Com a queda inédita do Santos para a Série B do Campeonato Brasileiro, somente três times nunca foram rebaixados na história. Flamengo, São Paulo e Cuiabá nunca amargaram o feito negativo de ficar no Z-4 ao final da competição.
Sabemos que no Brasil agora apenas Flamengo e São Paulo integram o grupo dos times históricos que jamais caíram. O Cuiabá pode dizer que jamais foi para a Série B também depois de chegar à elite, mas ele é um fenômeno recente no futebol brasileiro (há alguns anos a Chapecoense teve a mesma honraria, mas acabou caindo).
Decretada a queda do Santos, a primeira na história do Peixe, apenas três clubes nunca foram rebaixados da Série A do Brasileirão. Historicamente, Flamengo e São Paulo faziam parte da lista, que ganhou a adição recente do Cuiabá. O Dourado jogou a Série A pela primeira vez em 2021, e não foi rebaixado desde então.
Assim, se tornando uma das três equipes que nunca foram rebaixadas na história da Série A do Campeonato Brasileiro. No Brasileirão de pontos corridos, que começou em 2003, apenas Flamengo, São Paulo, Cuiabá e Fluminense nunca foram rebaixados.
A tensão nos bastidores fez com que a Federação Paulista decidisse inchar o campeonato nos anos seguintes, eliminando o rebaixamento em 1988, 1989 e 1990, chegando a um torneio com 28 clubes em 1991 – número que continuaria crescendo até os 30 de 1993.
América-MG, Coritiba e Goiás são os recordistas de descensos na competição, com sete. Flamengo e São Paulo são os únicos que nunca foram rebaixados. Após a rodada final do Campeonato Brasileiro de 2023, completou-se o grupo dos quatro rebaixados para a Série B de 2024.
O clube é um dos membros fundadores da La Liga, e também um dos únicos dois que nunca foram rebaixados para a Segunda Divisão, juntamente com o Athletic Bilbao.
O São Paulo abriu mão de disputar a edição de 1979, por questões de calendário e datas. Mesmo assim, não foi rebaixado para a segunda divisão. Na época, o Santos fez o mesmo, mas, em 2024, estará ausente da Série A. Em 2021 (edição de 2020), o Cuiabá subiu para a primeira divisão pela primeira vez em sua história.
Ainda que Barcelona, Real Madrid e Athletic nunca tenham sido rebaixados, desde a criação da La Liga, em 1929-30, várias equipes consideradas grandes no futebol espanhol já caíram e passaram algumas temporadas fora da elite.
Desde a criação do Brasileirão, o Vasco sofreu com o rebaixamento quatro vezes. Em 2008, o Cruz-Maltino caiu para a Série B pela primeira vez sob o comando de Renato Gaúcho, tendo a confirmação após uma derroata para o Vitória por 2 a 0, mas já no ano seguinte voltou a elite brasileira.
Apesar de em apenas uma das vez a equipe ter sido rebaixada, outros anos do clube no torneio nacional geraram discussões e revolta por parte dos torcedores.
Entretanto, o Rubro-Negro e o Colorado disputaram normalmente a Primeira Divisão de 1988, enquanto o Coritiba foi rebaixado, em 1989, porque se recusou a entrar em campo por não concordar com o horário do jogo de sua última rodada. Uma manobra jurídica impediu a queda do Flamengo, em 2013.
Portanto, não houve rebaixamento na edição do Paulistão de 1990 e Eduardo José Farah, então presidente da Federação Paulista, ampliou o torneio de 1991 com mais quatro equipes visando uma reeleição no cargo.
Além de ser tricampeão da Libertadores e do Mundial de Clubes, além de hexa do Campeonato Brasileiro, o São Paulo Futebol Clube ostenta um feito que é celebrado até hoje pelos torcedores. Em 94 anos de história, o Tricolor jamais foi rebaixado. Consulte a matéria completa no Portal do São Paulino.
Fato número 12: O Almanaque do São Paulo confirma: O São Paulo foi rebaixado no Campeonato Paulista de 1990 e, se não fosse uma "manobra nos bastidores", não poderia disputar o título em 1991.
Não houve rebaixamento em 1990 e, portanto, o São Paulo não foi rebaixado. Mas não foi em só em 1990. Não houve descenso em 1989, 1990, 1991 e 1992. Além de ninguém cair em 1990, subiram Olímpia, Sãocarlense, Marília e Rio Branco, que revelou Macedo.
É realmente uma rivalidade histórica que sempre rende muitas emoções aos torcedores e fãs de futebol. Observando apenas os números do clássico paulista, temos o Corinthians como maior vencedor, com a marca de 132 vitórias com 504 gols somados, contra 109 vitórias e 477 gols do São Paulo, além dos 114 empates.