O Scrum é um framework de gerenciamento que as equipes usam para se auto-organizar e trabalhar em direção a um objetivo em comum. A estrutura descreve um conjunto de reuniões, ferramentas e funções para uma entrega eficiente de projetos.
O Scrum Master protege o time, certificando-se de que os membros não se comprometam com compromissos além dos que eles conseguem cumprir dentro de uma Sprint. O Scrum Master facilita a Reunião Diária (Daily Scrum) e se torna o responsável pela remoção de quaisquer obstáculos observados pelo time durante estas reuniões.
Scrum é uma metodologia ágil amplamente utilizada no desenvolvimento de projetos de software. A palavra “scrum” vem do inglês e significa “um grupo compacto de jogadores que trabalham juntos como uma unidade para alcançar um objetivo comum em um jogo de rugby”.
O Scrum foi criado em 1993 por Jeff Sutherland e o nome Scrum é uma analogia a um estudo conduzido em 1986 por Takeuchi e Nonaka, publicado na Harvard Business Review. Neste estudo, os autores compararam equipes de alto desempenho e multi funcionais com a formação "scrum" existente nas equipes de Rugby.
Na prática, a metodologia Scrum funciona de maneira simples e dinâmica. O processo começa com a visão inicial do produto e um planejamento realizado pelo Product Owner. Em seguida, esse planejamento é desmembrado nas funcionalidades do produto em uma lista, chamada de Product Backlog.
ÚLTIMA HORA, A UNIÃO EUROPEIA QUER A VERDADE O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL
Onde o Scrum é utilizado?
O Scrum é um framework ágil, normalmente utilizado no desenvolvimento de projetos complexos. A base desse método são os ciclos chamados sprints, que geralmente têm uma duração de duas a quatro semanas.
O Scrum Guide referencia 5 diferentes eventos, os quais são: Sprint, Sprint Planning, Daily Scrum, Sprint Review e Sprint Retrospective. Os eventos do Scrum têm como finalidade inspecionar, adaptar e trazer valor para o produto ou serviço que está sendo desenvolvido.
Resumo: kanban é uma estrutura de gestão de projetos que conta com tarefas visuais para gerenciar fluxos de trabalho, enquanto o scrum é uma estrutura de gestão de projetos que ajuda as equipes a estruturar e gerenciar o trabalho por meio de um conjunto de valores, princípios e práticas.
O significado de Product Owner é, literalmente, “dono do produto”. O PO, em linhas gerais, representa os interesses de stakeholders (no sentido de agregar valor ao negócio), define funcionalidades do produto e faz a gestão do backlog, priorizando tarefas segundo métodos ágeis, como o Scrum.
O que é ser ágil? Pessoas ágeis são aquelas que se adaptam de maneira rápida e efetiva às mudanças de cenário, buscando a resolução de problemas. Possuindo como principal característica a presença ativa mundo competitivo. Afinal, pessoas ágeis são engenhosas e resilientes diante dos desafios.
Em 1995, Jeff, Ken Schwaber e outros parceiros, publicaram um artigo chamado SCRUM Development Process. Através dele, usando a base do framework do artigo anterior e a experiência do uso da metodologia, foi dada à luz ao método Scrum como visualizamos hoje.
A remuneração total mensal estimada para o cargo de Scrum Master é de R$ 8.580, com uma média salarial mensal de R$ 8.050. Esses números representam a mediana, que é o ponto médio dos intervalos do nosso modelo proprietário de Estimativa de Pagamento Total e é baseado nos salários coletados de nossos usuários.
A sigla Scrum é composta pelas letras iniciais das palavras em inglês “Sprint”, “Cycle”, “Review”, “Update” e “Meeting”. A palavra “Scrum” vem do rugby e refere-se a uma jogada em que os jogadores se unem para avançar em direção a um objetivo em comum.
O Scrum é um framework de gerenciamento que as equipes usam para se auto-organizar e trabalhar em direção a um objetivo em comum. A estrutura descreve um conjunto de reuniões, ferramentas e funções para uma entrega eficiente de projetos.
O Scrum é aplicável em qualquer empresa, projeto ou equipe. Por mais que, tradicionalmente, seja mais popular em equipes da área de tecnologia e desenvolvimento, a metodologia se provou tão eficiente que outros setores também estão utilizando-o, como marketing ou vendas.
O que é o planejamento de sprint? O planejamento do sprint é um evento no scrum que inicia o sprint. O objetivo do planejamento do sprint é definir o que pode ser entregue no sprint e como esse trabalho vai ser alcançado. O planejamento do sprint é feito em colaboração com toda a equipe Scrum.
Este guia visa desbravar as quatro principais cerimônias conhecidas também como eventos do Scrum – Cerimônia de Planejamento (Sprint Planning), Daily Scrum, Revisão de Sprint (Sprint Review) e Retrospectiva de Sprint (Sprint Retrospective) – e como implantá-las com maestria, desde startups até grandes corporações.
Todos os eventos são direcionados para desenvolver parte/incremento de um produto, ao total são 4 eventos: planejamento da sprint/projeto; daily Scrum; revisão da sprint; retrospectiva da sprint.
Transparência, inspeção e adaptação, ou TIA. Os três pilares apoiam-se mutuamente. Os três pilares apoiam-se mutuamente. Qualquer aspecto do Scrum só pode ser inspecionado se for visível, Qualquer aspecto do Scrum só pode ser inspecionado se for visível, então, a transparência em cada estágio é crucial.
A mentalidade ágil é um processo de pensamento que envolve compreensão, colaboração, aprendizado e flexibilidade para alcançar resultados de alto desempenho. Essa maneira de pensar ajuda as equipes a se adaptarem às mudanças, em vez de se fazer esforços para contorná-las.