O consumo de energia elétrica equivale à quantidade que realmente é utilizada, já a demanda é um valor que representa o máximo que você exigiu da rede elétrica em um mesmo momento, ou seja, a potência total que está sendo utilizada pelo estabelecimento neste determinado instante.
Demanda de energia elétrica significa a demanda de potência que é medida em kW (quilowatt) ou MW (megawatt), a qual é necessária para atender a todas as cargas da unidade dentro de um determinado período de tempo.
A diferença fundamental entre o fator de carga e o fator de demanda é que o primeiro mede a relação entre a carga real e a capacidade máxima, enquanto o segundo mede a relação entre o pico de demanda e a carga média.
Para calcular a demanda é necessário identificar o consumo e a potência de todos os equipamentos da empresa (como máquinas, pontos de iluminação, ar-condicionado e computadores) para observar a carga máxima e, em seguida, dividir pelo tempo que foi analisado.
Entenda a diferença da demanda e consumo de energia.
Como saber a demanda contratada na conta de luz?
Para identificar a demanda contratada é necessário saber qual a modalidade tarifária que se aplica à sua empresa. Essa informação está disponível no Contrato de Uso do Sistema de Distribuição (CUSD) firmado com a sua distribuidora local.
Essa grandeza, denominada demanda e expressa em quilowatts (kW), é obtida pela soma das cargas instaladas em cada unidade consumidora que está em operação.
De maneira simples, a demanda é calculada a partir da demanda de potência (kW) que a empresa realiza ou necessita no momento após somar os valores de potência das máquinas, iluminação e demais equipamentos existentes na empresa.
O kWh (Quilowatt-hora) é a medida que quantifica a energia elétrica consumida. Representa o consumo de energia de um aparelho de 1.000 watts por uma hora.
O kVA (quilovoltampere) no gerador de energia é uma importante unidade de medida para descobrir o valor de potência ideal que o equipamento deve ter para conseguir suprir a demanda energética.
O cálculo da quantidade de energia elétrica total de um projeto, medida em KVA´s, é a soma do consumo/potência de todos os equipamentos elétricos deste sistema.
Os encargos são utilizados para cobrir os custos do setor elétrico, como subsídio para clientes de baixa renda, por exemplo. Sendo assim, na conta de luz esses valores já estão embutidos na Tarifa de Energia – TE e na Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição – TUSD.
Diferença entre Megawatt (MW) e Megawatt-hora (MWh)
O MW, como mencionado, é utilizado para medir a potência dos sistemas. O MWh, por sua vez, refere-se à quantidade de energia utilizada para alimentar uma carga com uma determinada potência num determinado período.
Como reduzir a demanda contratada? A redução da demanda contratada também pode acontecer e nesse caso o consumidor também precisa informar a distribuidora, que também terá até 30 dias para responder, por isso, lembre-se de fazer com antecedência.
§ Os hábitos e gostos dos consumidores (H). Matematicamente, pode-se expressar a demanda do bom de x pela seguinte expressão: Dx = f(Px, Y, Pz, H, etc.) Onde a letra f significa que Dx é função de e a palavra etc.
Deste modo, o uso do gerador de 5 kVA pode ser utilizado em residência, chácara, camping, canteiro de obras ou qualquer outro ambiente que o consumo não seja alto.
O consumo anual de energia elétrica no Brasil é de 555 TWh (Terawatt-hora), com crescimento médio, nos últimos dez anos, de 4% ao ano. Com esse nível de demanda, é inegável a necessidade de se realizar investimentos para garantir a oferta.
Para calcular o consumo de um equipamento elétrico, verifique a potência W (Watts) do mesmo, multiplique esta potência pelo tempo estimado de funcionamento (Horas Por Dia) e divida por 1.000. Desta forma teremos o consumo em kWh do equipamento por dia.
Entre os equipamentos que apresentam maior taxa de consumo e exigem atenção redobrada ao seu uso, estão ar-condicionado, geladeira, chuveiro elétrico e videogame. Confira quais aparelhos consomem mais energia e o que você pode fazer para gerenciar melhor os gastos na residência.
A demanda mínima a ser contratada é de 30 kW, conforme prevê a legislação da Aneel. A demanda contratada é o valor mínimo a ser pago pelo consumidor, ainda que a demanda medida seja inferior a ela. Exceto para os consumidores classificados como rurais e sazonais, que pagam sempre a demanda medida.
A demanda contratada serve justamente para garantir que a distribuidora tenha um planejamento mais assertivo da sua estrutura, para que a rede elétrica esteja adequada às necessidades de cada consumidor conectado e o abastecimento de energia seja garantido a todos, possibilitando o uso dos equipamentos necessários sem ...
O que é demanda? Demanda é o somatório de todas as cargas elétricas ligadas simultaneamente, em um determinado período. Sua unidade é expressa em kW. A contratação de demanda é obrigatória e continuamente disponibilizada pela Distribuidora, no ponto de entrega, conforme valor e período de vigência fixados em contrato.