O Oscar é muito importante por várias questões, mas não é a medida de tudo", disse a atriz e colunista da Folha. Torres seguiu falando sobre o Oscar de melhor atriz que Fernanda Montenegro perdeu para Gwyneth Paltrow em 1999 por "Central do Brasil".
Central do Brasil perdeu na categoria de Melhor Filme Estrangeiro para o longa italiano A Vida é Bela, de Roberto Benigni, e Montenegro também foi derrotada na oportunidade pela estadunidense Gwyneth Paltrow, que foi uma das grandes estrelas do filme Shakespeare Apaixonado, conduzido por John Madden.
A estatueta de melhor filme, a mais cobiçada da noite, ficou com "Shakespeare Apaixonado", às 2h25, que levou sete prêmios no total. Já o Oscar de melhor direção foi para Steven Spielberg, por "O Resgate do Soldado Ryan".
Qual é o filme brasileiro indicado para o Oscar com Fernanda Montenegro em 1999?
O brasileiro Central do Brasil repercutiu no mundo lusófono, indicado a melhor filme estrangeiro e melhor atriz para Fernanda Montenegro. Os vencedores foram anunciados durante a cerimônia de premiação em 21 de março de 1999.
Única brasileira indicada em categoria de atuação pode ter perdido por combinação de estratégia de marketing do produtor Harvey Weinstein e critérios de votação da Academia; entenda.
Esse reconhecimento veio pelo filme Central do Brasil (1998), de Walter Salles, que lhe rendeu indicação na categoria de Melhor Atriz do Oscar, na qual ela concorreu contra Cate Blanchett (Elizabeth), Meryl Streep (Um Amor Verdadeiro), Emily Watson (Hilary e Jackie) e Gwyneth Paltrow (Shakespeare Apaixonado).
Em 1999, a brasileira perdeu para Gwyneth Paltrow no prêmio mais importante do cinema mundial. Saiba onde está o troféu atualmente! Fernanda Montegro perdeu para Gwyneth Paltrow no Oscar de 1999; saiba onde está o troféu atualmente.
Qual a única brasileira a ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz?
Dama do teatro, da TV e do cinema, Fernanda Montenegro fez história como a primeira (e até agora única) atriz brasileira a concorrer à categoria máxima de atuação no Oscar, em 1999. A comovente história de Dora em Central do Brasil conquistou também uma indicação como Filme Internacional.
A atriz concorreu ao maior prêmio do cinema em 1999 por seu papel no filme “Central do Brasil”, mas naquele ano o tão sonhado Oscar de melhor atriz foi entregue a Gwyneth Paltrow, que protagonizou o longa “Shakespeare Apaixonado”.
Até hoje, nenhum representante brasileiro conquistou a estatueta de Melhor Filme Internacional, contudo, uma co-produção brasileira, rodada no Brasil e falada em português venceu o prêmio como representante de outro país.
Qual foi a única atriz brasileira indicada ao Oscar até 2013?
Considerada uma das melhores atrizes, é frequentemente referenciada como a grande dama do cinema e da dramaturgia do Brasil. Fernanda Montenegro foi a primeira latino-americana e a única brasileira já indicada ao Oscar de Melhor Atriz.
Qual filme ganhou o Oscar no lugar de Cidade de Deus?
O espanhol "Fale com Ela", de Pedro Almodóvar, derrotou mais uma vez o brasileiro "Cidade de Deus", de Fernando Meirelles e Katia Lund, em uma premiação internacional.
Qual o filme brasileiro indicado para o Oscar com Fernanda Montenegro em 1999?
O ano era 1999, e Fernanda Montenegro fazia história ao ser indicada na categoria de melhor atriz no Oscar por seu papel em Central do Brasil, filme de Walter Salles.
Quem foi a pessoa mais nova a ganhar um Oscar de Melhor Atriz?
Tatum O'Neal, vencedora do prêmio de melhor atriz coadjuvante em 1974 por sua atuação no filme Paper Moon, foi a atriz mais jovem a ganhar um Oscar, aos dez anos de idade. Em segundo lugar vem Anna Paquin, premiada aos onze anos em 1994, pela atuação no filme The Piano.
10.03.2024, às 20H10. Oppenheimer foi o grande vencedor do Oscar 2024, que aconteceu neste domingo (10). A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood consagrou o filme de Christopher Nolan com o prêmio de Melhor Filme.
A 96ª edição do Oscar foi transmitida no último domingo, 10, e consagrou alguns dos melhores filmes de 2023. Um dos favoritos, "Pobres Criaturas" (2023), foi vencedor em quatro categorias das 11 às quais havia sido indicado. E Emma Stone levou o Oscar como melhor atriz pelo trabalho como Bella Baxter.
A atriz Fernanda Montenegro completa 95 anos em plena atividade, com novos filmes e homenagens. Sua carreira de oito décadas é repleta de papéis icônicos no teatro, TV e cinema.
Entre os atores, Daniel Day-Lewis é o maior vencedor da categoria de Melhor Ator, com três premiações por suas atuações em "Meu Pé Esquerdo" (1989), "Sangue Negro" (2007) e "Lincoln" (2012).
Vencedor de dois prêmios Oscar, ele foi protagonista de cerca de 40 filmes, sendo conhecido pelos papéis em longas como “Malcolm X”, “Dia de Treinamento”, “O Livro de Eli” e “O Gângster”.
1. Ganhou o Oscar de “Melhor Ator” duas vezes seguidas – em 1993 com Philadelphia e em 1994 com Forrest Gump. Seu único colega capaz de conseguir a mesma façanha em toda a história da premiação foi Spencer Tracy, em 1937 e 1938.
Cabe ressaltar que, apesar de quatro coproduções brasileiras já terem conquistado a estatueta do Oscar, nenhum dos prêmios foi creditado à brasileiros.
Quem é a única brasileira a ter sido indicada o Oscar de Melhor Atriz?
Fernanda Montenegro está completando 95 anos. Uma das maiores atrizes brasileiras de todos os tempos, foi reconhecida tanto pelo seu trabalho no cinema quanto na televisão. Inclusive, na história, ela é a única brasileira indicada ao Oscar de Melhor Atriz.