro” ...
- 3) Não policie o gênero. ...
- 4) Certifique-se de que suas atividades fora de sala de aula sejam acessíveis. ...
- 5) Desenvolva rotinas e procedimentos para tempos de transição.