PL 1069/2023 Inteiro teor. Projeto de Lei Institui diretrizes básicas para melhoria da saúde das mulheres com endometriose, inclui a Endometriose com manifestação incapacitante no rol de doenças que independe de carência para a concessão de auxílio-doença e de aposentadoria por invalidez, e dá outras providências.
Assim, no caso de uma mulher cuja endometriose traga sintomas incapacitantes, ela poderá ter o direito ao afastamento da vida produtiva sem maiores prejuízos."
De acordo com o Ministério da Saúde, oito milhões de mulheres enfrentam endometriose no Brasil e, para auxiliar as mulheres que enfrentam esse problema de saúde, foi transformada na Lei nº 6.824/2024, a proposta de autoria do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB ...
Quem tem endometriose tem algum benefício do governo?
Atualmente, o único benefício existente pelo INSS para a endometriose profunda é o auxílio doença para casos de encaminhamento para cirurgia. Assim, diante das dores incapacitantes, e antes da realização da cirurgia, a paciente terá o direito de requerer o benefício do auxílio-doença.
Para aliviar os sintomas da endometriose, é interessante praticar atividade física, aumentar o consumo de alimentos ricos em ômega-3, aplicar compressas mornas na região abdominal e fazer uso de remédios analgésicos que podem ser indicados pelo médico.
O inchaço abdominal associado à endometriose é um sintoma que se destaca pela sua intensidade e persistência, diferenciando-se significativamente do inchaço abdominal comum que as pessoas podem experienciar ocasionalmente.
Projeto estabelece diretrizes básicas para saúde das mulheres com endometriose. O Projeto de Lei 1069/23 inclui a endometriose com manifestação incapacitante no rol de doenças que independem de carência para a concessão de auxílio-doença e de aposentadoria por invalidez.
Apenas em 2022, o Sistema Único de Saúde registrou mais de 10 mil procedimentos hospitalares (incluindo internação) por conta da doença. Neste Dia Nacional de Luta contra a Endometriose (13), o Ministério da Saúde reforça que o SUS oferece diagnóstico e tratamento para a população, a partir de uma atenção integral.
Quem tem endometriose é obrigatório fazer cirurgia?
Não existe uma indicação universal e cada caso deve ser analisado pelo especialista na escolha do melhor tratamento. O tratamento da endometriose intestinal nem sempre é cirúrgico. Entretanto, caso haja lesões de endometriose no apêndice cecal ou no íleo, há indicação de cirurgia.
Ainda sobre a alimentação, as nutricionistas Dolores Milaré e Maria da Conceição Damasceno apontam que a ingestão de alimentos industrializados, frituras, carboidratos refinados e açúcar devem ser excluídos da rotina da mulher com endometriose.
O ultrassom transvaginal e endovaginal são nomes para o mesmo exame. O desse ultrassom é analisar órgãos e estruturas pélvicas, como: trompas uterinas, endométrio, ovários e o próprio útero. O benefício do exame é que ele garante mais precisão no diagnóstico do que a ultrassonografia abdominal.
Durante esse tempo, a mulher deve ficar em repouso, com horários de sono regulares, não praticar exercício físico intenso e evitar relações sexuais. É possível que o ginecologista especializado recomende algum tipo de atividade mais leve, como uma caminhada.
A cirurgia para endometriose demora cerca de 2 horas para ser concluída, a depender de cada caso, ou seja, esse período pode se estender em casos mais graves — geralmente quando há comprometimento intestinal ou vesical associado.
A cirurgia apresenta riscos intraoperatórios e complicações pós-operatórias imediatas e tardias, que embora não sejam altas, eventualmente acontecem. As taxas de recidiva após uma cirurgia de endometriose são ao redor de 10% e, portanto, esta informação deve discutida, antes da realização de uma cirurgia.
Como será a menstruação depois da cirurgia de endometriose?
Após o procedimento, é normal ter sangramento, mas ainda não se trata da menstruação. A instrumentação realizada no endométrio provoca a perda de pequenos volumes de sangue no pós-operatório, uma vez que se trata de um tecido altamente vascularizado e que foi manipulado para a retirada de patologias.
Quem tem endometriose tem direito a algum benefício?
Institui diretrizes básicas para melhoria da saúde das mulheres com endometriose, inclui a Endometriose com manifestação incapacitante no rol de doenças que independe de carência para a concessão de auxílio-doença e de aposentadoria por invalidez, e dá outras providências.
Problemas intestinais: A endometriose pode afetar o trato intestinal, causando dor abdominal, diarreia, constipação e outros problemas. Se não for tratada, esses problemas podem se tornar graves e afetar a saúde geral. Câncer de ovário: A endometriose pode aumentar o risco de desenvolver câncer de ovário.
A morte de pacientes por endometriose é altamente improvável. Porém negligenciar a doença pode causar o aparecimento de outros problemas que, esses sim, podem levar à morte, como a sepse pela obstrução dos rins e do intestino e perfuração deste órgão.
Ainda não existe nenhuma comprovação científica que relaciona a endometriose com o aumento do peso. Essa sensação de “engorda” é devido ao inchaço abdominal e a retenção de líquido causados pela doença, além do uso de medicação hormonal no tratamento, como o DIU hormonal e as pílulas anticoncepcionais.
A endometriose intestinal geralmente cursa assintomática. Quando sintomática os sintomas são dor abdominal ou pélvica, dor retal, diarréia, constipação, tenesmo, sangramento retal cíclico ou não e sintomas de obstrução intestinal.