O cantor Justin Timberlake é mais um famoso com déficit de atenção. Além do TDAH, ele também já revelou ter Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC). A socialite Paris Hilton também está entre os artistas que são portadores da condição. Em entrevista, ela revelou que seu TDAH é um problema constante em seu dia a dia.
Por conta do TDAH, teve problemas na escola quando criança e, mais tarde, acabou abandonando Harvard antes de se formar. No entanto, fundou a Microsoft, empresa que representa um grande marco para a humanidade, pois transformou em definitivo a forma como pessoas usam computadores.
🏀Michael Jordan, um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos, enfrentou desafios significativos devido ao Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Apesar das dificuldades iniciais na escola e no esporte, Jordan desenvolveu um foco absoluto em sua paixão pelo basquete.
FAMOSOS COM TDAH | 8 CELEBRIDADES COM TDAH | Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade
É verdade que quem tem TDAH é mais inteligente?
“A superdotação e o TDAH são bem diferentes, embora algumas pessoas com TDAH possam parecer mais inteligentes devido ao pensamento acelerado. No entanto, enquanto o TDAH envolve desatenção e hiperatividade, prejudicando a aprendizagem, a superdotação destaca-se pela inteligência acima da média.
“Crianças com TDAH e QI superior (≥120) tendem a apresentar menos erros de omissão e comissão em testes visuais e auditivos comparadas às crianças com QI médio (70-120), mesmo após controlar variáveis como idade e gênero”.
Criatividade. As pessoas que vivem com TDAH muitas vezes resolvem problemas de maneiras interessantes ou criativas. Muitas crianças com TDAH têm uma imaginação ativa ou desfrutam de jogos de fantasia.
Zé Felipe revela detalhes do diagnóstico de transtorno e como lida com TDAH. Na terça-feira, 17, Zé Felipe abriu o jogo nas redes sociais e contou a seus seguidores como lida com o diagnóstico de TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade).
Quais são as causas do TDAH? Segundo estudos, a predisposição genética e a ocorrência de alterações nos neurotransmissores (dopamina e noradrenalina) que estabelecem as conexões entre os neurônios na região frontal do cérebro são a principal causa do TDAH.
Os pacientes com TDAH apresentam alterações na região frontal do cérebro. Essa parte do órgão que comanda nosso sistema nervoso central é responsável por inibição do comportamento, capacidade de atenção, autocontrole, planejamento e memória.
Ter TDAH não é uma proibição para dirigir. No entanto, é importante que a pessoa com TDAH tome algumas precauções e considere como o transtorno pode afetar sua capacidade de dirigir com segurança. Aqui estão algumas recomendações: 1.
Ator, que foi diagnosticado com TDAH, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, na adolescência, falou sobre as dificuldades que passa no dia a dia com o Dr. Drauzio Varella. Entenda melhor os sintomas.
Agitação, inquietação, movimentação pelo ambiente, mexem mãos e pés, mexem em vários objetos, não conseguem ficar quietas (sentadas numa cadeira, por exemplo), falam muito, têm dificuldade de permanecer atentos em atividades longas, repetitivas ou que não lhes sejam interessantes, são facilmente distraídas por ...
O tratamento mais indicado para TDAH é feito com medicamentos, como metilfenidato (Ritalina) ou lisdexanfetamina (Venvanse), e terapia comportamental para melhorar a atenção e diminuir a impulsividade, de acordo com a orientação do médico.
O Projeto de Lei 2630/21, do deputado Capitão Fábio Abreu (PL-PI), cria a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Conforme a proposta, a pessoa com TDAH é considerada pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais.
Geralmente, os sintomas do TDAH na infância começam antes dos 12 anos e em alguns casos são perceptíveis a partir dos três anos de idade. Os sintomas podem ser sutis, confundidos com apenas uma característica de pessoas “esquecidas”, mas é preciso atenção.
O TDAH não está ligado a deficiência intelectual, muito pelo contrario . O que acontece é uma dificuldade de manter o foco de sua atenção e isso não o faz ter dificuldade de aprendizado.
Sim. Inclusive 60 a 70% dos casos persistem com prejuízo para a vida produtiva na idade adulta. O TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento, onde ocorre uma hiperperfusão em uma determinada região do cérebro. Portanto é uma doença crônica e que deve ser tratada com medicação durante toda a vida, e sem estigmas.
Os sintomas, que incluem hiperatividade, impulsividade ou desatenção, são vistos como uma fraqueza. No entanto, estudos recentes, indicam que pessoas com TDAH costumam ser mais criativas, dinâmicas, têm competência social e emocional, além de possuir ótimas habilidades cognitivas.
O BPC-LOAS é um benefício assistencial destinado a pessoas com deficiência de baixa renda. O TDAH pode ser considerado uma condição que se enquadra nos critérios para a obtenção do benefício. Para ter acesso a ele, é necessário comprovar a deficiência e a renda familiar dentro dos requisitos estabelecidos.
Energia lá em cima – um dos sintomas mais comuns do TDAH é a hiperatividade. Existem muitos empregos no qual essa energia extra que pessoas com o transtorno tem pode ser muito aplicada. Criatividade – pessoas com TDAH tendem a ser visionárias e criativas, e conseguem ter novas ideias com facilidade.