Para acelerar o trabalho de parto pode-se fazer uma caminhada em passo acelerado, ter relações sexuais, fazer acupuntura ou massagem, ou comer tâmaras, por exemplo, pois podem ajudar a aumentar as contrações uterinas e a dilatação do colo do útero.
A caminhada, indicada durante toda a gravidez por ser um exercício de baixo impacto, traz a sensação de bem-estar – ainda mais nas últimas semanas de gestação. O exercício também ajuda o bebê a encaixar na pelve, condição imprescindível para um parto normal.
Quando o colo estiver totalmente apagado e dilatado, orienta-se a mulher a realizar força expulsiva em cada contração a fim de mover a cabeça fetal através da pelve e progressivamente dilatar o introito vaginal cada vez mais, até o aparecimento do polo fetal.
Como fiz para ter 2 partos naturais confortáveis e rápidos - tudo sobre as técnicas que utilizei
O que é preciso para um parto normal?
Como ocorre? O parto normal é aquele no qual o bebê nasce por via vaginal, processo que pode acontecer naturalmente ou por indução. Ele se inicia com contrações uterinas ritmadas, que duram entre 40 segundos e um minuto cada, cujo intervalo vai diminuindo até chegar à frequência de uma a cada três ou cinco minutos.
Estudos mostram que o açúcar em excesso pode reduzir a liberação dos receptores de prostaglandina, que é responsável pela dilatação do colo uterino. É recomendado então que as gestantes adotem uma dieta equilibrada, com baixo teor de açúcar, para garantir uma gestação saudável e um parto mais tranquilo.
Algumas situações dificultam o parto normal e podem colocar mãe e bebê em risco. Uma delas é quando a placenta está em cima do colo do útero, chamada de placenta prévia. Além de impedir a passagem do bebê, corre-se o risco de hemorragia durante o parto vaginal.
Outra coisa que pode ajudar bastante na preparação física é fazer caminhadas na gestação, alongamentos, yoga, enfim, atividades que ajudem a trazer mais consciência corporal. No momento do parto, é possível utilizar exercícios e posições em cada uma das fases, facilitando o encaixe e a passagem do bebê.
A indução do trabalho de parto é o uso de medicamentos para iniciar o trabalho de parto. Geralmente, quando é necessário induzir o trabalho de parto, a mulher recebe ocitocina, um medicamento que faz com que o útero se contraia com mais frequência e com mais força.
Fala-se sobre gengibre e canela, que são alimentos estimulantes e, teoricamente, deixam o útero mais sensível. Assim como o abacaxi que, por ter bromelina, ajudaria a amadurecer o colo do útero”, observou a especialista.
Roseli Nomura explica que, a princípio, a intensidade das dores devido às contrações são as mesmas em um parto induzido e um parto normal sem indução. Ela destaca também que “é preferível que a gestante passe pelo parto sem dor”, citando formas de reduzir a dor durante o parto.
Agachamento: além de fortalecer os músculos que serão trabalhados no parto, também aumentam a saída da pélvis, facilitando o nascimento do bebê. Para realizá-lo: mantenha as costas eretas e encostadas em uma parede e agache. O ideal é ficar na posição por cerca de 10 segundos e repetir o agachamento 10 vezes.
O trabalho de parto começa oficialmente quando há contrações uterinas intensas e regulares que fazem com que o colo do útero se abra gradativamente (se dilate) e se afine e retraia (se apague) até que esteja totalmente dilatado e o bebê consiga passar para a vagina.
Quando a temperatura aumenta, o volume se dilata, quando ela diminui, o volume se contrai. Existem dois tipos de dilatação volumétrica: a dos sólidos e a dos líquidos. Quando um sólido sofre dilatação volumétrica, ele sofre variação de tamanho nas suas três dimensões.
Como saber a hora de fazer força para parto normal?
Quando a dilatação atinge 10 cm, inicia-se a fase expulsiva. Durante a contração, a gestante deve fazer força, concentrando-se no abdômen, para ajudar na saída do bebê. Depois que ele nasce, o corpo faz uma segunda expulsão, a da placenta.
Um excelente remédio caseiro para acelerar o parto, utilizado muito popularmente e com comprovação científica é o chá de folhas de framboesa, pois possui propriedades que ajudam a tonificar e a preparar os músculos do útero para o parto, ajudando a que o trabalho de parto progrida a um bom ritmo e não seja tão doloroso ...
De acordo com estudo, mulheres que consumiram a fruta nos últimos meses de gestação tiveram dilatação facilitada. Estudos realizados pela Universidade de Ciência e Tecnologia da Jordânia, no Oriente Médio, mostram que o fruto da tamareira pode ser um aliado da gestante no momento do parto.
A manobra de descolamento de membranas amnióticas é um procedimento de fácil realização que visa a induzir o trabalho de parto. O descolamento de membranas é feito por através do exame de toque e movimentos de varredura. A ideia é separar o saco amniótico do útero para estimular a liberação de prostaglandina.
Quando se aproxima a hora do parto a gestante pode sentir a barriga endurecer e ter contrações que não duram muito tempo. Antes de sair para a maternidade, a recomendação é tomar um banho, repousar e observar se estas contrações se mantém e se são fortes e regulares.
Quando o bebê está prestes a nascer Ele mexe muito?
O neném quando ele tá dentro da nossa barriga e a gente tá entre a vigésima semana até uma trigésima quinta semana ele se movimenta muito, porque ele tem espaço lá dentro, tem uma boa quantidade de líquido dentro da do nosso útero, isso faz com que ele tenha uma mobilidade ótima, que ele se movimente e com isso a gente ...
O que fazer para ajudar a entrar em trabalho de parto?
A caminhada auxilia o bebê a descer cada vez mais em direção à pélvis e a pressão dele sob o útero aumenta a produção de ocitocina responsável pelas contrações uterinas. Esse método também é aconselhado inclusive quando se inicia o trabalho de parto auxiliando na aceleração do processo e aliviando as dores.