O número que será dividido é chamado Dividendo (D), o número pelo qual o dividendo será dividido é chamado de divisor (d) e o resultado dessa divisão é chamado de Quociente (q).
A divisão é uma das quatro operações básicas da matemática e é inversa à multiplicação. A divisão de um número consiste em seu fracionamento, na sua fragmentação, que pode ter como resultado um número inteiro ou um número decimal.
A divisão é a operação matemática utilizada para separar os elementos de um conjunto em conjuntos menores, ou seja, para repartir uma quantidade em partes iguais. A divisão possibilita a resolução de diversos tipos de situações cotidianas, por isso é importante compreender seu funcionamento para aplicar adequadamente.
🤓 O dividendo é o número que será dividido na operação, enquanto o divisor é o número pelo qual o dividendo será dividido. O quociente é o resultado da divisão, ou seja, a quantidade que cada parte recebe. E o resto é o valor que sobra após a divisão não ser exata.
Imagine uma divisão entre dois números quaisquer. O número que será dividido é chamado Dividendo (D), o número pelo qual o dividendo será dividido é chamado de divisor (d) e o resultado dessa divisão é chamado de Quociente (q).
Na divisão é só você olhar quando estiver dividindo e quando você for passar pela virgula você desce ela e coloca la no resultado, ou seja se você estiver dividindo 2,2/2 vai ficar 1 (porque 2/2 é igual a 1) e depois disso pra você dividir o outro, o resto (no caso o outro dois 0,2) tem uma virgula antes e essa virgula ...
Se quisermos verificar se nossa divisão está correta, podemos multiplicar o quociente pelo divisor, isto é, 25 x 5 = 125. O resultado deve ser exatamente o dividendo, no caso 125. Esse processo é conhecido como a prova real da divisão. Vejamos algumas outras divisões.
Para confirmar que o resultado de uma divisão está correto, é possível tirar a prova real. Para isso, basta multiplicar o dividendo pelo divisor. Se o resultado for o mesmo, a divisão foi feita corretamente.
Ela vem do Árabe al-jabr, “redução, reunião de partes quebradas”, usado no século XVI por um matemático chamado Al-Qwarizmi no título de seu tratado sobre as equações.
A forma do obelus como uma linha horizontal com um ponto acima e um ponto abaixo, ÷, foi usada pela primeira vez como símbolo de divisão pelo matemático suíço Johann Rahn em seu livro Teutsche Algebra em 1659. Isso deu origem ao símbolo matemático moderno ÷, usado em países anglófonos como sinal de divisão.
Dividir é subtrair do dividendo parcelas iguais ao divisor, até que o que sobre seja menor que o divisor. O quociente será o número de subtrações realizadas, enquanto o resto será o que sobrar no final.