A forma mais simples e popular para corrigir a miopia é através do uso de óculos, que são dispositivos que possuem lentes que corrigem a refração da luz e fazem com que a imagem volte a ser focada em cima da retina.
Uma pessoa míope vê claramente os objetos próximos, todavia os objetos distantes ficam turvos. Semicerrar os olhos pode fazer com que os objetos distantes pareçam mais nítidos. Frequentemente, a miopia é notada pela primeira vez nas crianças na escola.
Faça o teste sem óculos. Fique a 2 metros de distância do monitor. Feche um dos olhos com a mão e com o olho aberto veja se as letras parecem mais pretas na metade vermelha ou na metade verde. Caso você veja melhor as letras na parte vermelha provavelmente tem miopia.
Ou seja, ele tem a mesma capacidade de refração e faz os raios de luz passarem de forma mais adequada. Mas isso não significa que os míopes enxergarão perfeitamente quando mergulham.
Miopia. Em pessoas com miopia, não usar óculos de grau pode acarretar em ressecamento dos olhos, visão prejudicada e fortes dores de cabeça. Além desses sintomas, não haverá aumento do grau por não utilizar o acessório corretivo.
[SOBRE MIOPIA] Oftalmologista Explica! Simulação da Visão - O que É Miopia/Dicas de Lentes Armações
É possível ter 20 graus de miopia?
Se a pessoa tiver como melhor visão, no melhor olho, acuidade visual igual ou pior que 20/60 é considerado ´´baixa visão´´. Se for pior que 20/400 é considerado ´´Cegueira Legal´´. Ou seja, é possivel ter 20 graus de miopia e ter 100% de visão ou não ter grau nenhum e ser cego. Converse com seu médico Oftalmologista.
A diferença entre miopia e astigmatismo é muito simples: enquanto uma causa dificuldades para enxergar apenas de longe, a outra prejudica a visão tanto de longe quanto de perto, ao mesmo tempo.
Por meio do exame de refração, o oftalmologista é capaz de definir o quadro de miopia em 3 diferentes níveis, que são: Miopia leve: -0,25 graus a -3 graus. Miopia moderada: -3,25 graus a -6 graus. Miopia grave ou alta: maior que -6 graus.
As causas da miopia ainda são pouco conhecidas pelos especialistas. Mas, estudos apontam fatores genéticos como principais causas da miopia, ou seja, pessoas com histórico familiar de miopia podem apresentar maior probabilidade de vir a desenvolvê-la. A miopia afeta homens e mulheres de igual forma.
Possuo 0,75 de astigmatismo, é necessário usar óculos? Na grande maioria dos casos não há necessidade de uso pois o grau é muito baixo. Claro que depende também do tipo de atividade profissional que exerce.
A miopia noturna é caracterizada por uma visão embaçada acentuada ou exclusiva em ambientes com pouca iluminação ou durante a noite. Por outro lado, pessoas com miopia possuem dificuldade para enxergar objetos distantes independentemente da iluminação.
Hoje, sabemos que o grau, tanto da Miopia como de outros Erros de Refração, costuma sofrer uma leve variação, para mais ou para menos, com o passar da idade. Isso está relacionado a uma série de fatores, desde estresse até esforço ocular excessivo e outras variáveis.
Além do fator genético, alguns hábitos como passar muito tempo focado em objetos próximos, ler livros, olhar telas de celulares, tablets e notebooks, sem intervalos, podem aumentar o risco de causar miopia em crianças que estão no período de desenvolvimento visual, que ocorre até os 07 anos de idade.
A miopia é uma condição comum que afeta milhares de pessoas em todo o mundo – o problema atinge aproximadamente 1 a cada 4 pessoas no planeta (25% da população mundial). A boa notícia é que, com o tratamento adequado, é possível recuperar a qualidade de vida de quem tem esse problema.
Uma das principais motivações para aumentar o grau da miopia, segundo pesquisadores, é o fator genético. Nos casos em que um dos pais, ou ambos, possuem miopia, as chances de desenvolvimento do distúrbio visual são maiores, bem como seu desenvolvimento ao longo dos anos.
Não há uma quantidade específica de graus de miopia que seja diretamente correlacionada com a cegueira. Pessoas com miopia alta, acima de -6,00 D, geralmente têm uma visão bastante comprometida sem correção, mas com o uso adequado de lentes corretivas, sua visão pode ser melhorada significativamente.
A cirurgia de miopia pode deixar cego? Felizmente, o paciente não corre o risco de ficar cego por causa da cirurgia de miopia. Apesar disso, é essencial que a avaliação pré-operatória seja cuidadosa, bem como que os sintomas pós-operatórios sejam considerados e acompanhados.
Dito isso, o valor da cirurgia de miopia depende de diferentes fatores, como o médico que realizará o processo, o local (clínica), a região (estado e cidade) e assim por diante. Mas, em geral, uma cirurgia de miopia custa em média R$ 6.000, para ambos os olhos (valor atualizado para 2023).
Cirurgias são comuns para corrigir a miopia, mas assim como as lentes de contanto, não é indicada para qualquer tipo de pessoa. O indicado é que os pacientes tenham 21 anos ou mais, porque nessa idade, o grau já se estabilizou e o oftalmologista poderá remodelar a córnea para realizar o procedimento.
O principal sintoma dessa doença é a dificuldade de enxergar objetos que estão distantes. No entanto, pessoas com grau grave do problema não conseguem, nem mesmo, enxergar coisas situadas relativamente perto. Quanto maior o grau de miopia, menor é a distância que se consegue enxergar com nitidez.