Aumentar o tempo em ambientes abertos, fora de casa e longe de 4 paredes. Quanto mais tempo em ambientes abertos, menos chance de aumentar o grau. Os estudos recomendam que, idealmente, as pessoas fiquem pelo menos 2 horas por dia nesses locais. Seja para fazer uma atividade física, caminhar, brincar, o que for.
Concluindo, podemos dizer que o grau da Miopia tende a se estabilizar a partir dos 21 anos e costuma permanecer com o grau estável até o fim da vida adulta, exceto por leves variações que podem ocorrer no grau, assim como em qualquer pessoa.
Estimular atividades ao ar livre entre crianças e jovens, além de controlar o uso exagerado de celulares e demais dispositivos tecnológicos pode servir como coadjuvante no controle do aumento dos casos de miopia.
Hoje há tecnologia disponível para a correção da sua miopia, com expectativa de "zerar" o seu grau, ou seja, permitir que tenha uma vida sem a necessidade absoluta da utilização de óculos. Para se ter certeza do resultado procurado, o primeiro passo é procurar o seu oftalmologista.
Embora seja impossível combater a predisposição genética ao desenvolvimento da miopia, existem estratégias que ajudam a evitar os outros fatores de risco da doença. Essas medidas consistem em reduzir o tempo de uso de tela e aumentar o tempo de exposição ao ar livre, de preferência em ambientes com luz solar.
A aplicação de baixas doses de colírio de atropina nos olhos é apontada como medida eficaz para reduzir o aumento da miopia. Segundo a OMS, uma dose de 0,01% tem poucos efeitos colaterais. A Organização cita um estudo no qual o uso nessa proporção reduziu a progressão da miopia em 50% em crianças de 6 a 9 anos.
As causas da miopia ainda são pouco conhecidas pelos especialistas. Mas, estudos apontam fatores genéticos como principais causas da miopia, ou seja, pessoas com histórico familiar de miopia podem apresentar maior probabilidade de vir a desenvolvê-la. A miopia afeta homens e mulheres de igual forma.
A combinação de predisposição genética e hábitos de vida modernos, incluindo menor exposição à luz solar e maior exposição a dispositivos digitais, são fatores que geram aumento no grau dos olhos.
Visão borrada e dificuldade de enxergar de longe: esses são os principais sintomas que definem a miopia, um distúrbio refrativo extremamente comum e que afeta cerca de 35% da população mundial, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
É muito simples: Para cada 20 minutos que você passar na frente de uma tela, faça uma pausa e passe 20 segundos olhando para algum objeto mais distante. A distância ideal para este objeto é de cerca de 6 metros.
Aumentar o tempo em ambientes abertos, fora de casa e longe de 4 paredes. Quanto mais tempo em ambientes abertos, menos chance de aumentar o grau. Os estudos recomendam que, idealmente, as pessoas fiquem pelo menos 2 horas por dia nesses locais. Seja para fazer uma atividade física, caminhar, brincar, o que for.
A principal causa da miopia conhecida atualmente é o fator genético. Mas existem estudos de que o ambiente também pode afetar a visão das pessoas. Isso porque o número de pessoas míopes está crescendo, mesmo em comunidades onde não existia uma grande incidência de casos.
Mas há ainda outro método que ajuda a combater a miopia: é a ortoqueratologia, um tratamento não-cirúrgico que permite reduzir a miopia. A ortoceratologia implica o uso de lentes de contato rígidas à noite.
Pessoas com miopia tem um globo ocular mais “longo”, o que provoca a formação da imagem antes que a luz chegue até a retina, fazendo com que a pessoa tenha dificuldade de enxergar de longe.
Sim, a alta miopia (mais que 5 graus) pode levar a perda da visão por descolamento de retina e alterações maculares. O exame oftalmológico de rotina deve ser realizado pelo menos uma vez ao ano preventivamente. Mesmo se o seu grau não aumente pois, o seu oftalmologista deve fazer o mapeamento de retina anualmente.
A diferença entre miopia e astigmatismo é muito simples: enquanto uma causa dificuldades para enxergar apenas de longe, a outra prejudica a visão tanto de longe quanto de perto, ao mesmo tempo.
O fotógrafo Jan Miskovic detém o recorde mundial de grau dióptico mais elevado do mundo: 108 de miopia. Assim que nasceu, seus pais rapidamente o levaram para ser monitorado.
Pessoas míopes podem ver melhor com óculos, lentes de contato e optar em algum momento, após a estabilização do grau, pela cirurgia de correção da miopia.
A hipermetropia tende a diminuir com o crescimento natural dos olhos na infância, por isso é muito comum que o grau reduza nas crianças. A miopia pode ter uma redução quando chegamos perto dos 40 anos. Alterações oculares como a catarata também podem causar redução da hipermetropia.
Vamos te explicar o porquê! Até o momento, não existe nenhuma comprovação que os exercícios oculares podem reverter ou reduzir os sintomas de miopia ou que essa prática seja capaz de mudar o formato dos olhos ou aumentar a sensibilidade da visão no caso de erros de refração.
Além da fadiga ocular, o uso excessivo de dispositivos eletrônicos também pode aumentar o risco de desenvolver doenças oculares. A exposição prolongada à luz azul emitida pelas telas dos dispositivos eletrônicos pode levar à degeneração macular, uma doença ocular que afeta a visão central e pode levar à cegueira.