Telefones celulares contêm uma grande variedade de metais preciosos, como ouro e prata, e diferentes tipos de plástico e outras substâncias como chumbo, mercúrio, cádmio, arsênico.
E existe até mesmo celular de ouro. Isso mesmo! Um dos celulares mais queridos hoje em dia sem dúvida é o iPhone, da empresa americana Apple. Um iPhone comum, por exemplo, pode conter 0,034 de ouro, 0,34 de prata, 0.015 de paládio e menos de 1 miligrama de platina.
Com isso, é só fazer uma conta rápida para chegarmos à quantidade de ouro dentro de um único dispositivo. Logo, chegamos à conclusão de que um celular possui 0,026 grama de ouro, ou 26 miligramas.
Celulares e Smartphones: Particularmente ricos em ouro, especialmente nos conectores de carregamento, nos chips de memória e nas placas de circuito. Computadores e Laptops: Além das placas-mãe, componentes como processadores (CPUs), chips de memória (RAM) e cartões de expansão contêm quantidades significativas de ouro.
COMO RETIRAR OURO DE CELULARES / SMARTPHONE E ELETRÔNICOS DIY
Qual o aparelho que detecta ouro?
Se você procura por um detector de metal para ouro em forma de pepitas em regiões de garimpo, o AXIOM é o mais poderoso detector para ouro da Garrett. Detector de alta sensibilidade com tecnologia ULTRA PULSE.
Primeiro, o lixo eletrônico é moído e depois dissolvido em uma solução. Uma membrana feita de óxido de grafeno reduzido é adicionada e, dentro de alguns minutos, o ouro puro começa a se acumular na superfície da membrana, que pode ser queimada, deixando para trás o ouro.
Isso acontece porque, além das substâncias tóxicas e dos metais pesados (um tubo de TV, daqueles antigos, pode conter até 4 kg de chumbo!), o lixo eletrônico constitui-se em rica fonte de metais nobres, como ouro, prata e paládio.
Os celulares modernos são pequenos depósitos de metais preciosos. Um iPhone, por exemplo, pode conter 0,034g de ouro, 0,34 de prata, 0.015 de paládio e menos de um miligrama de platina. E também contém metais mais mundanos, mas também significativos, como o alumínio (25g) e cobre (15g).
De acordo com o Greenpeace, 48% da extração de ouro é destinada à produção de joias, 40% é utilizada em operações financeiras e 12% para fabricar equipamentos eletroeletrônicos. Para se ter uma ideia, apenas um celular possui em média, 0,026 gramas de ouro, sem contar o ouro que há no cartão SIM e no cartão de memória.
Para coletar o ouro, ainda é preciso deixar os processadores em uma solução de ácido hidroclorídrico e peróxido de hidrogênio. Depois de algumas horas, os pequenos fios de ouro entre o die e a placa começam a aparecer. Já é possível filtrar a solução para se recuperar metal dourado neste estágio.
Telefones celulares contêm uma grande variedade de metais preciosos, como ouro e prata, e diferentes tipos de plástico e outras substâncias como chumbo, mercúrio, cádmio, arsênico.
Os componentes mais comuns que contêm ouro nos eletrônicos descartados são os conectores dos cabos, pinos e contatos em placas de circuito impresso, e até mesmo em pequenos chips. No entanto, extrair esses metais preciosos requer processos especializados de reciclagem.
O ouro e a prata eram recuperados a seguir por meio de eletrólise. Essa tecnologia, posteriormente denominada Processo Zadra, serviu de base para o desenvolvimento de dois processos muito importantes e largamente utilizados hoje na indústria do ouro: carvão-em-polpa (CIP) e lixiviação em pilhas.
No microfone e em algumas ligações elétricas, é encontrada certa quantidade de Níquel (Ni). Os elementos como o Praseodímio (Pr), Neodímio (Nd) e o Gadolínio (Gd) são usados nos pequenos imãs dos alto-falantes.
Aquelas partes de metal brilhante são, de fato, ouro. O ouro é usado em placas de circuito eletrónico por ser um excelente condutor e por não corroer ou enferrujar ao longo do tempo. Se ainda tiver alguma destas placas com você, divirta-se um pouco e reaproveite o seu ouro!
TVs de tubo resistem no mercado e custam até R$ 4,4 mil; saiba quem compra. Longe das lojas desde 2014, as TVs de tubo continuam sendo procuradas por um público bem específico: os fãs de videogames do passado, chamados de retrogamers.
As TVs com telas LCD, plasma ou LED são compostas principalmente por polímeros diversos, em graus diferentes de concentração, enquanto as velhas TVs CRT (com tubos de raios catódicos), popularmente conhecidas como TVs de tubo contam com uma grande concentração de chumbo, elemento químico altamente poluente.
Já reparou naquelas partes com cor de ouro na placa de circuito? Aquelas partes de metal brilhante são, de fato, ouro. O ouro é usado em placas de circuito eletrônico por ser um excelente condutor e por não corroer ou enferrujar ao longo do tempo.
O ouro pode ser extraído em dois tipos regimes previstos em lei: por garimpo, quando é feito em pequeno volume por uma pessoa física ou uma cooperativa que tenha a lavra garimpeira da área; por mineração, quando é feito por uma mineradora em escala industrial que tenha a lavra mineradora do local.
Quais os metais valiosos que podem ser encontrados no lixo eletrônico?
Perigos ao meio ambiente. Alguns dos perigos para o meio ambiente decorrentes do descarte inadequado são: Chumbo, bário e outros metais pesados presente em televisores, monitores e câmeras quebrados que são despejados no solo.