Quem faz adaptação dos conteúdos para os alunos especiais?

Psicopedagogo: Esse profissional pode identificar desafios de aprendizagem e sugerir adaptações ou intervenções específicas para auxiliar no processo educacional do aluno.
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Quem deve adaptar as atividades para os alunos especiais?

§ 1o Nas classes especiais, o professor deve desenvolver o currículo, mediante adaptações, e, quando necessário, atividades da vida autônoma e social no turno inverso..
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De quem é a responsabilidade da realização das adaptações curriculares?

As Adaptações Curriculares de Pequeno Porte, de atribuição e respon- sabilidade exclusivas do professor, em suas ações na sala de aula, podem se dar nas mesmas categorias que as de Grande Porte, com a diferença de que estas são da alçada da instância político-administrativa, já que envol- vem decisões que fogem do ...
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Quem deve planejar as atividades dos alunos com deficiência?

O responsável pelo planejamento – para todos os estudantes – é o professor regente.
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Quem faz a prova adaptada?

O professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) deve trabalhar como aliado dos professores das classes comuns e demais profissionais da escola para a elaboração e definição do processo de avaliação.
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Dicas para adaptar atividades para alunos com deficiência intelectual?

Quem faz a adaptação curricular?

Com isso, o pai ou o professor da criança com necessidade especial pode realizar uma troca de conhecimentos. Dessa forma, podem criar uma adaptação curricular para o próximo ano que seja mais proveitosa. O levantamento junto à escola deve ocorrer com todo o corpo docente que tem contato com a criança especial.
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Quem é responsável pelo aluno especial?

São atribuições do professor do atendimento educacional especializado: a. Identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias considerando as necessidades específicas dos alunos público-alvo da educação especial; b.
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Como adaptar conteúdos para alunos especiais?

5 dicas para criar atividades adaptadas na Educação Especial
  1. Dica #1: Leia e Releia! ...
  2. Dica #2: Ensine Palavras Muito Utilizadas. ...
  3. Dica #3: Forneça Repetição com Variedade. ...
  4. Dica #4: Exemplifique e Suporte a Comunicação. ...
  5. Dica #5: Sucesso atrai mais sucesso!
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Qual a função do professor auxiliar na educação especial?

Seu papel é ajudar a conduzir o processo pedagógico, com ênfase nas necessidades de aprendizagem dos alunos com deficiência. Ele acompanha o desenvolvimento desses estudantes, ajudando a abrir caminho para que eles adquiram conhecimento e superem as barreiras para chegar ao mesmo resultado dos demais.
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O que a lei diz sobre adaptação curricular?

No Brasil as adequações curriculares estão amparadas legalmente pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBN Nº 9394/96 no artigo 59 consta que os sistemas de ensino devem garantir ao alunos com necessidades educativas especiais:E no inciso I currículos, métodos e técnicas, recursos educativos e ...
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Como o professor faz a adaptação dos materiais e das avaliações?

Uma adaptação que também pode ser realizada pelo professor e se faz muito importante, é a adaptação e utilização de diferentes tipos de materiais pedagógicos como: elaborar uma atividade para a turma e outra com o mesmo conteúdo adaptado para aluno com necessidade educacional especial aos alunos que apresentam ...
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O que a Bncc fala sobre adaptação curricular?

Como aponta a BNCC (Brasil, Ministério da Educação, 2017, p. 63), “é necessário considerar as especificidades dos estudantes da Educação Especial e garantir a flexibilização e a adaptação curricular como recurso para o atendimento de suas necessidades educacionais especiais”.
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Quais são os dois tipos de adaptações curriculares?

De modo geral, pode-se falar em dois tipos de adaptações curriculares, as chamadas adaptações de acessibilidade ao currículo e as adaptações pedagógicas (SME-RJ, 1996).
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De quem é a responsabilidade pelas adaptações curriculares para alunos com necessidades educacionais especiais?

É através do PCT que o professor põe em execução as Adaptações Curriculares, que têm por base o currículo nacional e o da escola, tendo em conta a especificidade da personalidade de cada aluno, incluindo aqueles que têm NEE.
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Quais as obrigações do professor de apoio?

estar preparado para atuar em situações de crise e prestar primeiros socorros quando necessários; atuar em todas as atividades escolares nas quais se fizer necessário o seu apoio; manter sigilo sobre os fatos de que tenha conhecimento em virtude do exercício de sua atividade.
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Como o professor deve trabalhar com alunos especiais?

O professor deve organizar os grupos para evitar que eles tenham sempre a mesma formação e com isso estimulará os alunos a interagirem com todos os colegas. Os alunos com deficiência devem fazer parte do grupo, e o professor deve estimular os colegas a terem para com eles atitudes respeitosas e colaborativas.
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O que faz o professor de apoio AEE?

O professor do AEE tem o objetivo de “identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias considerando as necessidades específicas dos alunos público-alvo da educação especial”.
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O que faz um auxiliar de aluno especial?

Considera-se que cabe ao auxiliar de apoio ao educando, o papel de atuar, juntamente com o professor no desenvolvimento do aluno com deficiência, estimulando a autonomia e a capacidade de desenvolver, a partir de intervenções e adaptações curriculares as potencialidades de cada aluno.
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Quem deve elaborar o PDI do aluno?

Na opinião dos diretores/coordenadores, os professores e a equipe pedagógica são responsáveis pela elaboração do PDI na escola. Na visão dos professores, tanto da rede pública quanto da rede privada, são também eles e a equipe pedagógica que desenvolvem os PDIs.
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O que é atividades adaptadas para alunos especiais?

Uma atividade adaptada é uma tarefa ou exercício educacional que foi modificado ou projetado de maneira específica para atender às necessidades individuais de um aluno, permitindo que ele acesse, participe e progrida no currículo.
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Como a escola faz as adaptações?

Interação entre os alunos

Para os alunos que começaram a estudar na pandemia, a adaptação escolar deve envolver a interação com os colegas de turma, que antes acontecia apenas por videochamada. Assim, a escola pode promover atividades para que as crianças possam se conhecer melhor e, assim, criar laços de amizade.
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Como elaborar ou adaptar recursos pedagógicos inclusivos?

5 dicas para uma educação inclusiva de sucesso
  1. 1) Seja flexível e adaptável. ...
  2. 2) Construa uma “base” ou “retiro” ...
  3. 3) Não policie o gênero. ...
  4. 4) Certifique-se de que suas atividades fora de sala de aula sejam acessíveis. ...
  5. 5) Desenvolva rotinas e procedimentos para tempos de transição.
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Quem pode atuar como professor de apoio?

Para se tornar professor de apoio, é preciso concluir a licenciatura em educação especial ou inclusiva.
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Quem cuida de alunos especiais?

Nem todos sabem, mas o cuidador escolar é o profissional responsável por auxiliar o estudante em seus cuidados da vida diária e prática. O cuidador escolar trabalha em conjunto com o educador para melhorar a adaptação e dar o suporte aos alunos com alguma deficiência física, intelectual ou transtorno específico.
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Quantos alunos podem ter em uma sala de aula com alunos especiais?

O projeto estabelece que nas salas de aula do ensino fundamental que tenham apenas um aluno com necessidades especiais, o limite de matriculados seja de 20 alunos. No ensino médio, se forem dois ou três, as demais matrículas não podem ultrapassar 15 alunos.
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