Este Melquisedec, rei de Salém, sacerdote de Deus Altíssimo, saiu ao encontro de Abraão, quando este regressava da vitória sobre os reis, e o abençoou. Abraão entregou a ele o dízimo de tudo. Primeiro, seu nome significa “Rei de Justiça”; e ele é também “Rei de Salém”, isto é, “Rei da Paz”.
O nome Salém (que significa "paz") refere-se à cidade real do do antigo rei e sacerdote Melquisedeque e, esta é tradicionalmente identificado como Jerusalém. Também é mencionada em Hebreus 7.
Além de ter características sobrehumanas e divinas, foi comparado a Jesus, quando Deus diz «Tu (Jesus) és um sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque.» (Salmo 110:4) e «Homem (Melquisedeque) sem início de dias ou fim de vida, assemelhando-se ao filho de Deus» (Hebreus 7 7:1-3.)
A primeira referência à cidade de Jerusalém se encontra em Gn 14,18. Aqui ela aparece como Salém, onde Abraão foi recebido pelo rei: “E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo.”
Quando um homem recebe o Sacerdócio de Melquisedeque, ele faz o juramento e convênio do sacerdócio. Faz convênio de ser fiel, de magnificar seu chamado, de dar “ouvidos diligentemente às palavras de vida eterna” e de viver “de toda palavra que sai da boca de Deus”.
Porque Jesus é o sumo sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque?
A resposta é que Ele seria sacerdote segundo a “ordem de Melquisedeque”, ou seja, por nomeação divina e não por descendência familiar, assim como Melquisedeque não tinha nenhum parentesco com Abraão, portanto, nem com o povo de Israel (Hb 5.11)18.
Melquisedeque, cujo nome significa rei de justiça, é descrito como rei de Salém, o que implica “rei de paz”. Este encontro bíblico revela a magnífica intercessão do sacerdote que abençoa Abraão, ilustrando o papel de Jesus como nosso Sumo Sacerdote, que se apresenta diante do Pai para interceder em nosso favor.
Abraão entregou a ele o dízimo de tudo. Primeiro, seu nome significa “Rei de Justiça”; e ele é também “Rei de Salém”, isto é, “Rei da Paz”. Sem pai, sem mãe, sem genealogia, sem início de dias nem fim da vida, ele se assemelha ao Filho de Deus e permanece sacerdote para sempre.
Salém é uma cidade costeira histórica no Condado de Essex, Massachusetts, localizada na região de North Shore. É uma base da história da Nova Inglaterra e é considerado um dos portos mais significativos da história puritana-americana.
Quem foi Melquisedeque e como ele prefigura ou Jesus?
Melquisedeque, rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, mandou trazer pão e vinho, e abençoou Abrão, dizendo: 'Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, que criou o céu e terra! Bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos em tuas mãos! '” (Gn14, 17 – 20).
O Pai Celestial está preparado para nos ajudar a receber poder espiritual e orientação em nosso caminho para a vida eterna. A autoridade do sacerdócio de Deus permite que todos os filhos de Deus que decidem se aproximar Dele tenham acesso a essas bênçãos.
Abraão entregou o dízimo a Melquisedeque após uma vitória em batalha, como um sinal de reconhecimento e honra ao Deus Altíssimo, representado por Melquisedeque, o rei de Salém e sacerdote de Deus. Esse gesto, que antecede a Lei Mosaica, nos mostra a importância da entrega voluntária em gratidão a Deus.
Sacerdote “segundo a ordem de Melquisedec” “Sem pai, sem mãe, sem genealogia, sem início de dias nem fim da vida”, Melquisedec “se assemelha ao Filho de Deus e permanece sacerdote para sempre”. Entenda como e por que Jesus Cristo é sacerdote “segundo a ordem de Melquisedec”.
E, por fim, no dia 29 de fevereiro de 1692, após longoquestionamento e conversa com essas meninas, consideradas “vítimas debruxaria”, elas apontaram três nomes e foram expedidos mandados deprisão em face de: Sarah Good, Sarah Osborne e uma escrava, índia, chamada Tituba,acusadas de “bruxaria”57.
Alguns historiadores acreditam que a acusação de Ann Putnam Jr. sugere que uma briga de família pode ter sido uma das principais causas dos julgamentos de bruxas. Na época, uma rivalidade cruel estava em andamento entre as famílias Putnam e Porter, uma que polarizou profundamente o povo de Salém.
A charmosa Salem, localizada a 25 km de Boston, tem hoje um clima agradável, pacato e descontraído de cidade pequena. No entanto, o lugar ganhou fama quando, em janeiro de 1692, um triste episódio tomou conta da população e muitas mulheres e homens foram condenados à morte acusados de bruxaria.
O versículo 3 descreve Melquisedeque como um ser “sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas, sendo feito semelhante ao Filho de Deus, [e que] permanece sacerdote para sempre”.
Com população de apenas 82 habitantes, este povoado localizado na província de Saragoça, na Espanha, ganhou fama de amaldiçoado e ficou conhecido como “cidades das bruxas”.
A cidade de Salém ficava nas cercanias de Siquém e assim foram mencionadas na Bíblia em Gênesis 33:18 e João 2:23. E ficava na terra dos Cananeus próximo ao Jordão, como vimos no mapa apresentado anteriormente, e não na terra dos Jebuseus, onde ficava Jerusalém.
A Ordem de Melquisedeque, a Ordem dos Filhos da Luz, a Ordem dos Nascidos Duas Vezes, a Ordem dos Nascidos da Água e do Espírito, a Ordem dos Nascidos sem a intervenção do Varão nem da Varoa. A Ordem de Melquisedeque é uma Ordem que não pertence a esta Natureza.
E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo. Sua aparição ocorre após Abraão, o patriarca da fé judaica, ter resgatado seu sobrinho Ló e derrotado vários reis que haviam levado Ló cativo.
O Sacerdócio de Melquisedeque é conferido aos membros da Igreja fiéis do sexo masculino a partir dos dezoito anos. Cada homem é ordenado individualmente pela imposiçãos de mãos. Daqueles que são assim ordenados diz-se que “portam” o sacerdócio; a maioria dos homens santos dos últimos dias são portadores do sacerdócio.
Melquisedeque não era descendente de Levi, mas recebeu a décima parte daquilo que Abraão havia tomado na batalha e o abençoou. Sim, abençoou o próprio Abraão, que havia recebido as promessas de Deus. Não há dúvida de que aquele que abençoa é mais importante do que aquele que é abençoado.