É possível conciliar a consagração com o Matrimônio? Sim, é possível conciliar a vida consagrada com o casamento. Pois, como dissemos, a consagração pode ser feita por pessoas de todos os estados de vida.
O que acontece quando uma pessoa se consagra a Nossa Senhora?
O objetivo da Consagração é para que Nossa Senhora nos ajude a viver melhor nossas promessas batismais, nos unindo cada vez mais a Jesus, de forma perfeita e amorosa.
Como deve ser a vida de um consagrado a Nossa Senhora?
Viver num estado de abandono e confiança para com Nossa Senhora, confiando a Ela todas as nossas necessidades, problemas, sofrimentos, alegrias, decisões, negócios… Como uma criança pequenina, segurar nas mãos desta boa Mãe e deixar-se conduzir por Ela. Em tudo recorrer a Ela. Fazer tudo do jeito d'Ela.
Quem não comunga pode se consagrar a Nossa Senhora?
Conscientes disso, é preciso compreender que a Consagração à Nossa Senhora só é possível ser feita por aqueles que estão em estado de graça, que vivem em amizade e união com Deus; que não estão impedidos de se confessar e receber a Sagrada Comunhão.
2 - Quem Pode e Quem Não Pode Fazer a Total Consagração - Padre Rodrigo Maria
Quem se consagra a Nossa Senhora pode usar calça?
Bem como não é obrigatório ao homem usar camisa e calça so- cial, mas nada de bermuda, chinelo e camiseta rega- ta. Isso não é roupa de participar da Santa Missa ou de momentos oracionais, mas de passear na praça! Como consagrado, preciso rezar o terço mariano todos os dias?
A irmã explica que, caso a hóstia caia no chão, o fiel, o padre ou o ministro da eucaristia pode se abaixar para pegá-la. “O ministro da eucaristia vai guardar no sanguíneo, depois a hóstia será levada para a capela onde os ministros a deixam dissolver na água para no futuro regar as plantas.
A vida consagrada torna seus membros testemunhas de Cristo no mundo, sobretudo pela prática da caridade, da solidariedade com os pobres e excluídos e pela missionariedade. “Há que afirmar que a missionariedade está inscrita no coração mesmo de toda forma de vida consagrada”, afirma o Papa (VC, 25).
Em poucas palavras, ser um consagrado consiste em viver uma resposta diária, corajosa e alegre de amor à pessoa de Jesus Cristo: a busca de Deus é a busca da alegria; e o encontro com Ele é a própria alegria.
Há pessoas que insistem na obrigação das mulheres consagradas usarem o véu para participar de momentos de oração e da Liturgia. Outras, dizem que as consagradas devem usar saia ou vestido, colocando o movimento de modéstia feminina como regra.
A consagração pode ser feita por padres e religiosos. Entretanto, a consagração não está ligada a um voto de celibato ou de castidade. Sendo assim, a pessoa solteira que se consagra pode mudar de estado de vida, ou seja, pode casar-se ou tornar-se religioso ou padre.
O que é a consagração à Nossa Senhora pelo Método de São Luís de Montfort? É um ato de entrega total de si mesmo(a) a Maria, como meio para se consagrar a Jesus Cristo. Entregar-se inteiramente à Maria e, por Ela, a Jesus, e em procurar fazer todas as ações com Maria, em Maria, por Maria e, para Maria.
Quem PODE se consagrar nessa celebração? Somente aqueles que sozinhos ou em grupo tenham lido o Tratado e se preparado de acordo com o método proposto por São Luís Maria Grignion de Montfort. Esta é a ÚNICA data possível para a Consagração ou renovação? Não.
O que acontece depois de se consagrar a Nossa Senhora?
Como escreve Scott Smith, “Quando nos consagramos a Maria, entregamos toda a nossa vida e os méritos de todas as nossas orações para ela. Entregamos a Maria todas as nossas obras para pertencermos mais plenamente a Jesus. Fazemo-lo também para que Maria possa fazer coisas muito maiores com as nossas pequenas ofertas.
O que responder quando receber a hóstia consagrada?
Vinde, Senhor Jesus!”. Eis o momento que se inicia a Eucaristia na celebração. O sacerdote oferece: “O corpo e o sangue de Cristo”. O cristão responde: “Amém”.
Quem se consagra a Nossa Senhora pode beber cerveja?
As pessoas consagradas que são chamadas a uma particular perfeição de vida podem renunciar até mesmo o uso moderado de bebidas alcoólicas, apesar de moralmente aceitável, como forma de penitência, sacrifício, mortificação.
A pessoa consagrada vive e respira somente para Deus, num ato contínuo de liturgia. Agora seu ser é um ser consagrado, que quer viver somente em e por Deus. Tudo é dirigido a Deus e, culto e adoração. Mais uma vez, para viver isso, o consagrado precisa traduzir em vida seu ser consagrado totalmente dedicado a Deus.
Os e as consagradas experimentam “que a vinculação íntima com Jesus no grupo dos seus é participação da Vida saída das entranhas do Pai, é se formar para assumir seu estilo de vida e suas motivações (cf. Lc6,40b), viver seu destino e assumir sua missão de fazer novas todas as coisas” (DAp 131).
Jesus mostrou que uma vida consagrada é uma vida de serviço. Horas antes do início da agonia de Sua Expiação, o Senhor humildemente lavou os pés de Seus discípulos, dizendo-lhes: “Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros.
A vida consagrada vive um tempo de desafios exigentes e necessidades de renovação, mas o compromisso dos consagrados, de serem profetas que anunciam, com a vida, na missão, o Evangelho da Alegria, da esperança e a paz, não pode ser esquecido porque faz parte do DNA da vida consagrada.
O direito canônico estabelece: “Quem vai receber a santíssima Eucaristia, abstenha-se, pelo espaço de ao menos uma hora antes da sagrada comunhão, de qualquer comida ou bebida, exceto água ou remédios”. No entanto, os idosos, os doentes e seus cuidadores estão isentos do jejum eucarístico.
Pode-se até mastigar a Hóstia, como se mastigam os alimentos, pois afinal é alimento espiritual. Embora isto quase nunca seja necessário. Quer mastiguemos a Sagrada Hóstia ou não, o que devemos garantir é que a engulamos, já que a Sagrada Eucaristia é alimento espiritual, e, para recebê-lo, temos de comê-la.
O que significa quando a hóstia gruda no céu da boca?
Esta é mais uma “lenda urbana” a respeito da Santíssima Eucaristia, tal qual a da hóstia grudada no céu da boca ser sinal de estar comungando em pecado.As espécies de vinho e pão se deterioram normalmente, e a partir do momento em que deixam de se caracterizar como tais (apodrecendo/mofando), a presença real se esvai ...