Quem pode afastar um juiz?

29 – Quando, pela natureza ou gravidade da infração penal, se torne aconselhável o recebimento de denúncia ou de queixa contra magistrado, o Tribunal, ou seu órgão especial, poderá, em decisão tomada pelo voto de dois terços de seus membros, determinar o afastamento do cargo do magistrado denunciado. Art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cnj.jus.br

Quando um juiz pode ser afastado?

Segundo a proposta, o magistrado vitalício poderá perder o cargo também se for negligente no cumprimento dos deveres da função; se adotar procedimento incompatível com a dignidade, a honra e o decoro; ou ainda se apresentar capacidade de trabalho incompatível com o bom desempenho das atividades do Poder Judiciário.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em camara.leg.br

Quem pode prender um juiz?

Qualquer do povo poderá e as autoridades policiais e seus agentes deverão prender quem quer que seja encontrado em flagrante delito.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em noticias.uol.com.br

Quando o juiz se torna impedido?

Art. 136. Quando dois ou mais juízes forem parentes, consangüíneos ou afins, em linha reta e no segundo grau na linha colateral, o primeiro, que conhecer da causa no tribunal, impede que o outro participe do julgamento; caso em que o segundo se escusará, remetendo o processo ao seu substituto legal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quem pode processar um juiz?

Está no artigo 108, inciso I, da Constituição, segundo o qual compete aos tribunais regionais federais processar e julgar, originariamente, "os membros do Ministério Público da União, ressalvada a competência da Justiça Eleitoral".
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conjur.com.br

DICA DO ESPECIALISTA - Quem pode retirar a Medida Protetiva

Quem investiga os juízes?

Organismo que ocupou o centro do debate jurídico nesta semana em razão do julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o alcance de sua competência, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) tem atualmente em tramitação 3.284 processos, dos quais 545 são apurações de irregularidades ou faltas disciplinares cometidas ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual o órgão que fiscaliza os juízes?

A Corregedoria-Geral exerce fiscalização, controle e orientação normativa da Justiça Federal. Suas atribuições são reguladas pela Lei 11.798, de 29 de outubro de 2008.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cjf.jus.br

Como pedir a suspeição de um juiz?

A forma de alegação pela parte interessada é através do chamado incidente de suspeição e impedimento, embora muitos também tratem como exceção de suspeição e impedimento. Ou seja, deve-se fazer uma petição fundamentada e protocolada nos autos do processo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em projuris.com.br

Quem pode alegar impedimento do juiz?

I - ao membro do Ministério Público; II - aos auxiliares da justiça; III - aos demais sujeitos imparciais do processo. § 1o A parte interessada deverá arguir o impedimento ou a suspeição, em petição fundamentada e devidamente instruída, na primeira oportunidade em que lhe couber falar nos autos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quais são as causas de impedimento do juiz?

O juiz também deve se considerar impedido de julgar caso tenha dado sentença ou decisão quando a ação tramitava na primeira instância; se tiver atuado como mandatário de qualquer uma das partes envolvidas na disputa, perito, órgão do Ministério Público, ou ainda se tiver prestado depoimento como testemunha do caso.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cnj.jus.br

Quem tem mais poder que um juiz?

Os desembargadores desempenham um papel crucial no Poder Judiciário, pois são responsáveis por revisar as decisões dos Juízes.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em querobolsa.com.br

O que significa afastar um juiz?

A lei especifica os motivos que podem afastar o juiz da demanda, espontaneamente ou por ato das partes. São de duas ordens: os impedimentos (art. 144, CPC/2015), de cunho objetivo, peremptório, e a suspeição (art. 145, CPC/2015), cujo reconhecimento, se não declarado de ofício pelo juiz, demanda prova.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual a maior punição para um juiz?

Aposentadoria compulsória x Demissão

No caso da magistratura, no âmbito administrativo, a aposentadoria compulsória é a mais grave das cinco penas disciplinares aplicáveis a juízes vitalícios. Afastado do cargo, o condenado segue com provento ajustado ao tempo de serviço.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em migalhas.com.br

Quantos juízes já foram presos no Brasil?

Forma mais comum de punição é a aposentadoria compulsória, que afasta magistrados, mas mantém benefícios. O Brasil possui 17 mil juízes e desembargadores. De 2005 para cá, 82 deles foram punidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Deste total, 53 tiveram como punição a aposentadoria compulsória.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em g1.globo.com

O que o juiz não pode fazer?

Aos juízes é vedado: I - exercer, ainda que em disponibilidade, outro cargo ou função, salvo uma de magistério; II - receber, a qualquer título ou pretexto, custas ou participação em processo; III - dedicar-se à atividade político-partidária.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trilhante.com.br

Quando um juiz deve se declarar impedido?

O juiz deve declarar-se impedido de julgar determinado processo por critérios objetivos previstos no artigo 144 do Código de Processo CIvil. E deve declarar-se suspeito quando houver razões subjetivas que possam comprometer a parcialidade conforme previsto no artigo 148 do Código de Processo CIvil.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjmg.jus.br

Em qual das situações abaixo Configura-se o impedimento do juiz?

Há impedimento do juiz, sendo-lhe vedado exercer suas funções no processo quando receber presentes de pessoas que tiverem interesse na causa antes ou depois de iniciado o processo, quando aconselhar alguma das partes acerca do objeto da causa ou quando subministrar meios para atender às despesas do litígio.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em qconcursos.com

Quem pode alegar suspeição?

Cabe ressaltar que a hipótese de suspeição e impedimento são aplicáveis também aos membros do Ministério Público; auxiliares da justiça (ex: servidores, peritos ); e demais sujeitos imparciais do processo, como os jurados.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Quais são os casos de suspeição dos juízes?

Suspeição é quando o juiz tem a sua imparcialidade questionada por conta de situações pessoais ou posicionamento na lide, como amizade ou inimizade com uma das partes, familiaridade, entre outros.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aurum.com.br

Como fazer para processar um juiz?

Atualmente, também é possível processar juízes e a União em ações na Justiça comum, para obter indenizações.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cartacapital.com.br

Onde posso reclamar de um juiz?

Quais são os meios de encaminhar manifestação à Ouvidoria? A manifestação poderá ser registrada por meio do formulário eletrônico do SIC/Ouvidoria do CNJ, disponível no link www.cnj.jus.br/ouvidoria-page/registre-sua-manifestacao.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cnj.jus.br

Quem controla os juízes?

O Supremo Tribunal Federal é o órgão de cúpula do Poder Judiciário e a ele compete, precipuamente, a guarda da Constituição, conforme definido no art. 102 da Constituição da República.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cnj.jus.br

Quem regula os juízes?

Art. 50 - Ao Conselho Nacional da Magistratura cabe conhecer de reclamações contra membros de Tribunais, podendo avocar processos disciplinares contra Juízes de primeira instância e, em qualquer caso, determinar a disponibilidade ou a aposentadoria de uns e outros, com vencimentos proporcionais ao tempo de Serviço.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em planalto.gov.br