Tubarão filhote surpreende banhistas na Praia de Caiobá em Matinhos. Uma visita inesperada agitou a tranquilidade dos banhistas na praia de Caiobá, em Matinhos. Um tubarão filhote, conhecido como cação, foi avistado próximo à costa, causando surpresa e certa apreensão entre os frequentadores do local.
Várias espécies de tubarões e raias usam o litoral do Paraná como área de parto, entre elas duas espécies de tubarões-martelo: o tubarão-martelo-recortado (Sphyrna lewini), conhecido pelos pescadores como cambeva clara e o tubarão-martelo-liso (Sphyrna zygaena), chamado de cambeva escura.
Em quais praias se encontram mais tubarões no Brasil? A Praia de Boa Viagem, uma das mais centrais e famosas da capital pernambucana, é a que mais possui registros de ataques de tubarão, tendo registrado mais de 60 ataques e cerca de 25 mortes desde 1992.
O litoral do Recife é o ponto que mais sofre de ataques de tubarão em toda a América do Sul. Uma das praias mais perigosas é também uma das mais frequentadas: trata-se da praia de Boa Viagem, onde diversos cartazes indicam aos turistas a presença destes animais.
Ver um tubarão nadando em águas alagoanas não é um cenário comum aos banhistas, ainda mais se for em um trecho de água rasa, podendo causar medo em quem está próximo. E, no último final de semana, um desses raros avistamentos aconteceu na Praia de Antunes, em Maragogi, Litoral Norte de Alagoas.
Não entrar no mar se tiver consumido bebida alcoólica ou se estiver com algum sangramento. E o brilho de joias e acessórios com cores chamativas também pode atrair tubarões.
Mais ataques letais são atribuídos a ele do que a qualquer outro tubarão. Esta espécie é encontrada em oceanos temperados e tropicais. Grande tubarão branco, África do Sul. Entre todos os predadores dos mares, o tubarão mais perigoso do mundo é o grande tubarão branco (Carcharodon carcharias).
Hoje em dia os ataques são mais raros, porém as restrições permanecem. Segundo especialistas, os ataques de tubarão no litoral recifense são resultado do impacto ambiental provocado pela construção do Porto de Suape, que exigiu o aterramento de dois estuários onde os tubarões-tigre davam à luz.
Afasta-se de frente e bem lentamente, sem bater braços e pernas. Se ele vier para cima, reaja e grite para afugentá-lo e atrair pessoas. Acerte seus pontos fracos: ponta do nariz, guelras e olhos.
Embora avistamentos possam ocorrer ocasionalmente, a probabilidade de encontrar um tubarão na área é extremamente baixa. A reputação de Porto de Galinhas como um destino de praia seguro e deslumbrante permanece intacta.
Pode tomar banho na praia de Boa Viagem? A Praia de Boa Viagem é certamente um cartão-postal do Recife, mas, acredite, é melhor admirá-la da faixa de areia. Embora muitos arrisquem molhar os pés e desfrutar do sol, essa praia não é recomendada para banho.
Elas saltam no Complexo Estuarino de Paranaguá, na frente da Ilha das Peças e na entrada da Ilha das Palmas e da Ilha do Mel”, conta Renata Daldin. “Há registros ainda de tubarão-cabeça-chata (Carcharhinus leucas) e do tubarão-branco (Carcharodon carcharias)”, complementa.
Vídeo: Cardume com mais de 100 tubarões é encontrado no litoral norte de SP. Um cardume com mais de 100 tubarões foi encontrado por um grupo de mergulhadores e pesquisadores, no arquipélago de Alcatrazes, no litoral norte de São Paulo, na última segunda-feira (17).
É importante lembrar que tubarões não se alimentam de carne humana. Os motivos para ataques são variados: desequilíbrio ambiental, defesa do território ou confusão (Sim, os tubarões mordem ao confundir o ser humano com uma presa). O nível de agressividade das espécies também é variado e deve ser levado em conta.
Os "shark shields" são dispositivos que emitem ondas eletromagnéticas e interferem em receptores sensoriais dos tubarões. Eles são chamados de Ampolas de Lorenzini, que ficam nos focinhos desses animais.
“Mantenha-se firme, faça contato visual e afaste-os se for absolutamente necessário.” Segundo informações compiladas pelo Daily Mail, outras dicas são evitar bater mãos e pés na superfície da água, pois o som pode atrair os tubarões, que costumam checar se há peixes ou outros animais nadando ou se debatendo, por ...
Apesar de Alagoas ser um estado vizinho, os riscos de aparecimento de tubarão nas praias do estado são pequenos. De acordo com a bióloga Morgana Macedo, isto devido a um conjunto de fatores ambientais e de origem antrópica que são peculiares a região metropolitana do Recife.
Quais praias de Recife não têm Tubarão? As praias de Recife que não têm tubarão são: Porto de Galinhas, Praia dos Carneiros, Praia de Maria Farinha, Praias de Pina, Praia de Muro Alto e Praia de Maracaípe.