1 Que adoece facilmente; achacadiço, enfermiço. 2 Cuja aparência lembra a ou se assemelha à de um doente; mórbido. 3 fig Nocivo à saúde (física ou moral); insalubre. 4 fig Que é excessivo ou exagerado, denotando desequilíbrio, doença (física, moral, emocional etc.).
1. Que adoece com facilidade, que tem pouca saúde; ENFERMIÇO; FRACO [ Antôn.: forte, sadio, saudável. ] 2. Que faz mal à saúde; INSALUBRE; MOLESTO: Dormir pouco é um hábito doentio [ Antôn.: sadio, salubre, salutar. ]
As ninfas eram divindades antigas, mortais e pré-helênicas que habitavam em lagos, riachos, bosques, florestas, prados e montanhas. Duravam tanto quanto uma árvore e seus outros habitats permanecendo sempre jovens. Eram auxiliares dos deuses onde desempenhavam funções secundárias.
O que é Transtorno de personalidade? Psiquiatra Maria Fernanda Caliani explica
O que é algo doentio?
1 Que adoece facilmente; achacadiço, enfermiço. 2 Cuja aparência lembra a ou se assemelha à de um doente; mórbido. 3 fig Nocivo à saúde (física ou moral); insalubre. 4 fig Que é excessivo ou exagerado, denotando desequilíbrio, doença (física, moral, emocional etc.).
Mas como diferenciar os dois? O amor saudável alimenta a autoestima, tem espaço para um diálogo maduro, a individualidade de cada um é respeitada e dá mais disposição ao casal. Por outro lado, o amor doentio traz raiva, angústia, dependência emocional, depressão, dependência emocional e comportamento controlador.
O amor patológico, também conhecido como amor obsessivo-compulsivo ou amor doentio, é um fenômeno psicológico no qual uma pessoa experimenta um vínculo emocional extremamente intenso e perturbador com outra pessoa.
Amor patológico é uma doença que causa dependência, como se fosse uma droga, sendo a parceira ou parceiro o entorpecente. Esse amor doentio não é restrito a casais, pode atingir pais, irmãos e até amigos.
Em um relacionamento tóxico há dependência do outro, tanto financeira, emocional ou física. Quando você dá sinais de que vai cuidar de si, o outro detesta e tentar manter você sob controle. E por vezes, o outro faz você acreditar que não tem capacidade para realizar seus planos.
O comportamento doentio é definido pelo conjunto de adaptações comportamentais e neuroimunes específicas, temporárias e benéficas que ocorre em resposta a processos infecciosos/inflamatórios. Porém, o comportamento doentio é um estado motivacional que pode ser modulado pelo contexto ambiental.
Por outro lado, o sentimento de culpa doentio é uma forma de sabotagem da própria personalidade. Trata-se de uma angústia perseguidora, desencadeada por exigências e imperativos irracionais de ordem (pseudo) culturais, ética e religiosa.
As Ninfas são criaturas muito dóceis e bonitas, e usualmente estão levitando sobre as águas em um balé singular, e diferente das Sereias, não costumam possuir caudas. As Ninfas gostam de se relacionar com humanos mortais e deuses, sendo inclusive mães de alguns heróis, como o Aquiles.