O azul e o verde têm uma associação psicológica com estabilidade, segurança e limpeza. Essas cores transmitem uma sensação de tranquilidade e confiança para os médicos, enfermeiros e pacientes, criando um ambiente propício para a concentração e o bem-estar emocional.
Azul: O azul é associado à confiança e segurança, tornando-o uma escolha popular para uniformes hospitalares. É frequentemente usado por técnicos e outros profissionais de saúde.
Certamente o Jaleco Lord Azul Marinho é uma ótima opção para biomédicos, médicos, veterinários, enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos e fisioterapeutas. Contudo, você pode usá-lo em qualquer situação: ambulatórios, hospitais, unidades básicas de saúde, laboratórios, estágios.
Azul - Uso exclusivo para Enfermagem; Bege - Uso exclusivo para Equipe Multidisciplinar; Verde - Uso exclusivo para Médicos no Centro Cirúrgico e UTI viValle; Cinza - Uso exclusivo para demais pessoas no Centro Cirúrgico.
PORQUE OS MÉDICOS USAM ROUPA VERDE OU AZUL NA SALA DE CIRURGIA?
Porque enfermeiros usam azul?
O uso consistente de roupas cirúrgicas de cor azul ou verde ajuda a padronizar a equipe médica e a identificação de profissionais em um ambiente de equipe multidisciplinar. Isso possibilita uma comunicação clara entre os membros da equipe, evitando confusões e melhorando a coordenação durante as cirurgias.
A cruz já é culturalmente associada aos cuidados da saúde e o verde foi escolhido por ser a cor da esmeralda, pedra que representa a Enfermagem. Mas, o verde também é considerado a cor da Enfermagem, tendo em vista que a tonalidade é associada à paz, à tranquilidade, à cura e à saúde.
Porque são cores opostas ao vermelho. Os médicos e enfermeiros passam muito tempo olhando para sangue e órgãos, o que tira a sensibilidade da visão para as nuances róseas do interior do corpo. Olhar para o verde ou o azul de vez em quando dá uma calibrada nas retinas e aumenta o contraste.
O que significam as cores dos uniformes no hospital?
Verde: Transmite calma, tranquilidade e serenidade, ideal para áreas cirúrgicas e de internação. Azul: Inspira confiança, segurança e paz, adequado para áreas de atendimento e recepção. Amarelo: Estimula a alegria, otimismo e criatividade, indicado para pediatria e áreas de reabilitação.
O Japão utilizou camisas azuis pela primeira vez em 1930, nos Jogos do Campeonato do Extremo Oriente. Seis anos depois, nos Jogos Olímpicos de Berlim, o mundo viu o país asiático de azul.
O jaleco branco é considerado o uniforme dos profissionais da enfermagem e cuidadores, uma vez que é visto pelos colegas como um símbolo de respeito e está diretamente ligado à ideia de higiene e limpeza no ambiente clínico e hospitalar.
Já o verde indica casos de menor urgência, que podem aguardar atendimento. A cor azul identifica pacientes sem urgência, e que podem ser atendidos em Unidades Básicas de Saúde.
O Azul e o verde, de acordo com o círculo cromático, são escolhidas porque são opostas ao vermelho. Como os médicos, enfermeiros e a equipe técnica passam muito tempo olhando para sangue e órgãos, isso tira a sensibilidade da visão para as nuances róseas do interior do corpo.
Para escolher a cor do seu jaleco você deve considerar: o seu ambiente de trabalho; o nível de concentração para realizar suas tarefas; como as cores se combinam o se anulam (por exemplo: o laranja neutraliza o azul e vice-versa; o verde neutraliza o vermelho e vice-versa; a violeta neutraliza o amarelo e vice-versa);
Embora poucas pessoas tenham pensado nisso, existe uma razão importante para essa regra. As cores azul e verde são opostas ao vermelho (a cor do sangue) na “roda das cores” e por isso são adequadas para melhorar a visão dos médicos durante o procedimento.
O verde fornece um contraste valioso que ajuda os cirurgiões a distinguir entre diferentes tons de vermelho e rosa. Essa é uma das principais características da cor complementar, dar suporte à sua oposta.
Já a cor azul não é urgente, ou seja, o paciente não corre risco e poderá ser encaminhado para seguimento ambulatorial na sua Unidade Básica (Posto de Saúde). Portanto, se um paciente estiver aguardando o atendimento médico e outro, que chegou depois, for atendido na sua frente, é porque corria um risco maior.
Qual o salário de um Enfermeiro? O salário médio de um Enfermeiro no Brasil é de R$ 3.384,29. Os estados onde a profissão de Enfermeiro têm os melhores salários são Distrito Federal, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Curioso notar que, a característica da cobra de trocar sua pele durante a vida simboliza a renovação e ressureição. No símbolo da enfermagem, por sua vez, a cobra também está presente.
Quais são as 4 categorias profissionais de enfermagem?
CATEGORIAS PROFISSIONAIS: QUAIS SÃO AS CATEGORIAS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM? A enfermagem é exercida privativamente pelo Enfermeiro, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e Parteira, respeitados os respectivos graus de habilitação, conforme redação dada pela Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986.
Alguns exemplos de cursos que usam a cor azul são Arquitetura, Publicidade, Jornalismo, Psicologia, Filosofia, História, Moda, Turismo, Design Gráfico, Ciências Biológicas, Administração, entre diversos outros.
no QUADRO III, com carteira de cor vermelha, a categoria de auxiliar de enfermagem; e ainda as categorias de prático de enfermagem e parteira prática com certificado obtido, nos termos de leis, até 1964, ano em que cessaram os exames para esses certificados.