O NIC 3 não é um câncer mas pode ser uma lesão precursora para câncer de colo uterino. Se esse achado foi visto no Papanicolaou, você deverá realizar uma biópsia guiada por colposcopia. Se você tem mais de 25 anos, você deverá se submeter a a cirurgia de alta frequência.
A NIC III já é um câncer em estádio inicial com chance de cura se aproxima de 100% se tratada adequadamente. NIC I pode regredir espontaneamente na maioria das pacientes, no entanto, na presença deste diagnóstico deve ser feito avaliação por um médico especialista.
Olá. O NIC 3 é uma lesão de alto grau provocada pela infecção pelo HPV do colo uterino. Não é um câncer mas pode ser uma lesão precursora de câncer. Apesar da histerectomia tratar a lesão de alto grau, você não precisa fazer um procedimento tão agressivo como a retirada do útero.
O que significa NIC 3 no resultado de uma biópsia?
O NIC 3 (neoplasia intraepitelial grau 3) é o último estágio das lesões pré-malignas do colo de úterol, ou seja, antes de se transformar num carcinoma invasivo. Teoricamente, por ainda não ser invasiva, essa lesão não tem risco de se espalhar, mas deve ser tratada antes de virar um carcinoma invasivo.
É possível ter NIC 2 ou NIC 3 e não ter HPV? Não, NIC 2 / NIC 3 são as chamadas lesões de alto grau e são 100% das vezes relacionadas à presença do vírus. O que pode ocorrer em alguns casos é a mulher apresentar uma lesão e ter uma pesquisa de HPV negativa.
Em caso de NIC 3 a paciente tem HPV. E o HPV pode ser transmitido ao parceiro sim. Em caso de NIC 3, ideal é realize a colposcopia com biópsia e após resultado será avaliado a necessidade de uma conização.
NIC III é uma lesão pré câncer , não é considerado um câncer . Se ocorrer o retorno após já ter realizado uma conizacao prévia, deve se avaliar a necessidade de reconização por histerectomia.
Caso a anestesia seja local, o medicamento anestésico será injetado no colo do útero e o tecido em formato de cone será retirado. A conclusão da cirurgia é feita com a sutura da parte que foi cortada ou com o uso de um dispositivo de cauterização, que sela os vasos sanguíneos com uma corrente elétrica.
Olá, NIC III não tem sintomas de dor. Então , isto explica porque é necessário fazer prevenção todo ano ou de acordo com a recomendação de seu médico. Caso contrário a lesão pode evoluir e se tornar mais grave.
Como a infecção pelo HPV leva ao câncer do colo do útero
Em mulheres com sistemas imunológicos debilitados – as que estão infectadas pelo vírus HIV e sem tratamento –, o desenvolvimento do câncer pode levar apenas de 5 a 10 anos.
O NIC III é uma lesão subclinica do colo uterino, isto é, ela não dá sintomas. Se a paciente tem sangramento ou corrimento associado ao NIC 3, esses sintomas não são devido a está lesão. A paciente somente terá sintomas quando a lesão se tornar uma lesão invasora ou câncer.
Carcinoma In Situ NIC III Tem cura? A lesão NicIII ca in situ tem cura sim e o tratamento preconizado é cirurgia de alta frequência (caf) , chamada também de conização . Estirpando a lesão vc se livra do câncer , porém o vírus estará sempre contigo . Mas é a lesão que se não for tratada que vira o câncer .
O NIC 3, HPV e o tratamento cirúrgico não reduzem a sua fertilidade, não dificultam uma gravidez futura, não impedem um parto normal e não indicam uma cesárea. Converse com o seu médico.
E eu posso morrer por conta disso ? Olá. Se você tem uma lesão de alto grau ou NIC 3 e mais de 25 anos, você deverá fazer a conização a frio ou cirurgia de alta frequência.
Olá . Não existe restrição alguma quanto à atividade física ou outra qualquer , enquanto se aguarda a realização da conização ( cirurgia indicada pra quem tem Nic 3 ). Posterior à cirurgia sim , alguns cuidados devem ser tomados .
Quem fez a CAF está curada? Em primeiro lugar, lembramos que são altíssimas as chances de cura após a cirurgia de alta frequência, pois é considerada um procedimento muito eficiente. Então, existe sim a chance de cura. No entanto, os médicos não descartam a possibilidade de uma recorrência da lesão.
A vacina contra o HPV pode evitar a recidiva da lesão de alto grau no colo uterino. O HPV pode estar associado a câncer de colo uterino, de vagina, de vulva, de reto, de ânus, de pênis e de orofaringe.
Todas as pacientes com lesoes NIC 2 e NIC 3 devem ser tratadas com crioterapia ou CAF. Pacientes diagnosticadas com neoplasia invasiva devem sem demora ser encaminhadas para tratamento. Pacientes diagnosticadas com NIC de alto grau durante a gravidez podem ser reexaminadas na 28a.
Fato: a transmissão do HPV acontece geralmente por meio de relações sexuais sem proteção, mas também pode ocorrer pelo contato com a pele ou mucosas infectadas.
Após a cura de uma lesão por HPV, ainda existe a possibilidade de infectar meu parceiro (a)? Sim, claro que existe. Mas na verdade, a ciência ainda não conhece a taxa de risco de transmissão das lesões subclínicas.
Como fortalecer o sistema imunológico para eliminar o vírus do HPV?
Por isso, o tratamento pode incluir mudanças de hábitos (alimentação e rotinas de exercícios) e o uso de medicamentos para fortalecer as defesas naturais do corpo. Alguns desses medicamentos são a BCG, a timomodulina e o levamisole.