Todo bacon que for de barriga de porco virá escrito apenas bacon, enquanto aquele produto que for feito com outra parte do animal, deverá vir explicitado na embalagem, indicando que é bacon de [outra parte]. Por exemplo: bacon de paleta, bacon de lombo etc.
*O bacon: uma carne de porco entremeada de gordura macia, o bacon passa por um processo de salgamento da carne, após, a mesma carne é curada e defumada. Assim, é indicado seu consumo frito, grelhado, cozido e até mesmo assado!
O consumo moderado de bacon pode trazer diversos benefícios para a saúde, como: controle do peso, redução do colesterol, prevenção de diabetes, fortalecimento do sistema imunológico, melhora da circulação sanguínea e aumento da energia.
Apenas no século XVII que o bacon começou a ser sinônimo do que conhecemos atualmente. Ou seja, um pedaço das costas do porco desidratada com sal e depois defumada. Seja dito, que o bacon vem de “back”, na tradução do inglês significa costas. A receita é dita como inglesa pela Oxford Company to Food.
Para ser considerado bacon verdadeiro, o produto deve ser feito somente com a barriga do porco. A produção e a venda de bacon no Brasil têm novas regras desde o começo deste mês de março. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) já havia anunciado, em fevereiro, que as regras para o produto mudariam.
O bacon, a panceta e o guanciale podem parecer a mesma coisa, afinal, são todos cortes suínos com farta camada de gordura, que ganham temperos como sal, pimenta e especiarias, e que comumente são substituídos uns pelos outros nas mais variadas receitas.
O bacon tem um aspecto bem mais curado e defumado, tem mais a aparência de carne seca e tons mais avermelhados.” Já durante o cozimento da carne, o sabor, a textura e o visual também podem ajudar a identificar o produto original. “O bacon tem textura firme e sabor mais intenso.
Dito isso, vamos acabar com o mistério: o plural de “hambúrguer” é “hambúrgueres”, com “es” no final . Isso porque, mesmo que a palavra tenha origem em outra língua, aqui ela obedece à regra dos plurais de palavras terminadas em “-r”.
Este corte carne pode ser extraído de ambos animais, porco e boi. O segredo para se obter uma boa peça de bacon é que quanto mais gordura no corte, mais saborosa vai ser a carne. E sim, pode ser feito bacon do boi!
Bacon é a palavra em inglês para o nosso conhecido toucinho. Ele é a barriga do porco curada e defumada e, para produzi-lo, é necessário bastante tempo. Esse tipo de secagem é feita com sal, que retira a água da carne e a deixa mais firme e com um sabor mais concentrado.
Desde março, apenas é chamado de bacon o produto feito da barriga do porco. Qualquer outro pedaço será chamado de "bacon de [parte a qual foi feita]", por exemplo, "bacon de pernil" ou "bacon de lombo". Deste modo, o termo "estilo bacon" deixa de ser usado.