Existem várias técnicas para disfarçar cicatrizes cirúrgicas, que incluem procedimentos médicos feitos em clinicas de cirurgia plástica e estética, como micropigmentação corretiva, peeling, microagulhamento, aplicação de lasers fracionados, botox, entre outros.
Higienize a pele com algodão embebido em soro fisiológico ou uma loção de limpeza calmante, como de hamamélis.
Use uma base para uniformizar a pele e um corretivo para disfarçar pequenas imperfeições. A cor do corretivo muda de acordo com o problema que tem de ser disfarçado:
Algumas opções para tirar cicatrizes antigas, com mais de 90 dias são:
Cremes que aumentam a produção de colágeno. Os cremes que aumentam a produção de colágeno melhoram a elasticidade da pele, reduzindo o relevo da cicatriz.
As cicatrizes podem ser planas ou levantadas, e você pode esconder descolorações com maquiagem. Por exemplo, quando as cicatrizes são vermelhas, use corretivo amarelo ou verde-oliva; já para cicatrizes cinza-escuras, escolha um corretivo damasco ou terracota.
Você tem CICATRIZES? Como tratá-las? - Dr Lucas Fustinoni - Médico - CRMPR 30155
Qual corretivo esconde cicatriz?
Ela será neutralizada por um corretivo verde. Ela é azulada/arroxeada (cicatriz pós-cirurgia, hematomas)? Use um corretivo amarelo. Se ela for amarronzada (cicatriz hiperpigmentada), um corretivo de tom coral irá minimizá-la.
Algumas opções são o peeling químico, a microdermoabrasão, uso de laser, radiofrequência, ultrassom ou carboxiterapia. O fisioterapeuta dermato funcional deverá avaliar pessoalmente e indicar o melhor tratamento para cada caso, alcançando ótimos resultados.
Laser. O laser é o procedimento capaz de fazer as cicatrizes vermelhas ou rosadas sumirem aos poucos. A tecnologia cauteriza alguns vasos sanguíneos, responsáveis por essa coloração da cicatriz.
Esta técnica pode ser feita entre 2 a 3 vezes por dia, mas só deve ser feita depois que a casquinha se formou. Caso o local fique muito inchado ou cause dor, deve-se retirar a compressa e evitar aplicar calor durante esse dia ou, então, aplicar a compressa por menos tempo.
Algumas opções de remédios caseiros para cicatriz, como o gel de babosa, a pomada de arnica ou a ligadura de mel, possuem propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e hidratantes, que ajudam a atenuar cicatrizes de feridas recentes.
preenchimento: a injeção de produtos, como o ácido hialurônico, pode deixar a pele lesionada mais uniforme; cremes: a utilização de cremes contendo vitamina E, óleo de rosa mosqueta, manteiga de cacau e gel de silicone podem ser eficazes para clarear as cicatrizes.
Utilize um gel de limpeza específico para pele fragilizada, hipoalergénico e suficientemente suave. Não aplique na sua cicatriz desinfetantes como o peróxido de hidrogénio, pois isso poderá matar as novas células da pele e atrasar a recuperação da cicatriz.
Marcas e cicatrizes causadas por feridas, queimaduras, problemas na pele e até tatuagens podem ser removidas com tratamentos específicos. Entre eles estão procedimentos estéticos e cirurgias, indicados conforme a área do corpo a ser recuperada e a gravidade da lesão.
A camuflagem de cicatriz é uma alternativa para melhorar o aspecto da pele danificada, ou seja, promover melhor aparência para uma lesão já recuperada. O processo de cicatrização ocorre com o preenchimento de colágeno no local da ruptura. Esse por sua vez remodela o espaço, promovendo a regeneração das células.
Com ótima adesão à pele e secagem rápida, uma bisnaga de Kelo-Cote já pode ser o suficiente para tratar uma cicatriz de até 10cm (se usado corretamente), entre 2 e 3 meses, que é o tempo que geralmente se leva para completar o tratamento.
Quanto tempo leva para uma cicatriz ficar da cor da pele?
Nos primeiros dias após a cirurgia, a cicatriz apresenta a mesma cor da pele. Ela evolui para uma cor mais avermelhada e as vezes, até arroxeada. Esse processo pode variar de 3 a 6 meses. Após esse período, ela começa a clarear e a aparência esbranquiçada geralmente ocorre por volta de 1 ano ou mais de pós-operatório.
O Contractubex é indicado para o tratamento de cicatrizes com o objetivo de melhorar a qualidade da cicatrização e prevenir o aparecimento de cicatrizes hipertróficas e queloides.
Aplique uma fina camada de Hansaplast Pomada para a Cicatrização de Feridas no seu arranhão, uma ou duas vezes por dia, para promover uma cicatrização rápida e reduzir o risco de cicatrizes. Quanto tempo é preciso para curar um arranhão? Normalmente, os arranhões são superficiais e curam-se em poucos dias.
Peeling, microagulhamento, aplicação de lasers fracionados, luz pulsada e até aplicação de botox são algumas das técnicas que podem trazer uma melhora significativa das marcas e tornar as cicatrizes até mesmo imperceptíveis.
Salmão: para neutralizar manchas azuladas ou amarronzadas, como olheiras e melasma em peles mais claras. Amarelo: para neutralizar manchas arroxeadas, como hematomas ou olheiras nesse tom. Laranja: para neutralizar manchas azuladas ou amarronzadas, como olheiras e melasma em peles com tons médios ou escuros.
Uso de pomadas e cremes com corticoides, seguindo prescrição e orientação médica; Crioterapia, muito eficaz para reduzir os tamanhos das queloides; Tratamento a laser, que pode ajudar a reduzir a altura e a pigmentação da cicatriz queloidiana; Curativos à base de silicone, etc.