A dama pode mover-se de determinada casa para qualquer outra, não obstruída, situada na mesma diagonal. A diagonal está obstruída para a dama, quando nela houver uma ou mais peças da mesma cor, ou duas ou mais peças adversárias, em casas contíguas.
e ela anda tanto para frente como para trás e quantas casas quiser dentro da mesma diagonal. A dama não pode saltar sobre uma peça da mesma cor. No movimento de captura com dama, ao capturar uma peça adversária nossa dama pode parar em qualquer casa livre após a peça capturada.
A dama é uma peça de movimentos mais amplos. Ela anda para frente e para trás, quantas casas quiser. A dama não pode saltar uma peça da mesma cor. A captura é obrigatória.
Dama - Uma dama pode se movimentar tanto na horizontal como na vertical (assim como uma torre) ou nas diagonais (assim como um bispo). Rei - Se movimenta em qualquer direção mas com limitação quanto ao número de casas. O limite de casas que um rei pode se deslocar é de uma casa por lance.
As regras do jogo são simples, o objetivo é capturar ou imobilizar as peças do adversário. Sempre que uma peça sua chega até a 8º casa do adversário, essa peça é coroada como Dama, assim ela pode se deslocar várias casas na diagonal de uma só vez, enquanto que as peças comuns devem se deslocar uma casa de cada vez.
A pedra movimenta-se para a frente, em diagonal, sobre as casas escuras, e uma casa de cada vez. A dama pode mover-se de determinada casa para qualquer outra, não obstruída, situada na mesma diagonal.
A DAMA pode se movimentar para frente ou para trás, quantas casas quiser. Duas ou mais peças juntas, na mesma diagonal, não podem ser tomadas. Não existe "sopro".
6- As peças não podem “comer” para trás, com exceção da DAMA que pode andar quantas casas quiser, na diagonal e comer para trás. JOGO TERMINA: O jogo terminará quando as peças tiverem sem movimentos ou todas tiverem sido “comidas” ou quando não tiverem mais peças.
Se você não comê-la, o adversário pode "soprar" a sua peça e você a perde. As peças só andam sempre para frente. Elas só podem andar para trás para tomar uma peça. O objetivo do jogo é levar as suas próprias peças até o lado oposto do tabuleiro e formar as "damas".
O bispo move-se a qualquer casa ao longo de uma diagonal que ocupa. Ao executar seus lances, a dama, a torre ou o bispo não podem 'pular' sobre nenhuma peça em seu caminho.
A dama pode também tomar outra peça para frente ou para trás. Quando na casa contígua a uma peça houver uma peça adversária, com uma casa imediata vaga, na mesma diagonal, a peça toma-la-á passando para a citada casa vaga. Assim, a peça toma para a frente e para trás, sendo este o único movimento retrógrado da peça.
Com o jogo de damas adaptado você conseguirá desenvolver várias habilidades como: pensamento lógico, planejamento, concentração e atenção, imaginação, criatividade, paciência e autocontrole.
A dama ou rainha move-se também na diagonal mas pode andar para frente ou para trás. Segundo as opções de mesa, pode-se avançar uma casa como o peão ou percorrer o número de casas que estiverem livres. Nunca poderá passar por cima das suas próprias pedras ou por cima de 2 pedras seguidas.
Além de capturar todas as peças, um jeito de vencer é “imobilizando” o adversário: se ele não puder se movimentar por estar cercado pelas suas peças, perde. O jogo também pode terminar empatado: por um acordo entre os jogadores ou se não acontecer nenhuma captura em até 20 jogadas. -As peças só andam para frente.
O tabuleiro quadrado, de 64 casas alternadamente claras e escuras, dispondo de 12 peças brancas e 12 pretas. E o jogo começa! O objetivo é capturar ou imobilizar todas as peças do oponente para vencer o jogo.
5- Por uma dama: Uma dama pode “capturar” para a frente ou para trás saltando por cima de uma peça adversária (quer se encontre próxima ou distante), desde que atrás exista, pelo menos, uma casa livre. 6- Após essa captura, a dama pode continuar a mover-se mudando de diagonal se outra captura for possível.
As peças comuns só podem capturar para frente e para trás peças adversárias adjacentes às suas. As damas podem capturar peças distantes na sua diagonal, desde que o caminho entre a dama e a peça capturada esteja livre, e o caminho entre a peça capturada e a casa de destino da dama esteja também livre.
Peões só podem se mover uma casa por vez, exceto em seus primeiros movimentos, quando podem andar por duas casas. Os peões só podem capturar nas casas diagonais em frente a eles. Nunca podem capturar para trás.
Ao contrário de outros modos, o jogador não pode decidir não capturar uma peça se puder fazê-lo, nem sequer sacrificando a sua peça. Não existe a possibilidade de sacrifício nas damas inglesas/americanas.
Um jogador pode Capturar peças do adversário, para faze-lo tem de movimentar uma das suas peças para uma casa que contenha uma peça inimiga, respeitando as regras de movimento. A peça capturada é retirada do tabuleiro. (A captura não é obrigatória). O jogo termina quando se atingir o mate ou uma situação de empate.
O Jogo de Damas nasceu entre 2000 e 1500 AC, quando os africanos criaram a promoção (Dama). Os Faraós do Egito jogaram este jogo por volta de 3.500 anos atrás.
A dama é considerada uma peça maior (como a torre) e vale nove pontos. Pode mover quantas casas quiser na horizontal e na vertical (como a torre). A dama também pode mover quantas casas quiser na diagonal (como o bispo).
O sopro cardíaco é o ruído que pode ser ouvido – auscultado durante o exame clínico – e que é produzido pela passagem do fluxo de sangue pelas estruturas do coração. O sopro no coração acontece quando o sangue precisa passar por um orifício que está menor do que deveria.