Observação: radares de velocidade são adicionados ao mapa com base nos alertas dos nossos parceiros e editores de mapa, e só assim o Waze fica sabendo sobre eles. Você usa o Waze no carro?
Pode ser um erro entro da aplicação ou no seu próprio dispositivo, mas se o Waze não o avisar sobre radares de velocidade, é bem possível que estes avisos estejam desativados nas configurações da aplicação.
A partir da tecnologia Doopler, o equipamento consegue identificar quando o veículo freia “em cima” do radar ou acelera logo após passar por ele. O sistema é diferente dos radares que usam sensores de chão, que não têm a mesma capacidade de aferição.
O radar tem um mecanismo capaz de ler a placa do veículo. Como o equipamento estará ligado online a uma central de informações, o policial rodoviário poderá parar o veículo e apreendê-lo. Após apreensão e multa, será levado para um depósito, segundo Arce, e liberado somente após o pagamento dos impostos atrasados.
Waze: 5 funções que você (provavelmente) não conhecia
Como descobrir onde tem radar?
Uma boa referência para saber se um radar existe ou não no local é o site do INMETRO. Outra fonte de informação interessante é o portal do DNIT, onde é possível visualizar os equipamentos de fiscalização eletrônica instalados em todo país.
Observação: radares de velocidade são adicionados ao mapa com base nos alertas dos nossos parceiros e editores de mapa, e só assim o Waze fica sabendo sobre eles.
O Waze coleta dados de todas as vias em que você dirigir com o aplicativo aberto. Na próxima vez que você passar por uma via específica com o aplicativo aberto, o Waze saberá comparar os dados entre cada trajeto possível e conseguirá sugerir o trajeto ideal.
Toque em Polícia. Na nova tela aberta, a opção Polícia é selecionada por padrão para você economizar tempo. Se quiser dar mais detalhes, selecione a opção relevante: Oculta.
O Waze mostra o mapa da região onde você está e a seta azul representa a sua localização atual. Você se movimenta e a seta acompanha o trajeto. 3. Há vários ícones no mapa: “bonequinhos” em diversas cores e expressões indicam os usuários do Waze ativos na região e, ainda, exclamações que alertam problemas.
O Google Maps não é capaz de alertar sobre os radares em seu trajeto, mas vale a pena colocá-lo na lista. Ele determina as melhores rotas e mostra qual o limite de velocidade definido para cada pedaço do percurso, evitando multas de trânsito em qualquer lugar do mundo.
Se você já tem o aplicativo, vá em “Meu Waze” e em seguida em configurações, é um ícone de engrenagem que fica à esquerda, na parte superior. Dentro das configurações, procure por “Alertas e Avisos”, depois em “Alertas”.
A rota que o usuário recebe do Waze como sugestão é exibida na cor roxa. A rota que o usuário percorreu é exibida na cor verde claro. Para ver as setas da direção da rota, é necessário aproximar a visualização do mapa, além do que, em cada junção da rota sugerida é exibida uma marcação da conversão indicada.
O Google Maps é mais completo em recursos, fornece rotas precisas e é mais eficiente em termos de consumo de dados. Já o Waze é melhor para quem busca informações em tempo real sobre o trânsito, tem mais recursos extras e tem mais facilidade para customização.
O algoritmo de pesquisa do Waze mostra os resultados mais relevantes para sua busca. Quando você faz uma consulta no Waze, identificamos os possíveis locais e exibimos os resultados com base nos fatores a seguir, nesta ordem de importância: Sua distância do local identificado.
Os trechos de via são a base do monitoramento e gerenciamento de trânsito do Waze. Basta selecionar os trechos para ver vias interditadas, incidentes (ambos os links em inglês) e dados sobre congestionamento no mapa do Waze.
Quando um veículo se aproxima do radar móvel, ele reflete as ondas emitidas pelo dispositivo de volta para o radar. A frequência dessas ondas é alterada de acordo com a velocidade do veículo, permitindo que o radar calcule sua velocidade com precisão.
Quer saber se o equipamento foi verificado? Acesse https://servicos.rbmlq.gov.br/Instrumento, clique em consulta de instrumentos e defina Medidores de Velocidade. Tenha em mãos o número do INMETRO e número de Série do instrumento que deseja consultar.
Certifique-se que a camada de radares esteja ativa. Para isso marque a opção Radares conforme abaixo. Em seguida, clique na opção Radar dentro do menu Via na barra superior do Editor de Mapas.
O Sygic GPS Navigation o avisará quando houver um radar de velocidade móvel em seu caminho. Você receberá um alerta com bastante antecedência para que seja possível ajustar sua velocidade a tempo.
Para conferir se o radar que registrou a infração por excesso de velocidade estava dentro do prazo de validade previsto, é preciso acessar ao PSIE Inmetro - que é o Portal de Serviços do Inmetro nos Estados. Ao acessar o site, basta clicar em "consulta de instrumentos".