O médico brasileiro que foi diretor-geral da Organização Mundial da Saúde por 20 anos. Em plena Guerra Fria, médico carioca Marcolino Gomes Candau foi o primeiro e único brasileiro a dirigir a organização.
Quem foi o primeiro presidente brasileiro a discursar na ONU?
O privilégio brasileiro permitiu que em 2011, durante a 66ª assembleia, a ex-presidente Dilma Rousseff fosse a primeira mulher na história a proferir o discurso de abertura. Na época, ela condenou a espionagem americana revelada por Edward Snowden.
O país mantém uma missão permanente para o Escritório das Nações Unidas, chefiado pelo Embaixador Tovar da Silva Nunes. A delegação é responsável por representar o Brasil nas agências com sede em Genebra.
É a segunda vez no atual biênio que o Brasil ocupará a presidência temporária do Conselho – a primeira ocorreu em julho de 2022. O país também é um dos maiores participantes entre os membros não-permanentes do CSNU, atrás apenas do Japão. Desde a criação do órgão, em 1948, esse é o 11º mandato brasileiro.
24 de outubro de 1945: A fundação das Nações Unidas
A deliberação dos delegados foi redigida com base em propostas elaboradas pelos representantes da China, União Soviética, Reino Unido e dos Estados Unidos em Dumbarton Oaks, nos Estados Unidos, em agosto e outubro de 1944.
Major é o primeiro policial militar do Brasil a trabalhar na sede da ONU
Desde quando o Brasil faz parte da ONU?
O Brasil é um dos membros fundadores da ONU, e conta com representação fixa desse organismo em seu território desde 1947. Ao todo, 27 entidades ligadas à ONU desempenham atividades no país.
O secretário-geral atua como porta-voz de facto e líder da ONU. O atual é o português António Guterres, que substituiu Ban Ki-moon em 2017 e cujo segundo mandato expira em 2023. Descrito por Franklin D.
O Brasil é um dos 51 membros fundadores das Nações Unidas, tendo depositado sua ratificação da Carta da ONU em 21 de setembro de 1945. A Missão Permanente do Brasil junto à ONU em Nova York representa o país nas principais áreas de atuação da Organização: paz e segurança, desenvolvimento sustentável e direitos humanos.
Os cinco países permanentes do Conselho de Segurança da ONU são: Estados Unidos, Rússia (herdeira da cadeira anteriormente pertencente à URSS), França, Reino Unido e China.
A própria ONU faz o acompanhamento global da implantação dos ODS, da agenda 2030. E tem conhecimento das dificuldades de sua implementação pelos países. Este é um dos motivos, inclusive, da criação do “Grupo de Líderes Para o Estímulo dos ODS”, onde o ministro Márcio Macêdo representa o Brasil.
Historicamente reservado, Guterres passou a ser ainda mais cuidadoso com aquilo que diz em entrevistas desde que assumiu a liderança das Nações Unidas.
Em 2024, Alberto Pacheco Capella assumiu o posto de oficial responsável pelo Escritório do PNUMA no Brasil. Desde 2022, atua como Diretor do Escritório Sub-regional para o Cone Sul da América Latina, sendo Representante para Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Venezuela.
A ordem tradicional dos discursos – Brasil primeiro, Estados Unidos em segundo, e depois os demais países, de acordo com um sistema que leva em conta, entre outros critérios, o nível de representação (se é o chefe de Estado quem vai falar, ou um ministro, ou um embaixador) só começou, de fato, em 1955, na Décima ...
A bandeira das Nações Unidas consiste no emblema que representa a projeção equidistante azimutal branca do mapa-múndi, centrada no Polo Norte, com dois ramos de oliveira brancos colocados à sua direita e à esquerda, localizados no fundo azul-celeste.
Osvaldo Aranha conversa nas Nações Unidas com os embaixadores do Líbano e Iraque, 1947. Arquivo Nacional. Voltou à cena política em 1947, como chefe da delegação brasileira na recém-criada Organização das Nações Unidas (ONU).
Desde 1947, o Brasil é sempre o primeiro a falar na Assembleia Geral da ONU. E por que temos esse privilégio? Dizem que foi porque o nosso país foi o primeiro a virar membro das Nações Unidas, mas isso não é verdade. A ONU foi fundada por 50 países, em 1945, quando foi divulgada sua Carta, uma espécie de constituição.
O ministro lembrou ainda que o Brasil assumiu a presidência de turno do G20 no final de 2023 e que, na oportunidade, elegeu os seguintes temas prioritários: 1) inclusão social e combate à pobreza e à fome; 2) transição energética e promoção do desenvolvimento sustentável em suas dimensões econômica, social e ambiental; ...
O atual secretário-geral, António Guterres, assumiu em 2017, sucedendo a Ban Ki-moon, que completou dois mandatos na função (1 de janeiro de 2007 a 1 de janeiro de 2017). Ban Ki-moon foi reconduzido ao cargo quando seu primeiro mandato terminou, em 2011.
Reforma. Atualmente a ONU passa por um processo de Reforma, oficialmente iniciado pelo ex-secretário geral Kofi Annan (atualmente o secretário geral da ONU é o português António Guterres) com a publicação do relatório In Larger Freedom.
Um dos políticos portugueses mais influentes do pós-Revolução dos Cravos,ex- comissário da ONU para os refugiados e secretário-geral da organização em um momento perigoso da política global, António Guterres é lembrado como um articulador hábil, com ideias conhecidas e consolidadas, e como alguém cujas palavras nem ...
A ONU esclarece que os próprios funcionários são responsáveis por solicitar suas férias e que tal direito não tem qualquer custo para seus trabalhadores. As Nações Unidas também esclarecem que não cobram qualquer taxa durante seu processo de recrutamento, outro tipo comum de tentativa de fraude.
A ONU (Organização das Nações Unidas) é um organismo internacional de caráter intergovernamental fundado no ano de 1945 e com sede em Nova York, nos Estados Unidos.
Alguns países não reconhecidos pela ONU são: Taiwan (República da China), Kosovo, Saara Ocidental, República Turca de Chipre do Norte, Abecásia, Ossétia do Sul, Transnístria (ou Trans-Dniéstria), Nagorno-Karabakh (Artsaque), Tuva, Maiote, Seborga e Somalilândia.