Assim, caso você se enquadre em um dos grupos abaixo, converse com o seu médico oftalmologista sobre o que pode ser feito. Confira abaixo os grupos de pessoas que podem ser contraindicados a fazer a cirurgia PRK: Grávidas ou em estágio de amamentação. Que tenham sofrido com herpes ocular no último ano;=.
A cirurgia refrativa não é indicada para pacientes que fazem tratamentos de diabetes, artrites ou outras doenças que possam afetar a visão. Consulte um médico oftalmologista e tire suas dúvidas.
Hipercorreção: em casos raros, pode acontecer a correção acima da que foi programada. Dificuldade visual: ocorre sobretudo nos primeiros dias, acometendo principalmente os pacientes submetidos à PRK. Hipertensão ocular: alguns pacientes podem apresentar aumento de pressão intraocular no pós-operatório.
Alguns estudos realizados por um Instituto Oftalmológico em Madri, observaram que a cirurgia deve ser evitada em pacientes com doenças do colágeno (além do Lúpus e Artrite Reumatoide podemos citar a Esclerose Sistêmica Progressiva, Dermatomiosite, Esclerodermia e Síndrome de Marfan).
a cirurgia refrativa com a técnica PRK tem uma recuperação visual mais lenta. Não fique ansiosa. Você já pode voltar a usar o celular e PC mas sugiro dar intervalos maiores para descanso da tela!
Eu costumo orientar que o paciente fique afastado de suas atividades de trabalho por 7 dias para o lasik e 10 dias para o PRK. Eventualmente, a recuperação é mais rápida e o paciente fica confortável para retornar ao trabalho mais cedo, contudo o contrário também ocorre.
Os primeiros 2 a 3 dias após a cirurgia são os que necessitam maior atenção. Pode-se assistir televisão, ler e usar computador até no mesmo dia da cirurgia. Atividades físicas sem contato, por exemplo, academias, podem ser iniciadas no dia seguinte.
Quais os requisitos para fazer cirurgia refrativa?
Em geral, a cirurgia refrativa pode ser realizada por qualquer pessoa que apresente estabilidade do grau por no mínimo um ano, ou seja, não tenha apresentado aumento ou diminuição considerável no período avaliado. Em geral, isso se dá após o período da adolescência.
Visão. É normal a visão ficar embaçada e oscilar nos primeiros dias. A maioria das pessoas já consegue trabalhar no computador por volta do 5º ou 7º dia.
Os mais comuns relatados por pacientes incluem: Olho seco: uma sensação considerada normal e passageira, que pode durar de 30 a 90 dias. Infecção: extremamente raro, mas existe a possibilidade de infecção nos olhos no pós-cirúrgico. Dor e desconforto: pode ocorrer sobretudo nas primeiras 48 horas pós-cirurgia.
Já na técnica "PRK", há um processo de raspagem, expondo a córnea e permitindo a aplicação do laser. Ambas as técnicas cirúrgicas são bastante seguras, e a LASIK se destaca por ter uma recuperação mais rápida, tendo a visão recuperada em 90% após o primeiro dia. No entanto, a LASIK não é indicada para todos.
O resultado visual final após a realizaçao do PRK (associado ou não ao PTK) se dá após 3 meses de cirurgia, sendo que, em alguns casos, pode levar ainda mais tempo. Antes desse período, não é possível avaliar qual a visão e o grau residual final induzidos pelo procedimento cirúrgico.
A cirurgia refrativa a LASER é segura? Apesar de algumas dúvidas: sim! A cirurgia refrativa tem elevado grau de segurança e eficácia. Com o avanço das técnicas e tecnologias, os procedimentos cirúrgicos têm se tornado cada vez mais precisos.
O procedimento dura cerca de 5 a 10 minutos em cada olho e pode ser realizado ambulatorialmente ou em hospital, sem a necessidade de internação. A anestesia é feita com aplicação de colírio nos olhos. Quem pode fazer a cirurgia refrativa? Para fazer a cirurgia, é preciso atender alguns pré-requisitos.
É normal não enxergar depois da cirurgia refrativa?
Nos primeiros dias após a cirurgia, é normal sentir a visão embaçada ou desconfortos, como sensação de corpo estranho, fotofobia e sensação de areia nos olhos. Esses sintomas são temporários e fazem parte do processo de regeneração e cicatrização da córnea.
Nos primeiros dias após a cirurgia, é aconselhável limitar o uso do celular para ajudar na recuperação dos olhos. A luz emitida pela tela pode causar desconforto e cansaço ocular, além de potencializar o olho seco e atrasar o processo de cicatrização.
#PRK recuperação mais lenta; geralmente de 9-15 a dias de atestado. Qual técnica a ser indicada depende muito do paciente! Cada avaliação é individual e aprofundada para atender melhor a cada caso.
Em média, o valor pode variar de R$ 3.000 a R$ 6.000 POR CADA OLHO. É importante lembrar que não se deve escolher uma clínica ou médico baseado apenas no preço, já que a cirurgia refrativa é um procedimento delicado e que pode afetar diretamente a sua visão.
Quais exames devem ser feitos antes da cirurgia refrativa?
Estando tudo certo até aqui, são feitos os exames pré operatórios para a cirurgia. O principal exame nesta avaliação é a tomografia de córnea (Pentacam). Com este exame avaliamos a estrutura da córnea. Existem vários critérios que devem ser avaliados para que a cirurgia seja feita de forma segura, com riscos mínimos.
Apesar de tudo isso, não é todo mundo que pode realizar a cirurgia LASIK. Dentre as principais contraindicações ao procedimento, estão: Pessoas menores de 18 anos: como o corpo ainda está em desenvolvimento, pode ser que o grau se altere, afetando o grau de precisão do procedimento.
A classificação como Pessoa com Deficiência não depende do grau e sim da visão final que você tem, com óculos ou lentes de contato. Uma pessoa pode não ter grau nenhum e não enxergar por outra razão, enquanto outra pode ter altos graus de miopia, mas com lentes de contato ter uma visão adequada.
A retirada da lente de contato temporária geralmente é feita após 5 a 7 dias. O epitélio removido leva cerca de 1 ano para se regenerar. Durante esse tempo, o paciente deve evitar expor os olhos ao sol e fazer uso de óculos escuros nessas situações. É normal os pacientes se queixarem de um pouco de dor após a cirurgia.
O ato de chorar em si não apresenta nenhum risco ou é sintoma de complicação da cirurgia. Mas é importantíssimo evitar de coçar os olhos nos primeiros dias da cirurgia, para preservar a região que está ainda em fase de cicatrização.
Via de regra, a cirurgia PRK pode ser realizada em qualquer pessoa adulta (após a adolescência), que tenha o grau estabilizado há pelo menos um ano, sem infecções ou doenças oculares, dependa da utilização de óculos e/ou lentes de contato em algum nível e tenha o desejo de mudar essa condição.