Na lista, Pintura, Escultura, Música, Literatura, Dança e Arquitetura. O Cinema entrou como o sétimo item a partir do “Manifesto das Sete Artes”, escrito pelo intelectual italiano Ricciotto Canudo em 1911 e publicado em 1923. 11ª Arte – Arte Digital (integra Artes Gráficas Computadorizadas 2D, 3D e Programação).
O Cinema foi considerado como a sétima arte apenas no século XX, por Ricciotto Canudo, teórico e crítico de cinema, que queria distanciar a ideia de que o cinema era um espetáculo de massa, aproximando-o e integrando-o às Belas Artes. Para ele, o cinema é a arte síntese, que concilia todas as outras.
Nesse sentido, De Botton e Armstrong (2014) elencam sete fragilidades psicológicas que dão sete funções à arte. Elas são: a rememoração, a esperança, o sofrimento, o reequilíbrio, a compreensão de si, o crescimento e a apreciação.
A oitava arte, ou cinematografia, é algo que presente em meios urbanos desde o século XIX, quando Lumière inventou o cinematógrafo, que era um aparelho que captava momentos e os transmitia para uma tela.
Como artes liberais conhecem-se a Lógica, a Gramática, a Retórica, a Geometria, a Astronomia, a Música e a Aritmética, exercícios que apelam ao intelecto, em vez de se utilizar a técnica.
A Arte abrange ao menos quatro linguagens bem definidas: artes visuais, mú- sica, teatro e dança. Há ainda outras linguagens, como o cinema e a performance, que adentram o currículo de Arte, mas são as quatro anteriores que o estruturam.
A obra de arte mais importante do mundo pode ser considerada a Mona Lisa de Leonardo da Vinci. É o quadro mais visitado de todos, provocando filas enormes no museu do Louvre para a contemplar e tirar fotos.
Em língua portuguesa: “histórias aos quadradinhos”, em Portugal, e “histórias em quadrinhos” e “gibis”, no Brasil. Como designação genérica tem sido chamada de “a nona arte” – que vem se juntar às seis ditas “clássicas”, acrescidas, no século passado, do cinema e da televisão.
A arte rupestre foi a primeira manifestação artística realizada pelos humanos ainda na Pré-história, demonstrando um grande refinamento de formas e de abstração. Arte rupestre é o nome dado às primeiras produções artísticas realizadas pelos seres humanos durante a Pré-história.
Apesar de muito antiga, a ARTE surgiu como disciplina acadêmica apenas em 1844, na Universidade de Berlim. Anteriormente, o historiador alemão especialista em arte Johann Winckelmann já havia apontado a importância de um artista estudar a história de sua profissão e é, portanto, considerado o pai da História da ARTE.
Arte Contemporânea é uma tendência artística que nasceu na segunda metade do século XX, após a Segunda Guerra Mundial. Também conhecida como Arte Pós-Moderna, essa tendência teve início, sobretudo, com o advento da Pop Art e do minimalismo.
A arte surgiu nos primórdios da humanidade e encontrou expressão inicial nas pinturas rupestres e esculturas da Pré-História, revelando a capacidade única dos seres humanos de comunicar emoções e experiências por meio de formas simbólicas.
A estética, também chamada de ciência do belo ou filosofia da arte é a área da filosofia que se dedica a estudar e compreender a partir da racionalidade aquilo que é belo tanto nas manifestações da natureza quanto nas manifestações artísticas produzidas pelos seres sociais.