(c)Jaleco Verde O jaleco verde é comumente utilizado por profissionais da área de enfermagem. Essa cor está relacionada à esperança, à tranquilidade e ao equilíbrio. O verde também está associado à cura e ao bem-estar, refletindo a natureza compassiva e cuidadosa dos enfermeiros.
Enfermeiros têm um papel vital no cuidado direto aos pacientes. Seus uniformes variam de acordo com a hierarquia e especialização. Auxiliares podem usar uniformes verdes, enquanto enfermeiros registrados podem preferir uniformes brancos, cinza, rosa ou azuis.
Para escolher a cor do seu jaleco você deve considerar: o seu ambiente de trabalho; o nível de concentração para realizar suas tarefas; como as cores se combinam o se anulam (por exemplo: o laranja neutraliza o azul e vice-versa; o verde neutraliza o vermelho e vice-versa; a violeta neutraliza o amarelo e vice-versa);
Segundo um artigo de 1998 do Today's Surgical Nurse, a ideia dos jalecos coloridos foi difundida no começo do século 20, e a partir daí as roupas azuis ou verdes passaram a ser utilizadas nas salas de cirurgia. A intenção era fazer com que esses “fantasmas” se fundissem com a cor do tecido e fossem neutralizados.
Porque são cores opostas ao vermelho. Os médicos e enfermeiros passam muito tempo olhando para sangue e órgãos, o que tira a sensibilidade da visão para as nuances róseas do interior do corpo. Olhar para o verde ou o azul de vez em quando dá uma calibrada nas retinas e aumenta o contraste.
(c)Jaleco Verde O jaleco verde é comumente utilizado por profissionais da área de enfermagem. Essa cor está relacionada à esperança, à tranquilidade e ao equilíbrio. O verde também está associado à cura e ao bem-estar, refletindo a natureza compassiva e cuidadosa dos enfermeiros.
A cor vermelha significa atendimento imediato sem que haja espera. O laranja é muito urgente, assim, o paciente precisa de um atendimento muito rápido, mas sem tanta emergência quanto o primeiro. A cor amarela significa urgência e indica que o paciente precisa de uma certa prioridade mas pode aguardar um pouco.
O verde remete à natureza, transmite saúde, frescor, equilíbrio e harmonia. Usado em lojas e estabelecimentos – principalmente os de saúde – para relaxar os visitantes. Frequentemente relacionado à questões ambientais e produtos de apelo sustentável.
Embora a cor branca seja a mais comum para os jalecos de enfermeiros, os modelos femininos podem ter estampas ou cores diferentes, como rosa, lilás ou azul claro.
Jaleco colorido (scrubs): Em algumas instituições, é comum encontrar jalecos de cores diferentes para identificar diferentes profissionais ou funções. Por exemplo, os enfermeiros podem utilizar jalecos azuis, enquanto os médicos usam jalecos brancos.
Porto Alegre (RS) – A farda Verde Oliva operacional foi usada pelo Excército Brasileiro até o final da década de 80, quando então houve a transição para o uniforme operacional camulflado, que até então era usado apenas pelas tropas de selva, paraquedistas e forças especiais.
A cor verde, representada na cobra, representam a cura, a saúde e a tranquilidade, que os profissionais de enfermagem desejam passar ao paciente no dia a dia da profissão. É importante destacar que, tanto para o auxiliar quanto para o técnico em enfermagem, existem símbolos um pouco diferentes em seu brasão.
A sala verde recebe pacientes de baixa complexidade, obedecendo ao Protocolo de Manchester, que ordena os atendimentos de acordo com a gravidade de cada paciente, classificando os casos que chegam à emergência por meio de cores.
O jardim multissensorial está localizado em uma ampla área de terraço, com quase 900 m2 , com acesso irrestrito a todos os usuários do OMNI Medical. Sua principal função é reconectar as pessoas à natureza. No healing garden elas podem baixar os níveis de ansiedade, expectativa, estresse, e ter uma experiência incomum.
Uma curiosidade interessante relacionada às simbologias da Medicina consiste no fato de que a cor usada para representá-la é o verde. Essa relação é estabelecida desde a Idade Média e está ligada ao fato de que a coloração simboliza a esperança, ideia diretamente ligada à área.
O verde fornece um contraste valioso que ajuda os cirurgiões a distinguir entre diferentes tons de vermelho e rosa. Essa é uma das principais características da cor complementar, dar suporte à sua oposta.
O uso consistente de roupas cirúrgicas de cor azul ou verde ajuda a padronizar a equipe médica e a identificação de profissionais em um ambiente de equipe multidisciplinar. Isso possibilita uma comunicação clara entre os membros da equipe, evitando confusões e melhorando a coordenação durante as cirurgias.
O uso do branco por médicos. O uso de roupas brancas pelos profissionais de saúde é relativamente recente, aparecendo no Ocidente a partir do século XIX.
Quando um paciente recebe a classificação verde, significa que seu caso é pouco urgente e pode ser atendido em unidades de atenção básica. Ele pode ter dores abdominais ou de cabeça moderadas, doenças psiquiátricas e outros males que não apresentam risco de morte ou comprometimento de órgãos e sistemas.
Para isso, é utilizado um sistema de cores. A cor vermelha indica risco altíssimo, com necessidade de atendimento imediato (emergência). A cor amarela significa urgência, e demanda atendimento rápido. Já o verde indica casos de menor urgência, que podem aguardar atendimento.