Isto acontece porque, quando o corpo entra em decomposição, a atividade bacteriana em seu interior causa uma reação que libera gases que ficam armazenados em seu interior. Quando se acumula suficiente quantidade de gás, o corpo ganha flutuabilidade para subir de novo à superfície.
O corpo flutuará quando a força do empuxo atuando sobre ele for superior à força peso. O corpo ficará em equilíbrio quando a força empuxo atuando sobre ele for igual à força peso.
Afundar ou boiar depende da relação entre a densidade do corpo e a densidade do que está em volta do corpo – no caso, a água. Se o corpo for mais denso que a água, ele afunda. Mas se for menos denso que a água, o corpo boia.
O princípio de Arquimedes estabelece que quando um corpo está total ou parcialmente imerso em um fluido em repouso, ele experimenta um empuxo de baixo para cima igual ao volume de fluido deslocado. A força experimentada como empuxo para cima que atua em sentido oposto à força da gravidade é chamada de flutuação1.
Em condições normais de afogamento, o comum é o morto boiar em no máximo 72 horas. De acordo com o consultor em Medicina Forense, Francisco Simão, quando a pessoa morre devido ao afogamento, no interior do mar o processo de decomposição orgânica faz o organismo produzir gases (principalmente o metano).
Por que um corpo boia ou afunda? - Física - Cláudio Souza - Instantâneo
Por que algumas pessoas boiam e outras não?
A densidade do tecido adiposo (gordura) é menor do que a densidade da água e dos outros tecidos que compõem o organismo; portanto, uma maior porcentagem de gordura implica menor densidade média, o que favorece o boiar.
É como se naturalmente apenas 3% de nós ficasse sobre a água. É algo contra intuitivo, mas pessoas gordas flutuam mais fácil, pois possuem um volume maior e grande parte da sua massa é de gordura que é menos densa que a água. E pessoas como nós temos na maior parte músculos e ossos o que são bem mais densos.
Em física, a flutuação consiste no estado de equilíbrio no qual um corpo se encontra em repouso ou está suspenso na superfície de um fluido (líquido ou gás).
O equilíbrio ocorre quando a intensidade do empuxo se torna igual à intensidade do peso do corpo. Portanto, o corpo fica em equilíbrio, flutuando, parcialmente imerso. Por isso, a condição de flutuação de um corpo é que sua densidade seja menor que a do fluido em que ele foi colocado.
O que acontece é que dentro da água, entram em ação as leis da Física. Com isso, o empuxo possui sentido contrário à gravidade, o que diminui o nosso esforço dentro da água, fazendo o corpo parecer mais leve.
Quanto tempo um corpo demora para se decompor na água?
Na natureza - o corpo pode levar até 2 anos para se decompor. Afinal, há exposição a um ambiente húmido e quente, onde existem também animais carnívoros; Na água - o processo pode levar até 10 anos. Geralmente ocorre por acidentes ou por assassinato.
O tempo de decomposição de tecidos no oceano varia conforme o tipo de tecido. Tecidos naturais, como algodão e linho, tendem a se decompor em algumas semanas a meses. Já tecidos sintéticos, como poliéster, podem levar muitos anos ou até décadas para se desintegrarem completamente no ambiente marinho.
O corpo humano, quando se encontra com vida, tem uma flutuabilidade neutra. Isto é, quando respiramos, enchemos os pulmões de ar, o que nos permite flutuar. Se expulsamos todo este ar, veremos que afundamos na água.
Os objetos que flutuam (garrafa com ar) têm densidade menor do que a água. Já os objetos que afundam (garrafa com areia) têm densidade maior que a da água. Se o objeto fica em equilíbrio no interior do líquido, como foi o caso da nossa garrafa com água, é porque o objeto tem a mesma densidade da água.
Que um objeto que afunda num líquido pode vir a flutuar nesse mesmo líquido variando sua forma. Que a flutuabilidade dos corpos não depende da profundidade do líquido. Que a água exerce uma força (empuxo) de baixo para cima que tende a impedir que o corpo afunde no líquido.
Quando um corpo flutua na água, podemos afirmar que a intensidade do peso do corpo é igual à intensidade do empuxo que atua sobre ele. A direção do peso é sempre para baixo, enquanto a direção do empuxo é para cima.
O ar é menos denso que a água e preencherá boa parte do seu corpo, diminuindo a sua densidade. A maioria dos homens possui mais massa muscular e são ligeiramente mais densos do que as mulheres, apresentando mais dificuldade para flutuar na água. Amo boiar e nem preciso prender a respiração, só relaxo o corpo.
Durante o afogamento, o corpo fica privado de oxigênio, o que pode danificar os órgãos, particularmente o cérebro. Os médicos avaliam a pessoa quanto a privação de oxigênio e problemas que muitas vezes acompanham o afogamento (como lesões da medula espinhal causadas pelo mergulho).
A flutuação acelera o tempo de recuperação das lesões, reduz a acumulação de ácido láctico, elimina rapidamente a fadiga, ajuda a reduzir a dor e a inflamação, reduz os níveis de cortisol, relaxa a mente, melhora a concentração / foco, melhora a circulação de oxigénio.
2. Flutuação: É o equilíbrio do corpo sem colocar os pés no chão ou no fundo. É muito importante saber flutuar porque isso pode impedir Page 2 afogamentos, além de ser uma parte fundamental de alguns nados, jogos e brincadeiras aquáticas.
Um ser humano vivo afunda na água, mas depois de morrer começa a flutuar na água. Isso acontece porque objetos ocos. com densidade menor do que a água, como folhas e barcos, flutuam na superfície da água.
Quando imerso na água, o corpo parece pesar menos. Isso acontece em razão do Empuxo, ou seja, o líquido exerce uma força de baixo para cima no corpo preso ao fio, fazendo com que o equilíbrio da balança se quebre.
É mais fácil um gordo ficar musculoso ou um magro?
O ganho de massa muscular e força está relacionado a uma combinação de vários fatores, Na verdade, a afirmação de que todas as pessoas gordas ganham massa muscular e força mais rapidamente do que pessoas magras ao fazerem academia não é verdadeira.