Ply Rating (PR) é o índice de capacidade de carga de um pneu. O número não está directamente relacionado com o número de dobras do pneu. Ply Rating (PR) é o índice de capacidade de carga de um pneu.
Número de Lonas (PR) - Associado ao número de lonas dos pneus diagonais usando como referencial os primeiros pneus construídos com lonas de algodão. Atualmente ainda em uso como “capacidade de carga”, os pneus dispõem de um número real de lonas menor, em função das mudanças dos materiais da carcaças. Exemplo: 16 PR.
O PR de um pneu é indicado da seguinte forma: 8PR, 10PR, 12PR, 14PR, 16PR… Trata-se de um índice que mede a capacidade do pneu de resistir à carga com uma determinada pressão. Nos antigos pneus diagonais, o PR servia para indicar o número de camadas em nylon que constituem o flanco.
No caso dos pneus diagonais, a unidade de medida é a sigla PR (Ply Rating, em inglês). No caso dos pneus radiais, fala-se em índice de carga (IC). Quanto maior o número da PR (diagonais) ou do IC, mais carga o pneu suporta.
A letra R indica que a construção interna do pneu é radial. A tecnologia radial, inventada pela Michelin, usa combinações de borrachas e materiais de reforço metálicos e têxteis para formar estruturas extremamente robustas na banda de rodagem, mas flancos flexíveis.
P – Passenger Car: para carros de passeio; LT – Light Truck: para caminhões leves; ST – Special Trailer: para trailers; T – Uso temporário, ou seja, pneu de emergência.
Ply Rating (PR) é o índice de capacidade de carga de um pneu. O número não está directamente relacionado com o número de dobras do pneu. Ply Rating (PR) é o índice de capacidade de carga de um pneu. O número não está directamente relacionado com o número de dobras do pneu.
Quando temos a descrição “8PR” significa que o pneu possui capacidade de carga equivalente a 8 lonas. “10PR” denota uma capacidade equivalente a 10 lonas. Para uma especificação mais exata, é sempre recomendado que se faça referência ao índice de carga do pneu e não ao número de lonas.
O pneu Radial tem gravado no seu costado a letra “R” que o identifica como pneu de construção de carcaça Radial. PNEUS DIAGONAIS: É formado por uma estrutura rígida [carcaça] única por lonas têxteis as quais são montadas diagonalmente de talão a talão.
O número 82 é o índice de carga e indica que o pneu suporta uma carga de 475 kg. Já a letra T é o símbolo de velocidade e indica que o pneu pode ser usado à velocidade de 190 km/h quando submetido à carga máxima. A lateral do pneu também traz a informação de sua data de fabricação e não de validade.
o que significa 88h no pneu? 88 representa o índice de peso, a quantidade máxima de peso suportada, nesse caso 560 kg/pneu. Já o H caracteriza o índice de velocidade máxima recomendada, igual a 210 km/h.
O número representa a quantidade de peso que o pneu suporta. 85 = 515 Kg; H: corresponde ao índice de velocidade e indica a velocidade máxima de certificação do pneu para poder suportar uma carga com toda a segurança.
A última letra indica o índice de velocidade máxima recomendada para o pneu de moto específico. No exemplo utilizado, a letra V indica rodar até 240 km/h.
Junto aos outros componentes, garante maior duração do artefato, bem como segurança aos usuários do veículo. Por conta dessas características, quanto maior a quantidade de lonas no seu pneu, maior será a resistência.
Em outras palavras, quanto maior o número de lonas, mais reforçado é o pneu e maior sua capacidade de carga. Embora a quantidade de lonas e a capacidade de carga tenham relação direta, o mais indicado (e fácil) é guiar-se pela tabela do índice de carga do pneu do que pelo número de lonas.
R – Essa letra R significa que o pneu é radial. Ou seja, internamente, o pneu tem linhas metálicas no sentido do raio do pneu. 18 – Aro do pneu: 18 polegadas – Indica que deve ser colocado em rodas de aro 18.
Por isso, é muito comum ouvir a pergunta “quantas lonas o pneu X tem?”, quando se trata de pneu de carga, já que a capacidade é medida pelo número de lonas, normalmente sendo a expressão “PR” (8PR = pneu com 8 lonas). Em pneus de passeio o índice de carga é medido por um número.
Na verdade, cada pneu também tem um limite de quilometragem sugerido. A fabricante Pirelli afirma que a média de vida de um pneu está entre 25.000 e 50.000 km.
Antes de 1990, os fabricantes utilizavam a notação ZR para designar um pneu de elevado desempenho porque os índices W e Y não existiam. A sigla ZR indicava que o pneu seria apto a rodar em velocidades superiores a 240km/h, seguindo as indicações especiais dos fabricantes.
Quanto menor o valor, menor a altura do flanco. Observação: quanto menor a altura do flanco, melhor a aderência em curva; neste caso, a condução também é menos confortável. R: trata-se da construção interna do pneu. R indica que a construção é “radial”.
Os números dessa sequência representam o peso máximo e a letra representa a velocidade máxima, sendo a letra L a velocidade mais baixa geralmente encontrada para pneus de carros (120 km/h) e a letra Y a mais alta (300 km/h).