O uso de remédios manipulados vencidos pode ser perigoso e pode levar a efeitos colaterais indesejáveis ou mesmo a uma condição médica pior. Isso ocorre porque, com o passar do tempo, a eficácia dos medicamentos pode diminuir e eles podem perder sua potência.
O consumo de medicamentos vencidos não é aconselhável. Pode ser perigoso ou menos efetivo, pois suas características físico-químicas podem estar alteradas. Tomar medicamentos fora de validade, como antibióticos, pode levar a doenças mais graves e também ao aumento de resistência das bactérias.
Dependendo de como o suplemento foi armazenado (longe da luz, calor e umidade), ele pode ultrapassar até um ano a sua data de validade e ainda ser usado com segurança.
"Se alguém toma um remédio depois do vencimento, nada vai acontecer. São raríssimos os remédios que podem produzir efeitos tóxicos em pacientes após a data de validade expirar". Mas tampouco o remédio poderá surtir efeito ─ é uma questão muito mais de eficácia de que tolerância.
Qual o prazo de validade de um remédio manipulado?
O medicamento manipulado é produzido de forma personalizada, ou seja, para atender a uma necessidade particular de um paciente e para uso imediato. Por isso, não se atribui a ele um prazo de validade e sim uma data limite para o uso (prazo de uso), que pode variar de alguns dias até poucos meses.
Quanto tempo após o vencimento posso tomar o remédio?
Tomar remédio vencido faz mal? A resposta curta é sim! Medicamentos fora de validade por um, dois meses ou até dias podem ter mais prejuízos do que benefícios. Embora seja tentador resgatar aquele remédio de dor de cabeça esquecido no fundo da caixa de remédio (sua farmácia particular), o seu consumo não é recomendado.
Remédios manipulados podem vencer porque eles são produzidos em pequenas quantidades e, como resultado, podem ser armazenados por períodos mais curtos do que os medicamentos vendidos nas farmácias.
Quanto tempo o remédio manipulado pode ficar fora da geladeira?
Ele pode ficar fora da geladeira por algumas horas ou dias? Assim que receber seus medicamentos, retire-os do isopor e coloque-os na geladeira. Os produtos mantêm sua eficácia e estabilidade por um período de até 15 dias antes de abertos. Portanto, podem ficar algumas horas ou dias fora da refrigeração.
A resposta curta é: depende. Consumir whey protein ligeiramente após a data de validade, se armazenado corretamente e sem sinais de degradação, pode não ser prejudicial. No entanto, o risco de consumir um produto deteriorado ou contaminado aumenta com o tempo.
De acordo com a especialista, o risco normalmente mais associado ao consumo da creatina vencida é não obter o efeito desejado — isto é, ela para de funcionar como deveria dentro do seu corpo, como se você estivesse tomando um placebo.
"Se ele passou da validade, o risco que se corre é de consumir um produto em processo de deterioração ou já deteriorado. Eles podem nos trazer problemas imensuráveis, como intoxicação, infecção e, em casos mais graves, levar o consumidor a óbito", explica a especialista ao Terra.
Vitaminas consumidas em excesso podem provocar quadros de intoxicação. É que elas podem interferir em importantes processos do corpo humano, já que agem como cofatores de reações químicas, ou até mesmo diretamente no material genético de certos tecidos.
Mantenha o medicamento em sua embalagem original, fechada, em lugar seco, em temperatura ambiente ( 15 a 30ºC ), ao abrigo da luz e do calor excessivos. O sol e a umidade podem alterar o medicamento, mesmo dentro do prazo de validade.
As especialistas consultadas afirmam que é sempre arriscado tomar um medicamento vencido porque não é possível saber qual seria o efeito para a pessoa que o utiliza, sobretudo entre aquelas que possuem doenças crônicas e fazem uso contínuo de outros remédios.
Outra desvantagem dos medicamentos manipulados se refere ao prazo de validade. Diferentemente dos industrializados, a janela de vencimento é mais curta. Sendo assim, a depender da duração do tratamento, o paciente pode acabar tendo que desembolsar um valor maior para mandar fazer novas doses.
Quanto tempo demora para um remédio manipulado fica pronto?
O tempo para manipular uma fórmula varia de acordo com a complexidade da prescrição necessária para a composição. Normalmente, o medicamento pode ser preparado em um dia, mas, em alguns casos, o processo pode levar mais tempo.
Será que faz mal? Os especialistas alertam. Tomar medicamentos vencidos pode ser sim prejudicial à saúde. A data de validade indica até quando o fabricante garante que o medicamento mantenha sua potência, qualidade e, principalmente, segurança, lembrando que precisam ser armazenados corretamente.
Quanto tempo pode tomar remédio depois de vencido?
Portanto, a data de validade não indica o momento exato no qual o medicamento deixou de produzir seu efeito ou se tornou inseguro de usar. As autoridades médicas declaram que é seguro tomar remédios vencidos, mesmo aqueles que expiraram anos atrás.
Usar um produto vencido pode ter um efeito reduzido ou até mesmo gerar um eczema de contato, além de poder irritar a conjuntiva, levando à coceira e vermelhidão, sintomas similares aos da conjuntivite.
O que deve ser feito com os medicamentos vencidos?
Onde e como descartar remédios e medicamentos vencidos de forma correta? Farmácias de várias cidades oferecem pontos de coleta para remédios sem uso. Alguns postos de saúde também oferecem pontos de coleta. Remédios vencidos, suas embalagens, frascos e cartelas de comprimidos devem ser separados do lixo comum.
Para alimentos e produtos que duram até três meses, exige-se que o formato de data de validade e fabricação inclua pelo menos dia e mês. Já alimentos que ultrapassem esse prazo podem informar mês e ano. No entanto, o formato mais utilizado inclui dia, mês e ano.
EXEMPLO 1: Medicamento aberto em 01/2017, com validade até 01/2020: faltam 36 meses para vencer. Logo, 36/4 (25% do tempo) = 9 meses. Logo, consideraremos 6 meses ,porque é o máximo de tempo que permitido após ruptura do lacre.