Essa etapa marca a implantação do embrião no endométrio, a camada interna do útero. Acontece cerca de 7 dias após a fecundação, da mesma maneira tanto na gravidez natural quanto na reprodução assistida.
É normal ter sangramento com 4 semanas de gravidez?
O sangramento vaginal é um sintoma comum de uma gravidez no estágio inicial. Cerca de 1 em cada 4 pessoas experimenta escape durante o início da gravidez, geralmente nas semanas 5 e 8 gestacionais — ou seja, cerca de 1 a 4 semanas depois da data esperada da menstruação (1).
A dor e o aumento da sensibilidade das mamas, causado pelo aumento do aporte de sangue para esta região, é outro sintoma que surge bem precocemente, geralmente durante a 4ª semana de gravidez. Outro sintoma possível nesta fase é o aumento da sensibilidade do olfato.
4 SEMANAS DE GRAVIDEZ - Gravidez Semana a Semana (Atualizada)
O que a mulher pode sentir com 4 semanas de gestação?
Na quarta semana de gravidez a mulher pode apresentar sintomas como cansaço, desânimo, seios doloridos, irritabilidade, vontade de chorar, cólicas, dor de cabeça, sono excessivo e a barriga pode ficar um pouco endurecida.
Assim que o blastocisto adentra a cavidade uterina inicia-se a fase de implantação, ou seja, o futuro bebê vai procurar o melhor lugar do revestimento uterino para se instalar. O sítio ideal de implantação se situa na parede posterior do corpo uterino na direção da coluna da mãe.
Além do sangramento, de cor marrom ou rosa, é natural que nessa fase a mulher apresente outros sintomas, como cólica e cansaço. Para ajudar na nidação, ou seja, na implantação do embrião, os casais tentantes podem contar com as técnicas de reprodução humana para aumentar suas chances de gravidez.
Algumas mamães já sentem a barriga mais durinha nessa fase, além do cansaço e sono fora do comum. As principais alterações, como já dissemos, são causadas pela produção hormonal da gestação. Além dos sintomas iniciais da gravidez (enjoos e náuseas), quase não há modificações físicas nas primeiras 4 semanas de gestação.
Já o saco gestacional representa o primeiro sinal diagnóstico de gestação intrauterina, podendo ser visualizado à ultrassonografia transvaginal com 4 semanas e 3 dias, a partir da data da última menstruação. Aparece como uma estrutura em forma de anel, de contorno hiperecogênico e centro anecoico.
A diferença está, principalmente, no tempo de ocorrência. Enquanto o ciclo menstrual dura entre 5 e 7 dias, a nidação acontece por no máximo três dias. Vale lembrar que o corrimento de nidação não tem um fluxo específico, ele acontece de forma natural.
Uma das maiores relevâncias de identificar o processo de nidação é saber exatamente o período ideal para fazer os testes de gravidez. Afinal, este é um momento importante e ter falsos resultados pode confundir as coisas, certo? A partir da nidação, a maioria dos testes se torna positivo após cerca de 3 dias.
Quais os sintomas da nidação? Na maioria das vezes, a nidação é assintomática. Porém, algumas mulheres podem apresentar cólicas abdominais de fraca intensidade, sensação de pontadas no baixo ventre. O normal é que os sintomas durem até 3 dias no período anterior à data prevista da menstruação.
Estou grávida de 4 semanas e minha menstruação desceu.?
As mulheres que apresentam sangramento vaginal durante os primeiros três meses de gravidez geralmente confundem a menstruação. A boa notícia é que a maioria das mulheres que sofrem com isso tem bebês saudáveis e sem complicações. Em média, 15 a 25 por cento das mulheres têm sangramentos no início da gravidez.
A implantação do embrião no útero e as contrações e expansões características do período inicial da gestação podem ser acompanhadas de cólicas, o que não é motivo de preocupação.
Nas primeiras 4 semanas de gravidez, devido ao início da formação dos órgãos do bebê e a barreira placentária ainda não existir, é primordial evitar o consumo de álcool, café e cigarros, para que esses elementos químicos não cheguem até ele.
Esse sangramento normalmente ocorre entre a primeira e segunda semana e tem uma duração variável, podendo durar algumas semanas, sem ter interferência na evolução da gravidez. Além disso, nos primeiros três meses é comum também que a gestante sangre por conta do aumento do fluxo sanguíneo que circula no colo do útero.
Como está o feto na 4ª semana de gestação? Nesse período de gestação, o feto se encontra na parte superior do útero e está envolvido pelo saco gestacional, que se trata de uma bolsa com líquido amniótico que tem a função de protegê-lo de traumas e infecções até a 12ª semana de gestação.
Como fica o colo do útero com 4 semanas de gravidez?
O colo do útero fica fechado, duro e alongado nos primeiros meses de desenvolvimento do bebê e na mulher que não está grávida ele é mais estreito. É daí que vem o termo “colo do útero fechado”, importantíssimo nessa etapa inicial da gestação.
A nidação ocorre entre 5 e 7 dias após a ovulação e, após a implantação, os níveis do hormônio beta HCG, responsável pela continuidade da gestação ao estimular a produção de progesterona e impedir a menstruação, começam a aumentar progressivamente.
Durante a quarta semana de gravidez, haverá o crescimento do âmnio (responsável por conter o embrião) e do saco vitelínico cuja função será alimentar o embrião. Nessa fase, o embrião está protegido pelo saco gestacional que vai cobrir e proteger seu bebê de infecções, colaborando na formação da placenta.
Em alguns casos, algumas mulheres ovularam antes e, assim, conseguem ver a manchinha do saco gestacional – onde está o feto – antes que outras, por volta de 4 a 5 semanas de gestação. Assim, quanto mais tempo vai passando, maior o feto fica e mais fácil é para enxergá-lo durante o ultrassom.
A nidação marca o início da gravidez. A partir deste momento, há a produção de hCG pelo embrião. Dependendo do exame realizado, podemos ter um teste de sangue positivo em aproximadamente 10 dias após a nidação e um teste de urina (encontrado em farmácias) positivo em 20 dias.