A rainha manda no formigueiro e descarta o macho depois da reprodução. As operárias podem ter diversas características. As mais curiosas são de tecelãs (tecem o formigueiro com larvas), cortadeiras e doceiras ou pote-de-mel (escolhidas para armazenar em seus abdômens o néctar colhido por outras formigas.
A rainha é responsável pela reprodução, ou seja, pela geração de novos indivíduos para o grupo. As operárias realizam diversas tarefas, como coletar alimento, defender o formigueiro e cuidar das larvas e pupas. Os machos fertilizam as rainhas, durante o período de acasalamento, e morrem logo depois.
Na maioria das colônias de formigas, há uma hierarquia bem simples: uma única formiga, a rainha, põe todos os ovos, e formigas operárias divididas em um sistema de castas cuidam do resto: procuram comida, cuidam dos filhotes, vão à guerra, e assim por diante.
O principal membro é a rainha, que é responsável pela reprodução e geração de novos indivíduos; as operárias são as que ocorrem em maior número e são responsáveis por diversas tarefas como cuidar das larvas e pupas, coletar alimento, cultivar o fungo utilizado com alimento e defender o formigueiro.
“Em cada formigueiro são milhões de formigas! E quem manda nesse formigueiro é uma única rainha, absolutamente poderosa”, completa a pesquisadora. Uma rainha só é poderosa, por que além de inteligente, sabe como manter a ordem no formigueiro.
Sand ant farm V2.0 - ants digging tunnels time lapse 4k #greentimelapse #gtl #timelapse
Quem governa o formigueiro?
Rainha – São as responsáveis pela continuidade, pois são elas as únicas a reproduzir (a por ovos), na maioria das espécies. A quantidade de rainhas por formigueiro depende da espécie de formigas, ou seja, um formigueiro pode ter uma ou mais rainhas.
Você sabe como as formigas enxergam? Formigas são míopes, como nos lembra Latour (2012). Porém, mais do que isso, elas apresentam um sistema complexo de percepção do ambiente e, visualmente, enxergam por olhos compostos (CHAPMAN, 1998).
Moscas da família Phoridae são importantes inimigos naturais das formigas cortadeiras. O ob- jetivo deste trabalho foi determinar a taxa de parasitismo que forídeos parasitoides provocam à formiga Atta sexdens em área de vegetação natural.
É chamada de formiga-rainha uma formiga adulta, fêmea e fértil; sendo ela, geralmente, mãe de todas as outras formigas da sociedade. Elas se desenvolvem a partir de larvas criadas especialmente para se tornarem sexualmente maduras. Dependendo da espécie pode-se encontrar entre uma e dez rainhas em uma sociedade.
Muito legal, né? Já as operárias dormem muito mais vezes durante o dia, mas cada episódio de sono dura menos, elas dormem cerca de 253 vezes por dia, com duração média de 66 segundos por episódio. Somando tudo, as operárias dormem aproximadamente 4 horas e 48 minutos por dia.
A duração do ciclo desde ovo até adulto varia de 35 a 45 dias. O tempo de vida também varia conforme a casta a que o inseto pertence e também à sua espécie, sendo que as operárias vivem de 2 meses a 1 ano, as rainhas podem viver de 2 a 20 anos conforme a espécie, e os machos morrem logo após a cópula.
Mas isso não quer dizer que elas fiquem trabalhando dia e noite – as formigas também precisam de tempo para descansar. “A maioria dos animais busca alimento ativamente e repousa na hora de digerir o alimento”, conta Carlos.
Formigas tem predadores? Os predadores naturais das saúvas são: aves, sapos, rãs, tatus, tamanduás, lagartos, lagartixas, alguns besouros e outras formigas também são predadores.
Num formigueiro existe total organização, sendo que as tarefas são bem divididas entre as formigas. Além da rainha, existem as sentinelas (segurança), operárias (fazem os túneis do formigueiro e buscam alimentos) e as enfermeiras (cuidam das larvas).
O Rei das Formigas Quimera, Meruem, é o personagem mais poderoso de Hunter x Hunter até hoje. Nenhum outro personagem da obra era capaz de vencê-lo em combate, nem mesmo Netero, que foi o Hunter mais forte que vimos em ação até hoje. Ele só foi morto por causa de um veneno contido na bomba atômica utilizada por Netero.
Alguns desses recursos do corpo gordo são transportados para os ovários, para apoiar a produção de ovos, e parte da gordura então passa a produzir um feromônio único que só rainhas e pseudorrainhas exalam. É o desaparecimento desse feromônio em um ninho que leva formigas operárias ao duelo depois que uma rainha morre.
“Uma vez que a rainha se encontra em um local propício, irá cavar ela mesma um túnel, formando uma pequena câmara a cerca de 10 cm de profundidade. Ela irá selar a entrada da câmara e, exceto se forçada, nunca mais emergirá, tornando-se fotofóbica”, afirma Prof. Dr.
Para evitar o colapso, as operárias precisam fornecer uma alimentação especial a algumas larvas, de maneira que elas cresçam e deem origem a novas rainhas. Assim, o formigueiro ganha uma nova monarca.
Qual o segredo da força das formigas? A verdade é que o segredo está na sua estrutura. A estrutura do tecido da articulação do pescoço das formigas e sua ligação com a cabeça e com o corpo criam um exoesqueleto muito forte. Algo que ajuda também estes insetos a terem uma força incrível é o seu tamanho.
Seria o equivalente a mordermos com uma força de mais de 21 toneladas. Com toda essa força, a mordida da formiga-de-estalo serve não só para capturar a presa.
Elas são onívoras e sentem-se atraídas por carne e óleo. Essas formigas geralmente constroem seus ninhos no solo ou no interior de árvores. Quando ameaçadas, elas modem e injetam um veneno, cuja picada é bastante dolorosa e em alguns casos pode até causar alergia.
Os insetos também não possuem vasos sanguíneos fechados; em vez disso, eles têm um tubo longo, fino e perfurado ao longo da parte superior do corpo chamado de aorta dorsal, que funciona como um coração e bombeia a hemolinfa em direção à cabeça, impulsionando assim a circulação dos fluidos internos.
Uma das maneiras das formigas “conversarem” é por meio de substâncias químicas chamadas feromônios. Nas formigas, existem glândulas especializadas para a produção do feromônio.