A cor grená simboliza a garra e a determinação dos jogadores em campo, enquanto o verde representa a esperança e a renovação constantes do clube. Já o branco das faixas simboliza a paz e a união entre os torcedores. Além disso, a bandeira também marca presença em eventos e comemorações relacionadas ao clube.
Cartola. Fundado em 21 de julho de 1902 e com raízes na aristocracia carioca, o Fluminense era tido como um time de elite, membro da 'alta sociedade' brasileira das primeiras décadas do século passado. O seu mascote, com esse contexto, não poderia ser diferente: um cartola.
A torcida do Flu tem dois apelidos marcantes, sendo "Torcida Tricolor", a forma mais conhecida, por retratar o verde, grená e branco de sua bandeira e uniforme.
O Cartola é até hoje um dos mascotes mais conhecidos do futebol carioca. Ele surgiu em 1943, criado pelo cartunista argentino Lorenzo Mollas, a pedido do Jornal dos Sports. O Cartola fazia uma alusão ao fato do Fluminense ter sua imagem historicamente ligada a elite.
Foi então que o Guerreirinho entrou em cena como o novo mascote do Fluminense. Essa mudança foi significativa, pois o Guerreirinho representava uma ruptura com a imagem elitista do Cartola e buscava uma identificação mais próxima com a torcida e com a história recente do clube.
Possui como sede o estádio Estádio Alberto Oliveira, conhecido popularmente como Joia da Princesa. As suas cores representativas são o vermelho, branco e verde; e seu mascote é o touro.
Em mais de 100 anos de história, o Fluminense nunca venceu o Mundial de Clubes, a Libertadores da América e a Sul-Americana. Ou seja, o Tricolor das Laranjeiras não possui nenhum título continental e mundial, sendo exatamente o que falta para tornar a sua história ainda mais gigantesca.
Em 2017, foram incluídos na lista de campeões do mundo os vencedores das Copas Intercontinentais, disputadas entre Libertadores e Liga dos Campeões. O Fluminense, portanto, ainda não pode ser considerado campeão mundial.
Fundação do Fluminense Football Club. Oscar Cox, principal fundador do Fluminense. Corria o ano de 1901 e o jovem Oscar Alfredo Cox voltava da Suíça, onde estudou e aprendeu a gostar de futebol. Na chegada ao Brasil foi o principal responsável pela implantação do esporte no país.
Pelos dois primeiros significados, "cartola" virou mascote do Fluminense na década de 1940. Agora, 80 anos depois, a ideia de um torcedor é que o nome seja em homenagem ao terceiro, um dos maiores sambistas da história, além de tricolor ferrenho.
O tradicional uniforme número 1, o tricolor, foi o mais utilizado pela equipe em 2022. O Flu trajou as três cores que traduzem a tradição em 43 oportunidades, com 25 vitórias e um aproveitamento de 65%. Foi com ele que o time conquistou o título de campeão carioca pela primeira vez após dez anos.
A partir de 1783, por decreto de D. Luiz de Vasconcelos, então vice-rei do Brasil, foi criado um novo gentílico "mais civilizado" para o Rio de Janeiro, o "fluminense", a partir do termo latino flumen, que significa "rio", em alusão ao "Rio".
Recordista absoluto de jogos pelo Fluminense, titular por quase 20 anos, Castilho construiu uma legião de torcedores para o clube, tamanha era sua popularidade. Diziam que era um goleiro de sorte.
Porque o Fluminense é chamado de Time de Guerreiros?
Fazia 15 anos que isso não acontecia, mas aconteceu, e a última vez, no Campeonato Brasileiro de 2009, foi histórica porque o Flu estava na zona do rebaixamento com 99% de chances matemáticas de cair. O tricolor das Laranjeiras então reagiu, lutou, se safou e passou a ser chamado pela torcida de “Time de Guerreiros”.
Bom pra quem não conhece, o John Kennedy. foi autor do gol do Fluminense na Libertadores, no título da Libertadores, que foi a primeira Libertadores do Sul, e todo gol que ele faz ele comemora assim, ele tem até aquela máscara de urso. que super viralizou com a torcida. Algum tempo atrás.
Paulo Henrique Ganso mandou um forte recado ao elenco do Fluminense após a derrota de virada por 2 a 1 para o Grêmio. Após a primeira partida das oitavas de final da CONMEBOL Libertadores, no Couto Pereira, o meia pediu mais humildade da equipe carioca no ataque. "A gente tem que ter um pouquinho mais de humildade.
Segundo as normas especiais das competições organizadas pela CBF, um time que não disputou o Estadual está fora da Série C. Neste ano, o América não participou do Estadual do Rio por ter se recusado a participar de um "seletivo" para o torneio.
"Sou tricolor de coração..." Hoje é dia de lembrar o título do Fluminense na Série C do Campeonato Brasileiro de Futebol, em 1999. A vitória levou o time de volta à Série A!
América-MG, Coritiba e Goiás são os recordistas de descensos na competição, com sete. Flamengo e São Paulo são os únicos que nunca foram rebaixados. Após a rodada final do Campeonato Brasileiro de 2023, completou-se o grupo dos quatro rebaixados para a Série B de 2024.