A esposa de Isaque, Rebeca, deu à luz filhos gêmeos chamados Esaú e Jacó. Esaú vendeu sua primogenitura a Jacó, e Isaque mais tarde concedeu a bênção da primogenitura — que incluía as bênçãos do convênio abraâmico — a Jacó.
Quando chegou a hora de dar à luz, Rebeca descobriu que, de fato, eram gêmeos. O primeiro a nascer era ruivo e coberto de pelos; por isso o chamaram de Esaú. Depois, nasceu o outro gêmeo, com a mão agarrada ao calcanhar de Esaú; por isso o chamaram de Jacó. Isaque tinha 60 anos quando os gêmeos nasceram.
Por isso, recordemos a história dos irmãos gêmeos Esaú e Jacó. Rebeca deu à luz a dois meninos gêmeos. O primeiro, de acordo com o livro do Gênesis, nasceu ruivo e coberto por pelos, por esse motivo recebeu o nome de Esaú, que quer dizer “coberto de pelos”.
O que Deus falou para Rebeca quando estava grávida?
Rebeca sentiu fortes dores durante a gravidez e foi chamada por Deus. O Senhor diz-lhe que ela está grávida de dois filhos e que, através deles, "dois povos se vão dividir ainda dentro do seu ventre"! ✨ Acompanhe 'Gênesis', de segunda a sexta, às 21:00 (Lisboa/Londres), na Record TV Europa!
O que a Bíblia diz sobre ter filhos | Mentiras que os homens acreditam #06
Tem duas nações no seu ventre?
Gênesis 25:23 NVI
O SENHOR lhe disse: “Duas nações estão no seu ventre; desde as suas entranhas dois povos se separarão; um povo será mais forte que o outro, e o mais velho servirá ao mais novo”.
No final da vida de Abraão, ele concedeu tudo o que tinha a Isaque. A esposa de Isaque, Rebeca, deu à luz filhos gêmeos chamados Esaú e Jacó. Esaú vendeu sua primogenitura a Jacó, e Isaque mais tarde concedeu a bênção da primogenitura — que incluía as bênçãos do convênio abraâmico — a Jacó.
Os irmãos gêmeos são gerados em uma mesma gestação e possuem, portanto, a mesma idade. Uns se apresentam bastante semelhantes, mas outros são completamente diferentes. Aqueles gêmeos muito distintos são chamados de dizigóticos, enquanto os similares são chamados de monozigóticos.
Feita a profecia de Deus a Rebeca sobre as duas nações que nasceriam do seu ventre é que nascem Esaú e Jacó. Seus descendentes seriam os edomitas e os israelitas, respectivamente.
A gravidez gemelar, ou múltipla, acontece quando mais de um bebê é gerado simultaneamente. Muitos são os fatores que aumentam a possibilidade desse tipo de gestação: histórico de gêmeos na família, gestação após os 35 anos, fertilização in vitro e gestações gemelares prévias.
Desse modo, a gestação gemelar pode ocorrer quando os ovários liberam dois óvulos e cada um é fecundado por um espermatozoide (gêmeos não idênticos) ou quando um único óvulo fecundado por um espermatozoide e que após fecundado se divide e origina dois embriões (univitelinos ou idênticos).
Especialistas explicam que filhos de casais formados por gêmeos têm a carga genética de irmãos, mesmo sendo primos. Fisicamente, podem ser parecidos como qualquer outro irmão. Normalmente, primos que são muito unidos, ou até parecidos fisicamente, são considerados primos-irmãos.
Na hora de Tamar dar à luz, descobriram que ia ter gêmeos. Quando ela estava no trabalho de parto, um dos gêmeos pôs uma das mãos para fora. A parteira pegou uma fita vermelha e amarrou na mão dele.
Esaú ou Hesaú, é um personagem do Antigo Testamento, era filho de Isaque e Rebeca e irmão gêmeo de Jacó, com quem se zangou por este lhe ter usurpado a bênção dada por seu pai, Isaque.
Na visão espírita, um casal recebe a missão de criar gêmeos porque eles vivem com espíritos muito próximos e a noção de dobro é muito presente na vida deles. Pode ser no compartilhamento dos sonhos, no amor mútuo. E sabemos que estes dois seres possuem uma ligação muito forte desde o crescimento na barriga da mamãe.
1 João 5:1-12 VFL. Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é filho de Deus. E todo aquele que ama ao Pai, também ama os filhos dele. A maneira pela qual sabemos se amamos os filhos de Deus é esta: Se amarmos a Deus e obedecermos aos seus mandamentos.
Em Gênesis 19:30-38, as filhas de Ló embebedaram o pai e, em duas noites consecutivas, o estupraram. As duas engravidaram. A filha mais velha deu à luz Moabe, enquanto a filha mais nova deu à luz Ben-Ami.
Mas depois que lhe veio esse pensamento, apareceu-lhe em sonho um anjo do Senhor, que lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas receio de receber Maria, tua esposa; o que nela foi gerado vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe porás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”.