No dia 18 de abril é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil . Nesse dia, em 1882, nasceu o escritor Monteiro Lobato, considerado o pioneiro e pai da literatura infantil brasileira.
O dia 23 de abril foi escolhido para ser o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor pela Unesco, em sua XXVIII Conferência Geral, ocorrida em 1995. Essa data homenageia os escritores Inca Garcilaso de la Vega, Miguel de Cervantes e William Shakespeare, que, coincidentemente, morreram em 23 de abril de 1616.
18 de abril é o Dia Nacional do Livro Infantil. A homenagem surgiu a partir de um projeto discutido no Congresso Nacional no início dos anos 2000 (PLC 111/2001). O então senador Geraldo Cândido (PT-RJ), que relatou a proposta, afirmou que a data tem um significado muito importante por lembrar Monteiro Lobato.
A data é comemorada no dia do nascimento do escritor Monteiro Lobato, considerado no País como “pai da literatura infantil”, por ter sido o escritor pioneiro a dedicar-se à produção infanto-juvenil.
18 de abril é a dada escolhida para celebrar o Dia Nacional do Livro Infantil, pois em 1882 nascia o primeiro escritor brasileiro a escrever para crianças: Monteiro Lobato.
Por que o dia do livro infantil é dia 18 de Abril? Explicação
Por que se comemora o dia do livro dia 18 de abril?
No dia 18 de abril é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil . Nesse dia, em 1882, nasceu o escritor Monteiro Lobato, considerado o pioneiro e pai da literatura infantil brasileira.
Efemérides Fatos históricos do dia 18 de abril. 1791 — Revolução Francesa: rei Luis XVI tenta fugir de Paris. 1857 — Publicação de “O Livro dos Espíritos” por Allan Kardec marca o surgimento do espiritismo na França. 1906 — Um terremoto destrói grande parte da cidade de São Francisco.
Essa data foi instituída em 8 de janeiro de 2002, e, desde então, é um dia para celebrar toda literatura voltada às crianças, e, por consequência, também é uma data para homenagear um importante escritor desse gênero, autor de clássicos que marcaram e ainda marcam gerações, como os volumes que constituem a coleção de ...
"18 de abril - Dia Nacional do Livro Infantil"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-nacional-livro-infantil.htm. Acesso em 16 de outubro de 2024.
O Dia Mundial do Livro, desde 1995, é comemorado todos os anos no dia 23 de abril, para homenagear obras literárias e seus autores, bem como conscientizar as pessoas sobre a importância da leitura.
A data foi criada em 1810 em comemoração à fundação da primeira biblioteca brasileira, a Real Biblioteca, no Rio de Janeiro, então capital do país. Nesse dia, a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil e tornou-se a Biblioteca Nacional.
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) criou a data para celebrar os livros e a leitura e também incentivar as pessoas a explorarem o universo dos livros.
O Dia Nacional do Livro Infantil foi escolhido pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, em 2002, em homenagem ao escritor brasileiro José Bento Monteiro Lobato.
A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) criou a data do "Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor" para homenagear várias obras literárias e seus autores, para encorajar as pessoas a conhecerem a enorme contribuição dos autores de livros através dos séculos, além de buscar ...
O livro, da maneira como conhecemos hoje, surgiu no século XV, quando Johann Gutenberg inventou a prensa de tipos móveis. Essa invenção revolucionou a história do livro! A partir dela, a produção barateou, fazendo com que os livros pudessem alcançar muito mais pessoas ao redor de todo o mundo!
O dia 23 de abril, Dia Mundial do Livro, é uma data escolhida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para celebrar o livro, incentivar a leitura, homenagear autores e refletir sobre seus direitos legais.
O livro nos faz sonhar e com ele vivemos diferentes histórias e aventuras e conhecemos mundos distantes e novas culturas. Com seus contos fantásticos e registros importantes dos acontecimentos históricos da humanidade, os livros continuam encantando gerações.
Onde surgiu a ideia de celebrar o Dia Internacional do Livro?
O Dia Internacional do Livro, conhecido na Espanha por "Día internacional del libro" é evento comemorativo com origem na Catalunha (Espanha), celebrado inicialmente em 05 de abril de 1926, em comemoração do nascimento do escritor espanhol Miguel de Cervantes, proposto pelo escritor valenciano Vicent Clavel Andrés na ...
Tem mais depois da publicidade ;) Por que, entre tantos dias que compõem um ano, o 18 de abril foi escolhido para comemorar-se o Dia Nacional do Livro Infantil? Essa data foi escolhida porque foi nesse dia e mês, do ano de 1882, que nasceu o escritor brasileiro Monteiro Lobato.
A celebração do Dia do Livro teve origem na Catalunha, região autônoma da Espanha, em 1923, quando um grupo de escritores decidiu homenagear Miguel de Cervantes em seu aniversário de morte. A partir daí, a data começou a ser comemorada em vários países, sendo oficializada pela UNESCO em 1995.
É nesse tipo de literatura que a criança descobre o mundo da imaginação, da fantasia e dos sonhos; experiência que estimula a sua criatividade e a sua afetividade, além do seu desenvolvimento cognitivo e motor. O livro infantil é uma fonte de estímulo à criatividade e à imaginação de seus leitores.