Meio ambiente é só natureza? Não, o meio ambiente não se limita apenas à natureza. Ele engloba todos os elementos que compõem o entorno de um organismo, incluindo o ambiente natural (como fauna, flora, solo, água) e o ambiente construído pelo ser humano (como cidades, edificações, infraestruturas).
A definição da expressão "meio ambiente", ao contrário do que muitos pensam, não está apenas relacionada à natureza. A confusão sobre o significado leva muitos a acreditarem que "proteger o meio ambiente é o mesmo que preservar a natureza".
Qual é a diferença entre natureza e meio ambiente?
De fato, o uso do termo “natureza” é enfatizado no sentido da preservação e conservação da biodi- versidade; enquanto o termo “meio ambiente”, em geral, para identificar cenários antropizados.
Meio ambiente é o conjunto de elementos, processos e dinâmicas biológicos, físicos e químicos que criam condições e mantêm a vida na Terra. Todos os elementos naturais e processos biológicos, físicos, químicos e também a sociedade fazem parte do meio ambiente.
Portanto, o meio ambiente é formado por elementos abióticos[i], como a água, o ar, o solo e a energia; por elementos bióticos, como a flora e a fauna; e pela cultura humana, seus valores sociais, políticos, econômicos, científicos, morais, religiosos, etc.
O conceito “Meio Ambiente”, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), significa o conjunto de elementos físicos, químicos, biológicos e sociais que podem causar efeitos diretos ou indiretos sobre os seres vivos e as atividades humanas.
Meio ambiente (ou apenas meio ou ambiente) é a união de fatores biológicos (flora e fauna), físicos (solo, água, ar), químicos (salinidade, pH) e climáticos (temperatura, pluviosidade) que permite, cerca, abriga e afeta a vida em todas as suas formas.
Etimologia. O termo "meio ambiente" provêm do latim "ambĭens,ēntis", de "ambīre" ou "ambiens" que em português tem o sentido de "andar ao redor", "rodear", "envolver".
Em termos simples, o meio ambiente refere-se ao conjunto de condições, influências e recursos naturais que cercam e afetam os organismos vivos, incluindo seres humanos. Isso inclui o ar, a água, o solo, a flora, a fauna e os fatores climáticos.
O meio ambiente é composto por elementos naturais e humanos que interagem entre si no espaço. A importância do meio ambiente está ligada à preservação das características que possibilitam a manutenção da vida no planeta.
O meio ambiente é a soma dos elementos físicos, químicos e biológicos que interagem entre si, tornando possível a vida na Terra, com os mais diversos ecossistemas que abrigam todos os seres vivos e a matéria orgânica e inorgânica do planeta.
Qual é a diferença entre ambiente e meio ambiente?
Fica claro, portanto, que ambiente se referiria a todas as espécies, enquanto que meio ambiente estaria ligado sempre a cada espécie em particular. Como já dito, no caso da espécie humana, seu meio ambiente corresponderia à natureza conhecida, modificada em relação aos interesses do seu sistema social produtivo.
Frase: “Não jogue lixo, vamos cuidar da natureza, pensamos todos no futuro”. Frase: “O meio ambiente é parte da gente, temos que preservá-lo seja consciente”. Frase: “O meio ambiente agradece quando dele a gente não se esquece”.
Se refere à vida e aos elementos e fenômenos presentes no meio ambiente. Em geral, não inclui as obras e consequências das atividades humanas. A palavra provém do latim natura, que significa “qualidade essencial, disposição inata, o curso das coisas e o próprio universo”.
O ambiente é a totalidade das condições externas que afetam a vida, desenvolvimento e sobrevivência de um organismo. Engloba as condições biológicas, físicas e químicas nas quais os seres vivos se desenvolvem.
Meio ambiente refere-se ao conjunto de elementos físicos, químicos, biológicos e sociais que constituem o entorno de um organismo ou de uma comunidade. Em termos mais amplos, o meio ambiente engloba tudo o que nos rodeia, incluindo o ar, a água, o solo, os seres vivos e os fatores sociais e culturais.
A denominada Lei da Política Nacional do Meio Ambiente, em seu art. 3º, I, conceituou meio ambiente como “o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”.
O meio ambiente natural diz respeito à natureza propriamente dita, tudo que existe independente de ações antrópicas, é o mundo como o conhecemos, verde e vivo.