« A terceira parte do segredo refere-se às palavras de Nossa Senhora: “Se não, [a Rússia] espalhará os seus erros pelo mundo, promovendo guerras e perseguições à Igreja. Os bons serão martirizados, o Santo Padre terá muito que sofrer, várias nações serão aniquiladas” (13-VII-1917).
O que Nossa Senhora de Fátima revelou aos 3 pastorinhos?
A primeira parte do Segredo de Fátima refere-se à visão do inferno que foi proporcionada, num «instante terrível», aos três Pastorinhos. «Nossa Senhora mostrou-nos um grande mar de fogo que parecia estar debaixo da terra.
Quem foi o bispo de branco do terceiro segredo de Fátima?
A terceira parte foi escrita por Lúcia em 3 de Janeiro de 1944, por ordem do bispo de Leiria, José Alves Correia da Silva, que o guardou, em envelope selado, no seu arquivo.
A terceira parte do segredo é uma revelação simbólica, que se refere a este trecho da Mensagem, condicionada ao facto de aceitarmos ou não o que a Mensagem nos pede: “Se atenderem a meus pedidos, a Rússia converter-se-á e terão paz; se não, espalhará os seus erros pelo mundo, etc”.
Na última revelação, no dia 13 de outubro, havia quase 70 mil pessoas que, segundo relatos da época, teriam testemunhado “o milagre do sol”, em que o sol parecia mover-se e girava sobre si mesmo.
O Francisco faleceu antes de completar 11 anos, e a Jacinta antes de completar 10 anos, ambos vítimas de uma epidemia da gripe pneumônica que assolou Portugal naquela época, também conhecida como “gripe espanhola”.
Sodano anunciou que o Segredo fala de “um bispo vestido de branco” que, enquanto abria seu caminho entre os cadáveres de mártires, “cai ao solo, aparentemente morto, sob o tiro de uma arma de fogo.”. Cardeal Sodano então indicou que esta era uma previsão da tentativa de assassinato de João Paulo II em 1981.
Nossa Senhora disse: “Quando rezarem o terço, digam após cada mistério: 'Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu, principalmente aquelas que mais precisarem'”.
Luciano Guerra observa sobre Francisco Marto, que a ele nunca lhe foi dado ouvir as palavras dos Anjos ou de Nossa Senhora e sobre esta particularidade das aparições comenta: «O zagalete das aparições de Fátima acreditava no que a prima dizia ter ouvido.
Na segunda aparição, a 13 de junho, Nossa Senhora confiou à Irmã Lúcia uma missão específica, dizendo-lhe: – A Jacinta e o Francisco, levoos em breve, mas tu ficas cá mais algum tempo. Jesus quer servir-Se de ti para Me fazer conhecer e amar. Ele quer estabelecer no mundo a devoção ao meu Imaculado Coração.
O amuleto é caracterizado por uma representação estilizada da mão aberta, frequentemente com um olho no centro da palma. Esse olho é chamado de "olho de Fátima" ou "olho grego", e é considerado um símbolo de vigilância contra influências negativas. A mão em si representa proteção, poder, força e benção.
O que Nossa Senhora de Fátima falou para as três crianças?
Ela ajoelhava e rezava a oração que Nossa Senhora havia ensinado às crianças: “Ó, meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem.”
Quais são os três pedidos de Nossa Senhora de Fátima?
A Virgem Maria apareceu em Fátima sob o título de Nossa Senhora do Rosário. Além disso, no dia 13 de Julho de 1917, ela pediu aos pastorinhos: “continuem a rezar o terço todos os dias, em honra de Nossa Senhora do Rosário, para obter a paz do mundo e o fim da guerra, porque só Ela lhes poderá valer”.
Por fim, Nossa Senhora de Fátima nos oferece a promessa da sua proteção maternal. Assim como ela cuidou das crianças de Fátima e guiou-as pelo caminho da santidade, também ela está sempre ao nosso lado, intercedendo por nós junto a seu Filho, Jesus Cristo.
O cardeal fez questão de recordar o que a Irmã Lúcia disse ao Papa João Paulo II, em 12 de maio de 1982, um ano após o atentado sofrido por ele: “A terceira parte do segredo se refere às palavras de Nossa Senhora: “Se não [a Rússia] espalhará os seus erros pelo mundo, promovendo guerras e perseguições à Igreja.
Diferente da maioria dos folhetins em que os vilões não tem um desfecho feliz, Maria de Fátima consegue executar seu plano de ascensão social, se torna rica e vai morar no exterior.
Quando virdes uma noite alumiada por uma luz desconhecida, sabei que é o grande sinal que Deus vos dá de que vai a punir o mundo de seus crimes, por meio da guerra, da fome e de perseguições à Igreja e ao Santo Padre.
23 de Dezembro de 1918 - Jacinta e Francisco adoecem, vítimas de pneumónica. 4 de Abril de 1919 - Morre na casa da sua família, em Aljustrel. É sepultado no cemitério de Fátima. 13 de Março de 1952 - Os seus restos mortais são trasladados para a Basílica de Fátima.
Sodano disse que o terceiro segredo revelava "martírio e sofrimento" a um "bispo vestido de branco" que "cai por terra aparentemente morto, sob disparos de uma arma de fogo". Segundo ele, após o atentado de 1981, "pareceu evidente ao Santo Padre que uma mão materna conduziu o trajeto da bala".
Jacinta e seu irmão Francisco — que faleceu dez meses antes — morreram vitimados pela gripe espanhola. Os dois irmãos pastorinhos foram canonizados pelo Papa Francisco em 13 de outubro de 2017, na comemoração de 100 anos das aparições.
A Igreja revelou as duas partes do segredo pouco após a sua entrega. Intituladas respectivamente de “A visão do inferno” e “O imaculado coração de Maria”, descreviam a destruição das almas pecadoras e uma súplica à Rússia para que se convertesse à Virgem Maria.
Não desanimes. Eu nunca te deixarei. O meu Imaculado Coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus.” Dessa forma, Lúcia foi especialmente designada para ser o canal principal de comunicação entre Nossa Senhora e o mundo.
O que Nossa Senhora de Fátima falou para os três pastorinhos?
A aparição seguinte ocorreu após os três pastorinhos rezarem o Rosário. Na terceira aparição Nossa Senhora lhes disse: “Quando rezarem o Rosário, digam depois de cada mistério: 'Meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu, especialmente as mais necessitadas'”.