Essa data foi escolhida porque sua representação numérica no calendário norte-americano é 3/14, que seria uma referência ao 3,14 — os três primeiros dígitos do número de Pi.
O número é uma constante representada pela letra grega p, que dá nome a ele. Essa data foi escolhida para a homenagem em função do modelo norte-americano para representação de datas. Lá o mês aparece primeiro que o dia, dessa forma, a data 03/14 mostra o padrão inicial da sequência de Pi: 3,14.
A constante π foi encontrada quando tentava-se calcular a razão entre o comprimento da circunferência o seu diâmetro. Acontece que um círculo nunca havia sido medido com a precisão necessária, logo, ao fazer essa divisão, os povos perceberam que o valor do cálculo sempre se aproximava de uma constante.
Por volta de 400 d.C., em um livro indiano, foi representado o valor de π igual à razão entre 3177 e 1250, e quase um século depois, em 499 d.C., foi encontrada pelos indianos uma aproximação com 3 casas decimais exatas para π, atribuindo-lhe o valor de 3,1416, sendo uma aproximação interessante, já que ela tem três ...
A reportagem especial da quarta edição do Boletim Lavrense de Matemática, traz um pouco das contribuições de Arquimedes, considerado o maior matemático da antiguidade, e precursor na tentativa científica de calcular o número π.
Por volta do séc. III a.C. o grande matemático grego Arquimedes começou por calcular o perímetro de dois hexágonos, um inscrito e outro circunscrito numa circunferência. Ao aumentar o número de lados do polígono, até chegar aos 96 lados, conseguiu uma aproximação para o valor do pi igual a .
Os primeiros estudos sobre essa constante foram feitos por Arquimedes na Antiguidade. Tanto que uma de suas nomenclaturas é a Constante de Arquimedes. A letra grega que o representa, como conhecemos hoje, o π, foi introduzida por William Jones, em 1707.
O primeiro uso conhecido da letra grega π para representar a razão do comprimento duma circunferência e seu diâmetro foi pelo matemático galês William Jones em 1706. Leonhard Euler popularizou o uso da letra grega π nas obras que ele publicou em 1736 e 1748.
Essa data foi escolhida porque sua representação numérica no calendário norte-americano é 3/14, que seria uma referência ao 3,14 — os três primeiros dígitos do número de Pi.
Na última quarta-feira, 14 de março, data conhecida como o Dia do Pi, a empresa Solidigm revelou ter calculado o Pi até 105 trilhões de dígitos. A companhia especializada em armazenamento de dados quebrou o recorde mundial do cálculo, de 100 trilhões de dígitos, alcançado pelo Google Cloud em 2022.
Dessa maneira, o número 2·π relaciona-se com o ângulo 360°. Portanto, meia-volta é igual a π. O ângulo gerado por meia-volta é 180°, pois é metade de 360°. Qualquer número real pode ser representado em um círculo trigonométrico.
A comemoração é feita no dia 14 de março porque a notação americana da data (3/14, com o mês na frente) faz referência à redução mais notável de pi: 3,14. A data foi transformada em Dia Nacional de Pi pelo Congresso dos EUA em 2009.
Em alguns países falantes do inglês, como Estados Unidos, Canadá e Reino Unido, a data é celebrada com tortas. Isso acontece porque, no idioma, a pronúncia de Pi (pi) e de torta (pie) são iguais (a pronúncia é equivalente a "pai" em português).
1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144, 233, 377, 610, 987, 1597, 2584, 4181, 6765, ... Esta sequência foi descrita primeiramente por Leonardo de Pisa, também conhecido como Fibonacci, para descrever o crescimento de uma população de coelhos.
Eureka é o passado em grego do verbo infinitivo heuriskéin, significando “Descobri!”. Virou interjeição graças à história de Arquimedes de Siracusa, desafiado pelo rei Hierão a comprovar sua suspeita: o seu ourives misturara prata ao ouro de sua coroa, para baratear os custos.
Porque Arquimedes gritou Eureka é explique como ele resolveu o problema do Rei?
Foi na casa de banho que ocorreu a cena clássica, onde Arquimedes teve um insight do problema. Ele percebeu que a quantidade de água que transbordava, era igual em volume ao seu próprio corpo. Vendo isso, ele sai correndo em direção ao palácio, gritando pelado pelas ruas EUREKA! EUREKA!
Como explica o professor e pesquisador, o número Pi é importante para muitos campos da matemática, como a geometria, a trigonometria, o cálculo, a estatística, entre outros.
Os seus primeiros registros na humanidade, encontram-se no Egito, no Papiro de Rhind (1.700 a.C.). Vários matemáticos tentaram calcular essa constante, como Arquimedes, Ptolomeu, Tsu Ch'ung Chih, Aryabahta e o holandês Ludolph van Ceulen (sec. XV) que calculou o PI com até 35 casas decimais.
O número, pi, tem um número infinito de dígitos em sua representação decimal, porque é um número irracional. (Já foi comprovado que pi é irracional.) Um número é racional ou não. Se for racional, o equivalente decimal será um decimal final ou um decimal infinitamente longo, mas repetitivo.
Quem inventou o pi? O conceito matemático de pi existe há milhares de anos, mas começou a ser conhecido pela letra grega apenas em 1700. O filólogo William Jones começou a usar o símbolo em 1706, mas foi popularizado pelo matemático Leonhard Euler.